Dicas de uso de WhatsApp em conjunto com a loja virtual
Não é só o Instagram que pode funcionar como um aliado poderoso na hora de vender seus produtos pela internet. Quem também pode cumprir esse papel é o WhatsApp. Muita gente ainda desconhece as ferramentas que o aplicativo tem para divulgar produtos.
Não é só o Instagram que pode funcionar como um aliado poderoso na hora de vender seus produtos pela internet. Quem também pode cumprir esse papel é o WhatsApp. Muita gente ainda desconhece as ferramentas que o aplicativo tem para divulgar produtos.
Assim como o Instagram, o WhatsApp pode desempenhar um trabalho intermediário entre o consumidor e a loja virtual, caso o empreendedor já a possua.
O uso do WhatsApp em conjunto com uma loja virtual pode ter um alcance impressionante. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Panorama Mobile Time, 99% dos brasileiros que têm um smartphone fazem uso do WhatsApp. Isto significa que mais de 120 milhões de pessoas têm o aplicativo instalado em seus dispositivos.
Outras estatísticas importantes para o empreendedor apontam os perfis de usuários do WhatsApp. Segundo estudo da comScore, a maior parte dos usuários do aplicativo tem mais de 45 anos, representando 27% deles. Os adultos entre 25 e 34 anos compõem o segundo público mais presente.
Dados assim são importantes para que o comerciante elabore suas estratégias de divulgação de produtos e obtenha sucesso com elas.
Venda com o uso do WhatsApp
Assim como acontece com o Instagram, você precisa satisfazer certos requisitos para começar a oferecer seus produtos pelo WhatsApp. Veja daqui por diante quais são eles.
Em primeiro lugar, você deve usar a versão Business do aplicativo. Ao configurar a conta, você terá duas opções: converter a sua conta pessoal em comercial ou utilizar um novo número. A diferença entre a conta pessoal e a Business são as ferramentas especiais desenvolvidas para o e-commerce.
O método principal da divulgação de produtos são os Catálogos. Esse recurso permite que um cliente receba no aplicativo uma imagem e uma descrição simples do produto. Ele pode receber também um link que, ao ser acessado, leva à plataforma de e-commerce do empresário.
O WhatsApp começou a oferecer na primeira semana de abril de 2021 a opção de fazer e receber pagamentos direto no aplicativo. Isso elimina a necessidade de usar a plataforma do banco. É um serviço parecido com o PIX, sem cobrança de taxas nas operações.
Conheça as ferramentas do WhatsApp Business
Para tirar um bom proveito do aplicativo, é fundamental conhecer os recursos que o Whatsapp Business oferece. Todas as ferramentas estão acessíveis de forma prática e simples.
Primeiro baixe o aplicativo gratuitamente na Play Store. Depois, configure com as informações básicas de acordo com o que é pedido, o que não é muito diferente da criação de uma conta pessoal.
A diferença está nas ferramentas comerciais, que veremos a partir de agora.
Cartão de Visitas
Esse recurso disponibiliza informações sobre seu comércio com as mesmas informações de um cartão de visita impresso: endereço, telefone, site e assim por diante. Mesmo que o cliente não tenha o seu contato na agenda, ele pode ver o seu cartão ao digitar o seu número ou tocar em um link para seu WhatsApp.
Mensagens e Respostas Automáticas
Em algumas situações, em especial quando não é possível responder a um cliente imediatamente, o uso das mensagens automáticas passa a ser necessário. Dá para configurar mensagens de saudações, ausência, espera e o que mais for preciso. As respostas automáticas também podem ser de ajuda. Você pode personaliza-las e definir um atalho para elas.
Etiquetas
As etiquetas são marcações coloridas que servem para identificar uma situação em que a negociação com determinado cliente está. Você pode marcar as mensagens com as etiquetas padrão (novo cliente, pagamento pendente, pago etc) ou adicionar novas etiquetas personalizadas.
Catálogo
Essa é a ferramenta mais importante para os usuários do Business. Permite o cadastro de todos os produtos que o lojista deseja oferecer. Dentro das configurações, em Ferramentas Comerciais, é possível adicionar fotos dos produtos e sua descrição.
O vendedor deve incluir o nome do produto, o preço, um link para a plataforma comercial onde poderá oferecer mais detalhes. Esse catálogo pode ser enviado aos clientes da mesma maneira que você enviaria uma imagem ou um contato para outra pessoa.
O catálogo também pode ser visto através de um link que você pode gerar e enviar em uma conversa, para as suas redes sociais ou por e-mail.
Estatísticas
Esse é outro recurso muito bom para criar ou remodelar as estratégias de venda. As estatísticas incluem informações como número de mensagens trocadas, número de clientes contatados, quantidade de mensagens lidas e recebidas. Assim, o comerciante passa a contar com métricas de desempenho do negócio.
Aproveite algumas dicas de uso do WhatsApp Business
Crie um bom catálogo de produtos
As mesmas dicas que recomendamos para o Instagram servem também para o Whatsapp Business: use imagens de alta qualidade, pois essa será a primeira impressão do potencial cliente. Essa é a vitrine da sua loja virtual. Atualmente é inaceitável o uso de imagens de baixa resolução. Não é preciso usar um equipamento profissional de fotografia, mas cuide para que as fotos sejam tiradas em local bem iluminados e use filtros adequados.
Não demore para responder
Deixar o cliente esperando é um erro muito grande. O WhatsApp é uma ferramenta que foi desenvolvida para promover uma comunicação ágil. E é isso o que o cliente espera. Você pode usar o recurso das respostas automáticas, se julgar necessário.
Use o recurso da localização em tempo real
Outra forma de agradar os clientes é usar esse recurso, para que ele saiba exatamente como e onde está o seu pedido. Assim ele pode fazer uma estimativa de tempo em que receberá sua compra.
Faça uso dos links curtos
Esta é uma opção que gera automaticamente um link para ser divulgado em redes sociais ou e-mail. Assim o cliente tem acesso ao seu WhatsApp e pode iniciar uma conversa com você não importando onde ele esteja navegando.
Use as mensagens automáticas
Nas mensagens automáticas que você criar, indique informações sobre seus horários de funcionamento e seus outros métodos de contato. Dê atenção especial às mensagens de ausência, para que os seus clientes não fiquem esperando à toa quando você não puder atender a eles.
Instagram, Facebook e WhatsApp Business são recursos que os empreendedores não podem deixar de usar a fim de alavancar as vendas. Entretanto, o uso dessas ferramentas se torna ainda mais eficaz com a orientação de profissionais. Conte com a Mageshop para te ajudar!