Como revender eletrônicos online? Tendências e dicas
Revender eletrônicos é uma excelente opção para quem vai começar um negócio on-line ou para quem deseja atuar em um novo segmento. A presença desse tipo de comércio na internet é muito forte. O mercado de equipamentos eletrônicos apresenta números expressivos. Um dos principais motivos para isso foi o avanço da pandemia. Segundo estudo da Criteo, com a necessidade de instalar um ambiente de trabalho em casa, as vendas de notebooks no e-commerce cresceram 666%. Os tablets experimentaram um aumento de 492%. Os equipamentos voltados para o lazer também apresentaram incremento. O comércio de videogames e televisores representaram 412% e 248%, respectivamente. Mas é importante saber que cada segmento de e-commerce exige técnicas próprias de venda. O setor de eletrônicos requer cuidados especiais. Continue a leitura para entender as vantagens de revender eletrônicos pela internet e obter dicas para entrar nesse ramo.
Por que revender eletrônicos?
Por causa do grande potencial, é uma ideia inteligente investir no ramo. Dentro do comércio de equipamentos, o maior volume de vendas é o de telefonia, depois o de eletrodomésticos, em seguida o de eletrônicos e, por último, o de informática.
Assim, as vantagens e oportunidades de venda não são poucas. Veja por que:
Alta demanda em qualquer época
Além das altas nas épocas festivas, como acontece com qualquer tipo de produto, o setor de eletrônicos ainda possui uma demanda constante ao longo do ano. É muito comum que haja frequentadores assíduos, como aquelas pessoas que gostam de trocar de celular imediatamente assim que um novo modelo surge.
Grande variedade de produtos
Smartphones, notebooks, televisores, impressoras, videogames, aquecedores, batedeiras, microondas, ventiladores, ar condicionado são só alguns exemplos da infinidade de itens do segmento de eletrônicos. Além da variedade, existem as atualizações e lançamentos que muitas vezes fazem com que o consumidor volte e adquira um novo exemplar.
Bom ticket médio
Eletrônicos, em boa parte das vezes, têm um alto valor. Os consumidores geralmente aceitam pagar mais por produtos que eles julgam avançados, modernos ou que desejam muito. Isso faz com que o valor gasto por compra seja maior.
Credibilidade das marcas famosas
Quando se revende aparelhos de marcas de renome, os clientes vão se sentir mais confiantes em comprar. Isto pode aumentar a receita e a reputação da sua loja, pois o consumidor já sabe que se trata de um produto de alta qualidade.
Como criar um e-commerce de eletrônicos
Leia agora o que você precisa saber antes de empreender nesse ramo:
Estabeleça uma estratégia de vendas
Essencial para qualquer atividade comercial, uma boa estratégia de vendas deve estar bem definida. Conheça o perfil do público-alvo da loja e, a partir daí, encontre os produtos que precisam fazer parte do seu mix. O importante é montar um estoque que atenda às necessidades e desejos do seu público.
Crie uma loja virtual
Essa é a melhor maneira de revender produtos eletrônicos, porque o alcance é imenso: você pode captar clientes de qualquer lugar do mundo, pode vender a qualquer hora do dia e da noite e com um investimento relativamente baixo. Escolha uma boa plataforma de e-commerce, que conte com um suporte técnico de alta categoria.
Acompanhe as tendências
Smartphones, principalmente, estão sempre ganhando atualizações e lançamentos. Então, acompanhar o passo é sempre fundamental para quem revende. Identifique tendências para obter boas oportunidades. O mercado de eletrônicos é dinâmico, vive em mudança. Assista canais e visite sites sobre tecnologia, além de buscar mais conhecimento sobre e-commerce.
Dirija-se ao público certo
Já dissemos que é importante conhecer o público-alvo. Para explicar melhor, descubra a idade média dele. Por exemplo, os jovens, que em sua maioria se interessam por tecnologia, tendem a consumir mais eletrônicos. Entre eles podem estar smartwatches, celulares e games. Já os mais velhos podem preferir aparelhos para cuidar da saúde, como um oxímetro. Enfim, a dica é oferecer o item certo para o público certo.
Fique atento às licenças
Alguns produtos só podem ser revendidos por empresas autorizadas como distribuidores. Isso tem a ver com os direitos autorais e propriedades industriais. Esteja atento às regras legais e confirme com seus fornecedores se é preciso alguma licença para vender certos produtos, a fim de evitar dores de cabeça.
Escolha um nome
Ter uma marca própria é importante para transmitir os seus valores para o cliente. Use um nome direto, simples e fácil de memorizar. Não se esqueça da identidade visual que deverá ser adotada, em especial no seu site.
Aproveite datas comemorativas
Os dias festivos precisam ser aproveitados por todo comerciante. Os eletrônicos são ótimas opções de presente para quem quer agradar. Porém, é justamente nessas épocas que os consumidores buscam descontos. Eles esperam que as promoções se estendam. A Black Friday, por exemplo, já virou uma semana de descontos em muitos lugares. Então, analise e veja como sua loja pode se beneficiar.
Invista na variedade
O nome dessa variedade é mix de produtos. Com o passar do tempo, você não precisa continuar focado em apenas um tipo de aparelho. Construa um portfólio atrativo para o cliente, que inclua as principais marcas e modelos. Como se trata de um e-commerce, boas descrições e imagens, além de clareza nas especificações técnicas, são fundamentais.
Anuncie nos marketplaces
Não é porque você montou um site próprio para suas vendas que deve deixar os marketplaces de lado. Pelo contrário! Eles oferecem vantagens aos lojistas parceiros: credibilidade, segurança e maior visibilidade, afinal, os marketplaces famosos, como o Mercado Livre, são a primeira opção de muita gente quando se trata de comprar.
Fique de olho na concorrência
O segmento de eletrônicos é um dos mais competitivos, exigindo que você apresente diferenciais. Estude os concorrentes diretos, que oferecem os mesmos produtos que você. Conheça as promoções, preços e clientes deles. Isso é importante para que você entenda como se posicionar no mercado e quais estratégias adotar.
Além dessas dicas, é importante escolher bem os fornecedores e saber precificar os produtos, para obter condições de negociação e métodos de pagamento flexíveis, visando garantir o lucro e a competitividade.