Como criar identidade de marca para atrair os consumidores?

Postado por Equipe mageshop, 17-01-2022 - 02:11

Como criar identidade de marca para atrair os consumidores?

Já percebeu que algumas marcas de roupas, lanchonetes de fast food, veículos, assim como também seus comerciais, são lembrados e reconhecidos de longe e mesmo depois de anos? E não raras vezes, cores e elementos gráficos nos fazem lembrar delas também. Isto é o resultado de um trabalho bem planejado da identidade visual de uma empresa. McDonalds, Coca Cola, Netflix, HP e outras muitas marcas da atualidade são facilmente notadas, bastando para isso mesmo um olhar de relance. A identidade visual é um conjunto de atributos que serve para fixar na mente dos clientes e potenciais consumidores a lembrança de determinada marca para influenciar na aquisição dos seus produtos. O termo identidade vem bem a calhar, porque podemos entender isto como uma identidade civil, pessoal. Cada um de nós temos uma, e ela atesta que somos diferentes uns dos outros. Para empresas, o objetivo é o mesmo - torná-la única e inesquecível. Mas criar uma “cara” para uma marca é um trabalho que envolve planejamento, para dar certo e atingir as metas. Veja a partir de agora o que é necessário para ter sucesso nessa empreitada.

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O que ter em mente

 

Por mais simples que pareça, inventar um nome impactante, um logotipo e uma aplicação de cores precisa ser algo calculado. Algumas coisas devem ser consideradas para que o seu público não se esqueça de quem é você e o reconheça com facilidade em qualquer lugar, especialmente se um dia você julgar necessário fazer mudanças na sua identificação.

E não é só a parte visual que vai influenciar no sucesso da sua marca. A partir de agora, vamos analisar passos fundamentais para que você construa uma identidade visual positiva e, além disso, outros pormenores que vão contribuir para o êxito dela.

 

Construindo a identidade visual

 

Lembre-se de que o conjunto de itens que vão compor sua identidade (nome, logo, cores, etc) servirão não apenas para registrar a aparência da sua marca. Elas vão externar a relação que você deseja construir com seu público.

Assim, tente escolher cores e formas que sejam diferentes de outras marcas já conhecidas, para evitar que os seus consumidores fiquem confusos.

 

Cores

 

Há quem acredite que a psicologia das cores funcione. Se é o seu caso, pode apostar em algumas opções sugeridas por ela. Por exemplo, a cor amarela transmite, segundo a ciência, otimismo. A laranja, alegria e confiança. Cada cor tem uma função de transmitir uma ideia diferente.

Mas é claro que você não precisa seguir estas classificações necessariamente. O importante é que a escolha de cores deve levar em conta as sensações que você quer passar para o público, que funcionem bem em conjunto e devem harmonizar com as fontes que você julgar adequadas.

 

Fontes

 

Evite uma variação muito grande de fontes. Use no máximo duas para diferenciar o nome principal do restante de uma publicidade, por exemplo. Mudanças bruscas de tipos gráficos podem passar a impressão de desleixo.

A internet possui uma grande quantidade de sites em que é possível ver amostras de fontes e baixá-las. Faça diversos testes até encontrar uma adequada e preste atenção ao tamanho delas também. Busque a proporcionalidade. As cores das letras precisam também estar em consonância com todo o conjunto.

 

Nome

 

O nome é tão importante para a marca quanto é para uma pessoa. O peso desta decisão é muito grande, porque ela vai afetar o logo, o marketing, o registro e o domínio, quando o site for construído

O nome pode ser uma palavra inventada, pode ser uma nova associação para um termo comum, como é o caso da Apple. Você pode usar uma palavra sugestiva, como Claro ou Vivo. Outra opção é usar iniciais, como HP (Hewlett-Packard), BMW (Fábrica de Motores da Baviera, em alemão). Há também quem use o sobrenome do empreendedor. Para exemplificar, temos a fabricante de carros superesportivos Ferrari, fundada por Enzo Ferrari.


 

Logotipo

 

Ele faz tanta diferença que é a primeira coisa que muita gente pensa ao criar uma marca. A ideia por trás do logo é produzir um símbolo que seja de fácil reconhecimento e impeça o consumidor de confundi-la com outra empresa.

Os logotipos mais conhecidos do mercado possuem estilos bem diferentes. Existem aqueles que são compostos apenas pelo nome da empresa, numa fonte característica. Podemos citar como exemplo o logo da Panasonic. Há também os abstratos, como o do Google Chrome, que combina formas e cores que não necessariamente estão relacionados a algo existente.

Algumas marcas criam mascotes, como o KFC e a Zebra Technologies. Eles exigem um cuidado especial porque podem resultar em um desenho complicado, talvez até poluído visualmente, embora possam cumprir muito bem o papel de tornar uma empresa da qual se recorda com facilidade.

Outros logos podem ser constituídos por uma combinação entre símbolos, letras e números, pode ser um ícone, como o do Twitter ou um emblema, como o do Starbucks.

 

Conheça seu público alvo

 

Faça uma sondagem por meio do Google sobre o tipo de produto ou serviço que você oferece e preste atenção nas marcas dos resultados que surgirem, isto é, concorrentes. Dentro destes sites, busque por fóruns, comentários e recomendações.

Procure fazer uma espécie de pesquisa com o perfil desejado, com idade e estilos parecidos e descubra de que marcas ela compraria. Investigue o perfil das redes sociais das marcas apontadas por eles.

Estas informações vão nortear a sua escolha de nomes, cores, grafismos, logomarcas e slogans.

Ao fazer as análises, identifique quem são os clientes para quem é mais fácil vender. É preciso saber quais são as marcas que vêm à mente deles com mais facilidade na hora de comprar um produto do nicho que você atua. Conheça também a maneira com que seus potenciais clientes se comunicam. Fale a língua deles.

A identidade visual deve fazer com que seu público se identifique com sua empresa. Use, mas vá além de um bom nome, trabalho com cores e logotipo. Traga o cliente para perto e construa uma ligação com ele, com o objetivo de virar uma referência antes e depois de adquirir o seu produto.

 

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