Como saber quais são as melhores redes sociais para a sua Loja Virtual

Postado por Equipe Mageshop, 15-06-2021 - 08:33

Como saber quais são as melhores redes sociais para a sua Loja Virtual

Este é um fato incontestável: as redes sociais são a melhor maneira de ver e ser visto na atualidade. E com baixo custo! Elas representam um incrível avanço na maneira de oferecer produtos e serviços para as pessoas.

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Se você está iniciando no mundo do comércio eletrônico, ou se já tem algum tempo de experiência e quer alavancar suas vendas, aposte na exposição por meio das redes sociais. Elas são uma excelente ferramenta. Que tal conhecer as vantagens que elas proporcionam?

Relacionamento com os clientes

Quando seu negócio tem um perfil nas redes sociais, os usuários tendem a encará-lo como mais um dos amigos que ele tem. Isso cria uma humanização, que é importante para aproximar e manter um cliente. Pode ser um fator totalmente psicológico, mas ajuda. Aproveite!

Os recursos nativos das redes também trazem benefícios. O Direct, por exemplo, é um bom aliado para responder dúvidas e dar mais detalhes sobre seu produto. Se você responder aos seus clientes com rapidez e precisão, vai fidelizar consumidores, porque afinal esses são dois dos muitos fatores que fazem alguém procurar as redes para compras.

 

Maior exposição dos itens

Usar imagens de qualidade e descrições completas dos seus produtos vai contar como ponto positivo para seu e-commerce. As fotos serão o primeiro contato que seus potenciais clientes terão com seu produto. Elas impactam de forma poderosa e esperam receber um produto igual ao retratado.

 

Aproximação dos consumidores

As redes, além das facilidades já apresentadas, trazem a chance de segmentar o público. Se o que você deseja é atingir os mais jovens, então é possível dirigir seus anúncios no local adequado. E o mesmo se aplica a outros tipos de clientes, como os mais maduros ou da melhor idade.

 

Baixo custo

Investir nas redes sociais é atrativo principalmente por causa disto. Os métodos tradicionais de publicidade, como rádio e televisão, sem dúvida têm um imenso poder de atração. Mas isso custa muito caro. Caso ainda esteja se estabelecendo, as redes sociais são o canal mais apropriado.

Existem formas pagas de anunciar na internet. Entretanto, nem sempre é preciso ser assim. Usando boas estratégias e planejamento, é possível obter bons resultados.

Tendo em vista a variedade de mídias sociais usadas na atualidade, surge a questão: qual a melhor rede para anunciar meus produtos? Vamos ver isso a partir de agora.

 

Como escolher a melhor rede

A verdade é que muito depende de um fator: seu público-alvo. Você conhece bem as pessoas que gostariam de comprar o que está oferecendo? Considere características como idade, sexo, gostos e o maior número possível de elementos que diferenciam uma pessoa da outra.

 É importante saber um pouco das estatísticas sobre as redes sociais. Um levantamento conduzido pelo Instituto Qualibest, de 2020, trouxe dados importantes a respeito dos usuários das redes sociais no Brasil:

  1. Facebook, YouTube e Instagram são as redes mais acessadas. Dentre os mais de 4000 participantes, os números são, em ordem de preferência, respectivamente: 82%, 72%, 61%;
     

  2. Os usuários entre 18 e 29 anos, mulheres e pessoas das classes mais altas (A e B) são as que passam mais tempo navegando;
     

  3. Ainda sobre faixas etárias: 60% dos entrevistados são mulheres. Dentre elas, 16% têm até 19 anos. Ainda 47% tem de 20 a 29 anos, 23% tem de 30 a 39 anos e 13% tem 40 anos ou mais;
     

  4. Os pertencentes à classe A somam 9%, à classe B 49% e à classe C, 42%;
     

  5. Quanto às categorias mais procuradas, entre as mulheres estão a moda e beleza. Já entre os homens, a música, games e jogos.

 

Algo que os lojistas devem considerar quanto ao ingresso nas redes sociais são os acontecimentos relacionados à pandemia. Sem dúvida muitas pessoas que mostravam alguma resistência ao comércio online foram obrigadas a aceitar esse tipo de compra e, assim, novos clientes em potencial apareceram.

Conhecer o público que frequenta cada rede pode fazer a diferença também. Veja quais são as características das principais redes sociais, pense no seu público e decida as melhores para investir.

 

Facebook

Ainda é a maior rede social do mundo. São mais de 2 bilhões de contas cadastradas. Ela permite o emprego de muitos tipos de mídia: imagens, textos, vídeos e animações. O Facebook ainda oferece a opção de anúncios pagos.

 

Instagram

Como dissemos, as fotos de alta qualidade dos produtos junto com suas legendas eficientes são imprescindíveis. O Instagram, rede social voltada à publicação de imagens, é o lugar ideal para montar uma galeria de produtos à livre escolha do cliente. Não esqueça do Direct, uma ferramenta de interação muito útil.

 

YouTube

Com uma popularidade que não para de crescer, o YouTube pode ser aproveitado tanto nas propagandas antes e durante os vídeos quanto como conteúdo apresentado pelos influenciadores. Pesquisas indicam que muitos consumidores compram produtos quando anunciados por eles.

 

LinkedIn

Essa rede é voltada para o mundo corporativo. Assim, se empresários e profissionais de determinadas áreas fazem parte do seu público, então esse é um campo a explorar.  Uma vantagem é a variedade de perfis. Você poderá segmentar com mais qualidade e assim acertar no direcionamento da publicidade.

Vimos fatos sobre as principais redes sociais acessadas no Brasil. Entretanto, outras também contém recursos de propaganda que os lojistas podem aproveitar: Twitter, WhatsApp e até TikTok são canais que estão ganhando importância quando se trata de comércio eletrônico.

O WhatsApp, em especial, já é um dos preferidos dos clientes quando desejam um contato rápido e eficiente. Tanto os maiores quanto os menores empreendedores empregam o aplicativo e têm bons resultados. Existe a versão Business do WhatsApp, com uma série de particularidades desenvolvidas para ajudar os empresários a vender mais.

O TikTok, rede de produção de vídeos curtos, ainda não tem tanto tempo no Brasil mas já se mostra um campo interessante para atingir adolescentes e jovens adultos.

Então, para resumir: conheça bem seu público e você saberá quais as redes se encaixam melhor. Da mesma forma, entenda bem o seu produto. Que tipo de pessoas estaria disposto a pagar por ele? Ele resolve o problema dessas pessoas? Segmente, filtre e descubra.

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