Diferencial competitivo no comércio eletrônico
O comércio eletrônico, que já vinha com tendência de crescimento, mostrou seu imensurável valor nos últimos anos, sobretudo a partir do início de 2020, quando as lojas físicas ficaram incapazes de operar da forma convencional por algum tempo. A atuação das empresas no mundo digital não é novidade, mas foi somente há alguns anos que a internet foi usada para realizar vendas e captação de clientes, principalmente quando falamos em métodos de marketing digital. Neste conteúdo, vamos abordar como ter um diferencial competitivo no comércio eletrônico, mercado este que vale muito a pena investir.
Qual é o cenário atual do comércio eletrônico?
O comércio eletrônico está em alta na atualidade. Um dos motivos para isso foram as restrições causadas pela crise sanitária, forçando lojistas a venderem pela internet - aproveitando seus estoques físicos.
Além disso, parte do sucesso dessa modalidade advém da confiança dos consumidores.
Antes, era comum haver medo das compras online, e isso tinha fundamento devido ao pouco profissionalismo da época. Hoje, a segurança fala em primeiro lugar, e as vendas são feitas totalmente de forma profissional e com acompanhamento, o que gera confiança.
Dito isto, vamos analisar os principais desafios do comércio eletrônico.
Quais são os principais desafios do comércio eletrônico?
Mesmo com os avanços recentes da área de tecnologia, ainda existem vários desafios que o comércio eletrônico precisa superar. Abaixo listamos alguns dos principais. Confira!
Segurança nas transações
A segurança é uma das palavras-chave, quando o assunto é e-commerce. Para que haja vendas, os consumidores precisam confiar na plataforma, na marca e nos vendedores.
Além disso, a forma das transações também é de suma importância. Aceitar apenas cartão de crédito pode limitar sua base de clientes; adicionar formas de pagamentos mais tradicionais, como o boleto bancário, ajuda bastante nessa hora.
Outra forma de aumentar a segurança, do ponto de vista do cliente, é manter um contato próximo com seus consumidores. Isso gera confiança e relacionamento, dois elementos fundamentais para o sucesso.
Logística rápida
A logística é um dos elementos mais importantes de um e-commerce. Afinal, quem compra pela internet quer receber o produto logo, e hoje temos empresas capazes de entregar pedidos no mesmo dia da compra.
Se você não possui esse recurso (logística ultra rápida), busque manter o prazo estipulado da entrega. Jamais minta para seus clientes e, se o pedido for atrasar, entre em contato com eles.
Otimização de estoque
O estoque é um problema constante nas empresas que atuam no varejo. Ter estoque demais significa perder poder de investimento; ter menos acarreta custo de oportunidade, dado que você faturaria mais se tivesse mais produtos.
Esse problema de otimização pode ser contornado através da análise de demandas de sua loja virtual, que costuma ser feita com o auxílio de ferramentas como os CRMs e ERPs.
Investimento inicial
Outro obstáculo que pode atrapalhar seu investimento em comércio eletrônico é o investimento inicial. Embora começar um e-commerce seja mais barato que abrir as portas de uma loja física, seu crescimento demanda investimentos em diversos canais de comunicação.
Além disso, há uma relação entre o investimento em estoque e em marketing digital: sem investir em marketing, o estoque dificilmente será vendido. Portanto, quanto maior o estoque, mais se deve investir em marketing - principalmente no começo das operações.
Como se destacar no comércio eletrônico?
Agora que você sabe dos desafios do comércio eletrônico, vamos te explicar como destacar sua loja virtual das demais do mercado. Essa tarefa pode parecer difícil à primeira vista, mas é muito mais fácil do que você imagina, justamente por serem ações no digital - um ambiente bastante democrático.
Leia tudo!
Ofereça uma loja virtual intuitiva
A primeira grande dica que vamos dar diz respeito ao design de seu site: mesmo que sites cheios de elementos móveis e cores sejam atraentes, escolha sempre o bom e velho site clean.
As páginas clean usam somente o que é de extrema importância para o bom andamento dos negócios. Assim, elas são leves, elegantes e não causam confusão nos consumidores.
Tome cuidado redobrado quanto aos menus, que devem ser simples e levar rapidamente os usuários de um ponto ao outro do site.
Trabalhe a experiência de compra
No mercado digital, se fala muito em experiência de compra. Na verdade esse conceito é importante até mesmo no mundo físico, mas sua aplicação no digital é mais complexa.
A culpa disso tudo é que, ao comprar pela internet, os consumidores não têm a mesma experiência de compra que teriam em uma loja física. O papel dos vendedores, por exemplo, vai muito além de expor produtos: eles contam histórias, criam relacionamento com os clientes e ajudam na decisão de compra.
No mundo digital, tome cuidado principalmente nos casos de reembolso, dado que são nessas horas que sua confiabilidade é testada.
Comece com nichos bem segmentados
Um “nicho bem segmentado” nada mais é do que escolher um público bem definido. Essa estratégia visa diminuir a concorrência ao passo que barateia as ações de marketing digital de seu negócio.
Só para exemplificar, ao invés de vender “sapatos femininos”, aprofunde-se em um nicho, como “sapatos femininos para casamentos”; ou então “sapatos femininos para dançar”.
Essa segmentação de público permite a pequenas empresas disputar mercados com gigantes do segmento.
Invista em anúncios
Se você quer ter sucesso com e-commerce, deve perder o medo dos anúncios patrocinados o quanto antes. Afinal, eles são uma ótima forma de alcançar milhares de clientes em potencial, literalmente do dia para a noite.
À critério de comparação, estratégias de SEO levam meses (geralmente de 6 meses a 1 ano) até surtirem efeito, enquanto que os resultados de tráfego pago aparecem logo na primeira semana.
Otimize seu site com SEO
Por fim, busque otimizar seu site com elementos básicos de SEO, sendo que já comentamos sobre as páginas clean, que tem muita importância para os mecanismos de busca.
Trabalhe com palavras-chave relacionadas ao seu segmento; pense em como seus clientes procuram pelos produtos que você vende usando o Google. Esse exercício mental pode fornecer ótimos insights.
Ficou claro como você deve trabalhar um diferencial competitivo no comércio eletrônico? Veja mais conteúdos como este em nosso blog!