Estratégias e dicas para o marketing digital de Natal

Postado por Gabriel Walter , 06-12-2022 - 11:35

Estratégias e dicas para o marketing digital de Natal

O Natal é, de longe, uma das melhores épocas para o varejo, dada a imensa procura por produtos. Engana-se quem pensa que somente presentes são comprados: muitos consumidores se “presenteiam” durante o Natal, sendo uma prática bastante comum. Para quem trabalha com e-commerce, o Natal é uma oportunidade e tanto para aumentar as vendas. Afinal, o consumidor já está acostumado a comprar pela internet, e vê nas lojas virtuais uma ótima forma de economizar. Mas como você consegue melhorar suas vendas durante os períodos festivos? É disso mesmo que vamos falar neste conteúdo!

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Qual o poder do marketing digital no Natal?

 

O marketing digital de Natal é um divisor de águas para as empresas, pois consegue trazer retornos impressionantes, se os investimentos forem feitos da forma correta.

Em linhas gerais, trabalha-se páginas do site para melhorar o tráfego orgânico, usando-se estratégias de rankeamento para palavras-chave focadas na época festiva.

Além disso, o e-mail marketing é forte como sempre, e pode ser usado como um reforço aos esforços da empresa. Uma boa sequência de e-mails pode fazer milagres natalinos.

As redes sociais também são ótimas fontes de vendas, desde que usadas do jeito certo. Hoje, qualquer post consegue alcançar um número relativamente grande de pessoas, por mais saturado que esteja seu nicho de atuação.

Na próxima seção, discutiremos um pouco mais sobre estas (e outras) estratégias.

 

Quais estratégias de marketing funcionam no Natal?

 

Basicamente, todas as estratégias convencionais de marketing digital funcionam no Natal, mas você consegue potencializar seu retorno através de algumas adaptações simples.

Nesta seção, separamos diversas dicas e estratégias para melhorar seu retorno nas campanhas de marketing no Natal. 

Confira!

 

Otimização SEO de seu site

 

O primeiro passo é otimizar o SEO de seu site. Ou seja, os consumidores que procurarão por seus produtos durante o Natal farão isso de forma um pouco diferente da do resto do ano.

Se você vende calçados femininos, por exemplo, terá diversas oportunidades para aumentar seu faturamento através da escolha adequada de palavras-chave.

De fato, as buscam mudam um pouco durante o período festivo, geralmente acrescentando “para o Natal” ou “de presente”. Ou seja, temos transformações de “sapatos femininos” para “sapatos femininos de presente”, por exemplo.

Por isso é importante ficar atento ao Google Adwords e ao Google Trends. Essas ferramentas, podem oferecer insights poderosos para você!

 

Use e abuse do e-mail marketing

 

O e-mail marketing é uma das estratégias mais poderosas que temos na atualidade. No Natal, ele é potencializado pelo espírito natalino, sendo capaz de multiplicar os resultados que comumente alcança.

Os e-mails voltados para a venda, por exemplo, podem indicar presentes de interesse para o usuário do e-mail. Ou então oferecer promoções progressivas, no melhor estilo “quanto mais levar, menos pagará”.

Aqui vale a pena analisar os itens mais vendidos de sua loja virtual: em geral, são eles que serão dados de presente, dado o interesse do público — que claramente representa uma demanda de mercado. 

 

Alinhe o tráfego orgânico às buscas

 

O tráfego orgânico, modalidade onde não se paga, diretamente, pelas visualizações em seus anúncios, é uma opção bastante oportuna, ainda mais no que tange aos publiposts.

Em resumo, o tráfego orgânico faz uso do SEO, e se beneficia bastante da escolha adequada de palavras-chave.

A melhor parte de investir em SEO é que nunca se perde o investimento: de uma forma ou de outra, seu dinheiro estará rendendo, trabalhando por você.

Tome cuidado: estratégias de SEO levam tempo para surtir efeito. É uma boa prática começar a publicar conteúdos cerca de 3 meses antes do “ápice” das buscas, para que os mecanismos de busca possam catalogar seu conteúdo.

 

Atenção redobrada para a segmentação de clientes

 

Não vá, eufórico, enviar promoções para qualquer tipo de cliente: lembre-se que existe todo um funil de vendas — e ele precisa ser respeitado.

Existem consumidores que estão mais próximos da compra do que outros. Alguns, porém, nem pensam em comprar de você, e qualquer proposta soará estranha para eles.

O melhor a se fazer é segmentar bem seus clientes, definindo um limite claro entre quem vai receber ofertas e quem não vai. Aqui vale arriscar um pouco e elaborar disparos que busquem converter consumidores em clientes, mas isso precisa ser feito com bastante cuidado.

 

Aproveite os cupons de desconto

 

Os cupons de desconto tem bastante apelo para os consumidores, mesmo nas ocasiões onde não trazem, no fim das contas, tantos benefícios para eles.

A verdade é que receber um cupom vai além de apenas pagar mais barato por um produto: é como se o cliente recebesse um presente de sua empresa, trazendo uma sensação de ser especial.

Evite falsos descontos: se o cupom tem prazo de validade, ele não deverá funcionar depois desse prazo; se tem quantidade limite, ela não deverá ser ultrapassada.

Seu e-commerce pode perder reputação em caso de inconsistências como as descritas acima.

 

Faça promoções com base em possíveis presentes

 

As promoções são, sem dúvida, o carro-chefe do Natal. Mas isso não significa que você deve descuidar dos produtos ofertados: formule estratégias de forma que os produtos apresentados sirvam bem como presente.

Só para exemplificar, você pode separar homens, meio-fundo de funil, entre 25 e 35 anos, para receberem promoções de perfumes femininos. Embora seja provável que não comprem para si, a chance de comprarem para a esposa ou para a mãe é bastante alta. 

Da mesma forma, você pode “casar” presentes: um kit para cuidados masculinos e um perfume feminino. Assim o consumidor compra um presente para ele e para sua esposa/mãe.

 

Alimente suas redes sociais

 

Por fim, nunca se esqueça das redes sociais: elas conseguem oferecer retornos ótimos se você souber como usá-las.

Evite postar apenas ofertas de produtos em suas redes; lembre-se de que foram feitas para a socialização. Sabendo disso, por que não lançar uma campanha de “melhor foto em família” para aumentar o engajamento?

Viu como sua loja virtual pode faturar muito mais durante o Natal?! Basta ter um pouco de criatividade e inovar.

 

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