Blog para e-commerce: devo criar? Vantagens e como fazer
De acordo com um estudo da Cuponation, empresa especializada em cupons de desconto, o Brasil é o 2º paÃs que mais faz pesquisas no Google. Mais de 139 milhões de pessoas acessam a internet hoje e, destes, 92,5% se informam pelo buscador. E boa parte dessas buscas são sobre produtos que o consumidor quer comprar. Os blogs são uma excelente maneira de fisgar um cliente em potencial, porque os resultados da pesquisa no Google muitas vezes apontam para textos relacionados aos produtos. Assim, para os lojistas, é muito interessante incorporar um blog ao e-commerce. Ele deve ser escrito de forma a fazer o consumidor querer comprar o seu produto. Mas o blog não deve ser feito de qualquer maneira. Existem técnicas para que ele tenha um poder maior de atrair o público para a sua marca. Nesse artigo você vai aprender como criar e porque é bom ter um blog de qualidade para a sua loja.
Vantagens do blog para e-commerce
Conheça as principais vantagens de se elaborar um blog:
Gera mais tráfego
Tráfego é a quantidade de pessoas visitando seu site. Um blog com conteúdo relevante é um chamariz, é a porta de entrada para sua loja, desde que apareça nos primeiros resultados da busca. O texto pode se referir a algum tema relacionado ao produto que você vende ou convidar o leitor a comprar, de forma mais direta.
O recomendável é que o conteúdo do blog direcione a atenção do cliente ao produto. Mostre as características, pontos positivos e qualidades e, principalmente, porque ele é útil, como pode resolver os seus problemas. Convencendo o consumidor, muito provavelmente ele vai acessar o site para conhecer os produtos.
Melhorar o ranqueamento do seu e-commerce
Como dissemos, existem técnicas para que o blog cumpra bem o seu papel. São as estratégias de SEO, a otimização para motores de busca. Elas envolvem o emprego de links para outros posts, palavras-chaves e conteúdo relevante.
O Google impõe mais de 200 regras para definir o posicionamento de um site na página de resultados. Uma delas é possuir um blog informativo. Eles melhoram a classificação do e-commerce, o que traz mais visibilidade para a marca. Os mecanismos de busca priorizam sempre os melhores conteúdos. Se os seus posts forem assim, aparecerão no topo dos resultados e os consumidores vão conhecer sua loja.
Seu e-commerce ganha autoridade
Apresentando um conteúdo significativo ao seu blog, sua marca poderá ganhar reputação positiva sobre um certo tema. Se você vende peças para veículos, por exemplo, publicar matéria relevante sobre manutenção e outras dicas para carros pode fazer com que seu site seja uma autoridade no assunto.
Quando sua marca é uma referência, você passa confiança e credibilidade para o seu público, seja um consumidor efetivo ou em potencial. Eles vão sempre recorrer ao conteúdo que você disponibiliza, talvez até sem passar pelo Google, porque já conhecem o blog e confiam nele.
Cria e mantém um relacionamento com o cliente
O blog pode servir como um meio de conexão entre sua marca e o seu cliente. Por meio do seu conteúdo ele fica sabendo como é o seu trabalho, as soluções que você oferece e como podem resolver as dores dele.
O consumidor vai se sentir mais achegado à sua marca. Caso o blog tenha espaço para comentários, os feedbacks recebidos, se aplicados, podem fazer com que o cliente se sinta ainda mais envolvido, gerando um engajamento. Eles vão sentir que os assuntos são “para eles” e visitarão a página frequentemente.
Você investe pouco
Criar um blog não custa praticamente nada. Mas isto não significa que deva ser tratado com desleixo. Procure atualizar sempre com conteúdo de qualidade. Use a sua experiência no e-commerce para começar, por exemplo. Falar sobre algo que você conhece é a chave para produzir textos excelentes.
Mas não se limite a textos. Acrescente ebooks, audiobooks, infográficos e vídeos. Caso você encontre dificuldades na produção, existe a opção de contar com profissionais especializados, o que também não vai demandar altos custos.
Como fazer um blog de sucesso?
Primeiro, escolha uma boa plataforma para criar seu blog. Atualmente, os assistentes de criação na web são intuitivos e fáceis de usar. Vai funcionar da mesma maneira que na criação do seu e-commerce. Veja algumas dicas.
Escolha da plataforma
Procure usar uma entre as 3 mais recomendadas: WordPress, Blogger e Wix. Estas são facilmente reconhecidas pelo Google no mecanismo de busca. Na primeira podem ser adicionados diversos recursos de personalização que deixam a página bem completa e profissional. A conta básica é gratuita. Já a paga contém mais funcionalidades, como plugins.
O Blogger, plataforma que pertence ao Google, é totalmente gratuito. Se comparado ao WordPress, possui menos recursos. Porém, entrega um trabalho satisfatório. Conta com a ferramenta de medição de desempenho Google Analytics, de forma integrada.
O Wix também é uma plataforma bem conhecida, não requer experiência, e permite usar modelos prontos ou criar o blog do zero, ou seja, você pode personalizar do jeito que quiser. Ele também oferece uma conta básica gratuitamente e outra mais avançada, porém paga.
Definição do domínio
Você deverá escolher a terminação do nome do seu blog: .com, .com.br, .net etc. Os complementos .com e .com.br transmitem mais credibilidade. Se o seu e-commerce já tem um domínio próprio, você pode usar um subdomínio. Ficaria assim: www.nomedasualoja.com.br/nomedoseublog.
Os domínios próprios são pagos e precisam de um registro. Um dos sites onde você pode fazer isso é o Registro BR. Você precisará pagar anualmente a licença de uso do domínio.
Personalização
É hora de deixar o blog com a cara da sua loja. Como todas plataformas praticamente se explicam, essa parte é bem simples. Preste atenção à identidade visual do seu e-commerce, principalmente se você resolver usar um subdomínio, ou seja, se o blog for integrado ao e-commerce.
Personalize as cores e a aparência geral. Cada plataforma tem a sua maneira de inserir imagens, texto, alterar cores, o layout etc. Mas não se preocupe, são tarefas fáceis, independentemente da plataforma escolhida.
As técnicas de SEO entram nessa hora. Ao elaborar os textos, leve em conta as palavras-chave, os títulos e a relevância do conteúdo. Utilize termos que são importantes para o seu negócio. Para ajudar, tente imaginar que palavras você digitaria no Google se estivesse procurando um produto como o seu.
Respondendo à pergunta do título, é claro que você deve criar um blog. Siga os passos e as dicas que você leu nesse post e suas chances de ganhar mais visibilidade e vendas vão aumentar.