Como aumentar o tráfego de uma loja virtual

Postado por Equipe mageshop, 23-02-2022 - 11:42

Como aumentar o tráfego de uma loja virtual

Sua loja virtual está pronta: os itens foram catalogados, as descrições estão impecáveis, o sistema logístico é maravilhoso, tudo está integrado e pronto para a ação… mas onde estão os compradores? Sem um tráfego consistente, sua loja não terá resultados. O tráfego pode vir de diversos locais da internet, sobretudo das grandes redes sociais e seus sistemas de anúncios flexíveis. Porém, jamais devemos subestimar o poder do “marketing boca a boca”, que também contribui para aumentar o tráfego do site. Neste conteúdo, veremos como alavancar suas visualizações através de estratégias simples!

1

Aumentar tráfego através de anúncios

Os anúncios são ferramentas poderosas, principalmente pelo retorno rápido. Enquanto estratégias de SEO podem levar meses para surtir efeito, os anúncios entregam resultados logo no primeiro dia de ativação.

Estas são as principais plataformas para anunciar:

Google Ads

O Google é o mecanismo de busca mais popular da atualidade. De fato, são mais de 3,5 bilhões de buscas por dia, contabilizando quase 1,3 trilhões de buscas por ano.

Para aparecer nas buscas, você pode utilizar estratégias de conteúdos ou usar anúncios, que nada mais é do que pagar para o Google apresentar sua loja virtual. 

Está preocupado com os preços? Fique tranquilo: a ferramenta é bastante flexível, onde você ajusta a quantia que pretende investir em marketing.

Facebook Ads

O Facebook Ads, embora tenha esse nome, também integra o Instagram em sua plataforma. Portanto, você consegue anunciar tanto no Facebook quanto no Instagram de uma vez só.

Ele segue a mesma linha do Google Ads, que na verdade é um padrão da indústria: você escolhe a quantia que pretende investir. O valor mínimo é US$ 1 por dia, mas também pode ser cobrado pela quantidade de visualização, de acordo com sua vontade.

Tik Tok Ads

Colocamos o Tik Tok Ads porque ele é incrivelmente relevante quando falamos do público jovem, que incluem pessoas entre 16 e 24 anos.

Essa rede social traz diversas vantagens na hora de criar anúncios, permitindo um aumento impressionante no tráfego de sua loja virtual. Aliás, você pode investir em vídeos para essa rede social e conseguir tráfego sem investir em anúncios.

Aumentar tráfego com melhorias no site

Existe um conceito bastante importante quando falamos em lojas virtuais: o SEO. Em resumo, ele faz referência a ajustes feitos tanto dentro quanto fora do site para melhorar seu ranqueamento nos mecanismos de busca, como o Google.

Nesta seção, listamos os itens essenciais para aumentar o tráfego de sua loja:

Otimização de tempos

O Google leva em conta a experiência do usuário enquanto em seu site. Portanto, ele quer que, além de uma resposta assertiva, o usuário também tenha um bom momento navegando em seu site.

Os tempos de resposta são importantíssimos para isso, e incluem desde o tempo para carregar o maior conteúdo de uma página até o tempo em que os botões ficam operantes.

Responsividade

A responsividade é outro ponto importante para os mecanismos de busca, ainda mais quando pensamos na realidade atual.

Há alguns anos, os computadores dominavam o mercado, mas essa realidade mudou: hoje, a maioria das buscas são realizadas através dos celulares, e isso tem muita relevância para quem quer aumentar o tráfego de seu site.

Se a loja virtual não for responsiva, ou seja, se adequar à tela do usuário, é provável que fique fora dos resultados dos principais mecanismos de busca, o que inclui o Google.

Design clean

É uma boa prática investir em design clean para lojas virtuais. O motivo disso é que ele evita diversos problemas de programação, além de diminuir os tempos de carregamento, mencionados anteriormente.

Mas isso não significa ter um site “sem graça”. Com ferramentas como o Magento, você consegue um design elegante e levíssimo ao mesmo tempo.

Estratégias de conteúdo para loja virtual

Existem boas estratégias de conteúdo para loja virtual, que conseguem aumentar significativamente o tráfego da loja. As principais são:

Vídeos para o YouTube

O YouTube é a rede social mais utilizada pelos brasileiros, e isso não pode ser ignorado. 

Além disso, o conteúdo dessa rede social é bastante divulgado pela própria plataforma, que possui uma imensa base de usuários dos mais diversos tipos. Ou seja, com certeza o seu público assiste a vídeos no YouTube, e você pode se beneficiar disso.

Blog próprio da loja

Outra estratégia bastante praticada para conquistar mais tráfego são os blogs. No caso, você pode investir em conteúdos relacionados à sua área de atuação, de modo a captar clientes interessados no conteúdo.

Uma loja virtual de roupas, por exemplo, pode investir em conteúdos como “melhores roupas para boates”.

Estratégias de marketing robustas

Para encerrar, vamos apresentar três estratégias de marketing robustas, que têm sobrevivido desde os primórdios da internet - e algumas desde o início do comércio como conhecemos. Confira!

Descontos progressivos

Uma forma de chamar atenção dos consumidores, seja em anúncios ou conteúdos de sua loja virtual, são os descontos progressivos. Nessa modalidade, quanto mais o cliente comprar, maior será o desconto.

Você pode deixar claro em seus conteúdos que sua loja trabalha com esse desconto. Dessa forma, a curiosidade dos consumidores será atiçada, facilitando o aumento de tráfego em seu site - e também traz um enorme potencial de retorno financeiro.

Indique um amigo

Não existe nada mais poderoso do que a indicação de um amigo. Afinal, tendemos a seguir o que nossos conhecidos nos propõe, e lançar uma campanha nesse estilo vai fazer sua loja virtual bombar em tráfego.

Para dar certo, ou seus produtos devem ter preços excelentes, ou serem de extrema qualidade, ou os usuário devem ganhar recompensas pela indicação - vide Kawaii.

Marketing de afiliado

Por fim, existe um sistema muito interessante para lojas virtuais, chamado “marketing de afiliado”. Esse sistema funciona assim: você libera links personalizados para afiliados, e uma porcentagem da venda vai para quem divulgou o link.

Ou seja, você consegue desenvolver uma legião de “marketeiros” sem pagar nada por isso. Essa estratégia tem um enorme potencial para aumentar tanto o tráfego quanto as vendas de seu e-commerce.

Gostou das dicas? Veja mais conteúdos como este em nosso blog!

Outras Publicações

SEO x SEM: Quais são as diferenças e suas vantagens no e-commerce
Primeiramente, é necessário entender o significado dessas siglas em inglês. O SEO vêm do Search Engine Opt...
Leia Mais
SEO : O que é ? E como funciona ?
O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido com...
Leia Mais
A importância de entender a diferença entre mercado, segmento e nicho
Quem trabalha com e-commerce percebeu que ele vem apresentando um crescimento constante, especialmente depois ...
Leia Mais
O que é atendimento humanizado ao cliente e dicas de como colocá-lo em prática
Se você quer saber o que é atendimento humanizado ao cliente e dicas de como colocá-lo em prática, este ar...
Leia Mais
Blog para e-commerce: devo criar? Vantagens e como fazer
De acordo com um estudo da Cuponation, empresa especializada em cupons de desconto, o Brasil é o 2º país qu...
Leia Mais