Dicas de uso de WhatsApp em conjunto com a loja virtual

Postado por Equipe Mageshop, 14-04-2021 - 08:44

Dicas de uso de WhatsApp em conjunto com a loja virtual

Não é só o Instagram que pode funcionar como um aliado poderoso na hora de vender seus produtos pela internet. Quem também pode cumprir esse papel é o WhatsApp. Muita gente ainda desconhece as ferramentas que o aplicativo tem para divulgar produtos.

1

Não é só o Instagram que pode funcionar como um aliado poderoso na hora de vender seus produtos pela internet. Quem também pode cumprir esse papel é o WhatsApp. Muita gente ainda desconhece as ferramentas que o aplicativo tem para divulgar produtos.

Assim como o Instagram, o WhatsApp pode desempenhar um trabalho intermediário entre o consumidor e a loja virtual, caso o empreendedor já a possua.

O uso do WhatsApp em conjunto com uma loja virtual pode ter um alcance impressionante. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Panorama Mobile Time, 99% dos brasileiros que têm um smartphone fazem uso do WhatsApp. Isto significa que mais de 120 milhões de pessoas têm o aplicativo instalado em seus dispositivos.

Outras estatísticas importantes para o empreendedor apontam os perfis de usuários do WhatsApp. Segundo estudo da comScore, a maior parte dos usuários do aplicativo tem mais de 45 anos, representando 27% deles. Os adultos entre 25 e 34 anos compõem o segundo público mais presente.

Dados assim são importantes para que o comerciante elabore suas estratégias de divulgação de produtos e obtenha sucesso com elas.

Venda com o uso do WhatsApp

Assim como acontece com o Instagram, você precisa satisfazer certos requisitos para começar a oferecer seus produtos pelo WhatsApp. Veja daqui por diante quais são eles.

Em primeiro lugar, você deve usar a versão Business do aplicativo. Ao configurar a conta, você terá duas opções: converter a sua conta pessoal em comercial ou utilizar um novo número. A diferença entre a conta pessoal e a Business são as ferramentas especiais desenvolvidas para o e-commerce.

O método principal da divulgação de produtos são os Catálogos. Esse recurso permite que um cliente receba no aplicativo uma imagem e uma descrição simples do produto. Ele pode receber também um link que, ao ser acessado, leva à plataforma de e-commerce do empresário.

O WhatsApp começou a oferecer na primeira semana de abril de 2021 a opção de fazer e receber pagamentos direto no aplicativo. Isso elimina a necessidade de usar a plataforma do banco. É um serviço parecido com o PIX, sem cobrança de taxas nas operações.

Conheça as ferramentas do WhatsApp Business

Para tirar um bom proveito do aplicativo, é fundamental conhecer os recursos que o Whatsapp  Business oferece. Todas as ferramentas estão acessíveis de forma prática e simples.

Primeiro baixe o aplicativo gratuitamente na Play Store. Depois, configure com as informações básicas de acordo com o que é pedido, o que não é muito diferente da criação de uma conta pessoal.

A diferença está nas ferramentas comerciais, que veremos a partir de agora.

Cartão de Visitas

Esse recurso disponibiliza informações sobre seu comércio com as mesmas informações de um cartão de visita impresso: endereço, telefone, site e assim por diante. Mesmo que o cliente não tenha o seu contato na agenda, ele pode ver o seu cartão ao digitar o seu número ou tocar em um link para seu WhatsApp.

Mensagens e Respostas Automáticas

Em algumas situações, em especial quando não é possível responder a um cliente imediatamente, o uso das mensagens automáticas passa a ser necessário. Dá para configurar mensagens de saudações, ausência, espera e o que mais for preciso. As respostas automáticas também podem ser de ajuda. Você pode personaliza-las e definir um atalho para elas.

Etiquetas

As etiquetas são marcações coloridas que servem para identificar uma situação em que a negociação com determinado cliente está. Você pode marcar as mensagens com as etiquetas padrão (novo cliente, pagamento pendente, pago etc) ou adicionar novas etiquetas personalizadas.

Catálogo

Essa é a ferramenta mais importante para os usuários do Business. Permite o cadastro de todos os produtos que o lojista deseja oferecer. Dentro das configurações, em Ferramentas Comerciais, é possível adicionar fotos dos produtos e sua descrição.

O vendedor deve incluir o nome do produto, o preço, um link para a plataforma comercial onde poderá oferecer mais detalhes. Esse catálogo pode ser enviado aos clientes da mesma maneira que você enviaria uma imagem ou um contato para outra pessoa.

O catálogo também pode ser visto através de um link que você pode gerar e enviar em uma conversa, para as suas redes sociais ou por e-mail.

Estatísticas

Esse é outro recurso muito bom para criar ou remodelar as estratégias de venda. As estatísticas incluem informações como número de mensagens trocadas, número de clientes contatados, quantidade de mensagens lidas e recebidas. Assim, o comerciante passa a contar com métricas de desempenho do negócio.

Aproveite algumas dicas de uso do WhatsApp Business

Crie um bom catálogo de produtos

As mesmas dicas  que recomendamos para o Instagram servem também para o Whatsapp Business: use imagens de alta qualidade, pois essa será a primeira impressão do potencial cliente. Essa é a vitrine da sua loja virtual. Atualmente é inaceitável o uso de imagens de baixa resolução. Não é preciso usar um equipamento profissional de fotografia, mas cuide para que as fotos sejam tiradas em local bem iluminados e use filtros adequados.

Não demore para responder

Deixar o cliente esperando é um erro muito grande. O WhatsApp é uma ferramenta que foi desenvolvida para promover uma comunicação ágil. E é isso o que o cliente espera. Você pode usar o recurso das respostas automáticas, se julgar necessário.

Use o recurso da localização em tempo real

Outra forma de agradar os clientes é usar esse recurso, para que ele saiba exatamente como e onde está o seu pedido. Assim ele pode fazer uma estimativa de tempo em que receberá sua compra.

Faça uso dos links curtos

Esta é uma opção que gera automaticamente um link para ser divulgado em redes sociais ou e-mail. Assim o cliente tem acesso ao seu WhatsApp e pode iniciar uma conversa com você não importando onde ele esteja navegando.

Use as mensagens automáticas

Nas mensagens automáticas que você criar, indique informações sobre seus horários de funcionamento e seus outros métodos de contato. Dê atenção especial às mensagens de ausência, para que os seus clientes não fiquem esperando à toa quando você não puder atender a eles.

Instagram, Facebook e WhatsApp Business são recursos que os empreendedores não podem deixar de usar a fim de alavancar as vendas. Entretanto, o uso dessas ferramentas se torna ainda mais eficaz com a orientação de profissionais. Conte com a Mageshop para te ajudar!

Outras Publicações

Vantagens de anunciar no Google Shopping e Google Ads
Não importa o que você oferece ao público, é preciso sempre pensar em crescer. Se o empresário não for d...
Leia Mais
Magento SEO
A plataforma Magento é bastante completa e conta com diversas funcionalidades de otimização de mecanismos d...
Leia Mais
Diferencial competitivo no comércio eletrônico
O comércio eletrônico, que já vinha com tendência de crescimento, mostrou seu imensurável valor nos últi...
Leia Mais
Consumidor digital: confira pesquisas para nortear suas ações
Já parou para pensar se o seu negócio realmente atende às necessidades do seu público-alvo? Antes de abrir...
Leia Mais
Blog para e-commerce: devo criar? Vantagens e como fazer
De acordo com um estudo da Cuponation, empresa especializada em cupons de desconto, o Brasil é o 2º país qu...
Leia Mais