Magento SEO
A plataforma Magento é bastante completa e conta com diversas funcionalidades de otimização de mecanismos de busca que outras plataformas não possuem, ou seja, o simples fato de sua loja virtual ter sido criada com a Magento como base, já coloca sua marca bem à frente das demais.
Por que o SEO para Magento é importante?
Caso você não lembre, SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou em português, Otimização de Mecanismos de Busca e engloba diversas estratégias e técnicas que prometem - e cumprem - maior visibilidade de um site ou ecommerce nos mecanismos de busca como o Bing e o próprio Google. Essa metodologia ajuda a posicionar seu site na primeira página e/ou nas primeiras posições, afinal de contas, se você não aparece nas páginas um ou dois, digitalmente você não existe.
Acontece às vezes de, por alguma falha e mau posicionamento de SEO no Magento, não deixa seu site aparecer nas primeiras páginas e o número de visitas - e vendas - pode cair drasticamente. A boa notícia é que é possível corrigir estes erros e colocar seu site no topo novamente.
A plataforma Magento é bastante completa e conta com diversas funcionalidades de otimização de mecanismos de busca que outras plataformas não possuem, ou seja, o simples fato de sua loja virtual ter sido criada com a Magento como base, já coloca sua marca bem à frente das demais.
Por isso afirmamos: é possível ser o primeiro a aparecer nas buscas, mas para isso é necessário colocar em prática algumas ações.
Como vender mais otimizando o SEO no Magento?
Antes de pensar nas estratégias para melhorar o ranqueamento de seu site e loja virtual, é importante fazer uma auditoria a fim de verificar se estão sendo indexados correta e completamente pelo Google. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para fazer esse levantamento.
Para uma análise eficaz de seu site e loja virtual é necessário verificar:
-A versão do site;
-Rastreamento do site;
-Análise da estrutura de SEO;
-Velocidade;
-Verificar erros no Google;
-Classificação do Site;
-Análise das meta tags title e description;
-Testar dados estruturados;
-Análise de tráfego orgânico.
Como melhorar o posicionamento do meu ecommerce?
Depois de verificar se a indexação do site está sendo feita corretamente e efetuar as correções necessárias, é hora de melhorar ainda mais o posicionamento de seu ecommerce nos mecanismos de busca.
Otimizar uma loja virtual é um pouco diferente de otimizar apenas o site, tendo em vista que existem inúmeras páginas de produtos e cada uma delas precisa estar alinhada com as técnicas de SEO.
Para colocá-las em prática, você vai precisar trabalhar nas seguintes funções:
-Configuração do SEO no Magento;
-Pesquisa e análise de palavras-chave;
-Descrição de produto;
-Criação de conteúdo útil;
-Tratar redes sociais com a mesma estratégia do ecommerce;
-Viabilizar integração ao AMP;
-Verificar criptografia HTTPS e investir em segurança;
-Reduzir imagens e outros arquivos para aumentar a velocidade do site.
Algumas dicas importantes:
Aumente os compartilhamentos em redes sociais da sua loja virtual
É muito importante que o seu site tenha as opções de compartilhamento nas redes sociais. Isso porque, além de serem importantes para o ranqueamento no Google, ele possibilita que o usuário possa dividir o seu conteúdo, fazendo com que os seus amigos ou fãs também possam ter acesso a ele.
Um dos grandes benefícios das indicações de compartilhamento nas redes sociais é a divulgação e o alcance da sua loja virtual de maneira orgânica, sem custo nenhum. Como resultado, a sua empresa será destaque!
Aposte na construção de referências em outros sites (link building)
A construção de referências em outros sites influencia muito no SEO para e-commerce e, para que você possa fazer isso, é necessário criar parcerias com outros blogs e sites de maneira com que eles façam linkagens apontando para o seu endereço e vice-versa.
Isso vai funcionar com uma indicação: da mesa forma que ele está indicando você, você vai indicá-lo. No mundo online, isso se chama link building e auxilia muito em questões de otimizações dos sites, tanto é que, para o SEO, ele é de grande valia.
Conheça a estrutura de templates e layouts do Magento
Você precisa saber como utilizar essas estruturas para poder criar suas estratégias de SEO. A plataforma Magento é muito inteligente e completa, por isso, se você fizer os cadastros de produtos, criação de temas, tudo da maneira correta, vai fazer com que a sua loja virtual ganhe destaque nos mecanismos de busca e aumente suas conversões.
Insira imagens de qualidade para influenciar no SEO para Magento
Pode não parecer, mas a imagem é muito importante no SEO. Por isso, é indicado que você insira figuras de qualidade no seu site, para que, ao analisar o seu produto (utilizando o zoom na imagem), o consumidor possa observar todos os detalhes e verificar que seus produtos são de confiança.
Outra dica é não inserir imagens muito pesadas, pois elas se tornam difíceis de carregar, principalmente em dispositivos móveis como tablets e smartphones. Isso vai impedir que você corra o risco de perder uma venda em virtude de o consumidor não conseguir visualizar o produto.
Use a opção “produtos relacionados”
Ao usar essa a opção de produtos relacionados, quando um cliente insere algo no carrinho, automaticamente vai aparecer para ele outras alternativas de compra.
Por exemplo, se sua loja virtual é ligada à moda e seu cliente adicionou ao carrinho uma saia, instantaneamente, vai aparecer para ela os produtos relacionados, que podem ser um blusinha, um casaco, outros modelos de saia e por aí vai.
A plataforma Magento possui uma série de benefícios para você, por isso, é importante que, ao construir uma loja virtual, você procure por uma plataforma que possa te dar o suporte necessário para que suas vendas aumentem.