Marketing digital para lojas virtuais
Investir no marketing digital é a ação mais indicada quando se trata de dar visibilidade à sua marca. Um fato que o varejista virtual precisa considerar é a densidade da concorrência que só tende a aumentar. Devido à expansão do e-commerce, provocada principalmente nos últimos tempos pela pandemia, é necessário que os empresários mostrem os seus diferenciais para manter sua loja competitiva. Este post vem para te mostrar um pouco as principais ferramentas que o marketing digital usa na atualidade e como o seu negócio pode ser beneficiado pela aplicação delas. Mas antes, é bom deixar claro do que se trata o marketing digital.
Uma definição de marketing digital
O consumidor brasileiro adquiriu novas habilidades no que se refere a comprar pela internet. Ele se preocupa com precificação, com suporte, segurança, faz comparações de produtos em diversos sites, é cauteloso e exigente.
Por isso, usar uma estratégia de marketing digital adequada é importante. O foco deve ser sempre proporcionar ao cliente uma boa experiência de compra com base nas necessidades e desejos dele.
Marketing digital é toda a atividade que visa divulgar uma empresa na internet. Ela emprega recursos tecnológicos de comunicação visual e interpessoal com a intenção de atrair o público e colocá-lo em contato com a marca.
Razões para investir no marketing
A razão básica é que as pessoas passam cada vez mais tempo na internet fazendo de tudo, inclusive compras. E todo comerciante sabe que o melhor lugar para se anunciar é onde o público está.
Um estudo da Hubspot apontou que hoje se gasta o dobro do tempo online do que há 12 anos. E o Brasil lidera a lista de países que mais gastam tempo nas redes sociais por dia: em média 60% a mais do que as outras nações.
Está aí a razão do marketing digital existir. Os varejistas brasileiros ganham ainda mais por usar este tipo de publicidade. Um ponto positivo são os custos reduzidos em relação ao marketing tradicional. Os recursos tecnológicos tornam o planejamento da estratégia de marketing mais acessível.
Confira a partir de agora quais são as ferramentas mais importantes das quais o marketing digital se vale e entenda como elas podem ser aplicadas ao seu negócio.
Mecanismos do marketing digital
Com o tempo, os recursos que o marketing digital usa hoje foram aperfeiçoados e novos foram surgindo. Atualmente, os mais usados estão listados a seguir:
Marketing de busca
O marketing de busca se encarrega de divulgar o e-commerce por meio dos motores de busca, como o Google. Quando se executa a busca por um determinado produto, o buscador retorna links para lojas virtuais.
Resultados orgânicos
Os resultados em sites de busca são divididos em duas categorias: orgânicos e patrocinados. Os primeiros são os naturais, ou seja, são aqueles que aparecem no Google de forma espontânea, sem que precisem pagar para estar ali.
Para que um site figure logo nos primeiros resultados de uma pesquisa, ele precisa contar, desde o seu planejamento, com técnicas de SEO (sigla em inglês que significa otimização para motores de busca), que incluem uma boa escolha de palavras-chave.
Links patrocinados
Já os patrocinados, como o nome diz, são links pagos que são gerados através de ferramentas como o Google Ads. Eles figuram no topo dos resultados, com o objetivo de fazer com que o cliente se depare com eles logo de início.
Remarketing
O prefixo “re” traz a ideia de repetição, de realizar novamente uma ação já feita antes. Podemos entender o remarketing como renovar a ação de anunciar um produto no qual um visitante já demonstrou interesse.
Um exemplo clássico acontece quando você busca por um produto no Google e logo depois anúncios desses produtos começam a surgir automaticamente em todos os sites e redes sociais visitados por você.
É uma maneira de influenciar o consumidor, fazendo com que ele se sinta ainda mais tentado a comprar. Também é tido como uma das melhores técnicas e com alto número de conversões.
Redes sociais
Praticamente todo tipo de público pode ser encontrado facilmente nas redes sociais. Elas já contém ferramentas que permitem o funcionamento de lojas virtuais criadas diretamente na plataforma.
O desenvolvimento de lojas virtuais dentro das redes sociais, além de simples, oferecem recursos que permitem conhecer o público que visita o e-commerce. Isto traz um alto poder de segmentação, o que permite direcionar as estratégias de marketing para um ou mais públicos específicos. Assim, é possível criar anúncios mais relevantes.
Por exemplo, para segmentar, ou dividir em categorias, existe o Facebook Ads. Ele pode fornecer dados sobre quem visita sua loja: gênero, localização, idade, interesses, períodos e diversos outros.
O marketing digital encontrou nas redes sociais métodos extremamente eficientes para divulgar produtos. E não só o Facebook, conforme citamos, mas também o Instagram representa um excelente meio de propagar produtos e serviços.
Marketing de conteúdo
Esta técnica, além de eficaz, serve para atrair o público de forma indireta. Talvez o consumidor esteja buscando não um produto pronto, específico. É possível que ele ainda esteja procurando apenas por informações a respeito dele.
Ao buscar no Google, o usuário encontrará páginas em blogs que pertencem a sites de e-commerce, que o direcionarão a formulários de contato, ou o incentivarão a conhecer melhor os produtos. O objetivo é provocar interesse em quem lê o conteúdo.
Mas é necessário que o conteúdo tenha qualidade e relevância. Esta é uma das políticas, dentre as mais de 200, que o Google estabeleceu como fatores de ranqueamento. Eles existem para determinar quais páginas aparecerão nos primeiros resultados de uma pesquisa. Quanto mais informativo e completo for o conteúdo, melhor.
Estes foram apenas alguns exemplos de ferramentas de marketing digital. Ainda podemos citar o e-mail marketing e o vídeo marketing, que já mostrou resultados positivos e está ganhando espaço rapidamente nos canais do YouTube.
Mas mesmo que todos esses métodos de marketing digital sejam implantados, a máxima eficiência só poderá ser alcançada se houver um acompanhamento dos resultados. Isto não pode ser ignorado.
O Google Analytics, ferramenta gratuita disponibilizada pelo buscador, pode ajudar nesta tarefa, já que ele foi desenvolvido para medir o desempenho dos sites quanto à visitação, fornecendo detalhes que ajudarão a redirecionar as estratégias, se necessário.