Escutar e se Relacionar com o seu usuário é essencial para as suas estratégias
O que é preciso para manter um bom relacionamento? Você já pensou a respeito disso? Os principais fatores são: ser ouvido e dispor de alguém que se preocupa de verdade com o que você necessita. A esse trabalho com os clientes chamamos de Marketing de Relacionamento. Hoje vamos explicar o que é isso e por que se relacionar com seu usuário é essencial para toda e qualquer estratégia da sua empresa.
O que é o marketing de relacionamento
O Marketing de Relacionamento é um conjunto de ações de construção e divulgação de marca, visando prospectar novos clientes, fidelizar os atuais e criar uma imagem de autoridade no mercado.
Ao fidelizar os clientes e deixá-los felizes com a marca, faz com que eles se tornem defensores e divulgadores dela.
Para compreender melhor o que é Marketing de Relacionamento, vale lembrar que ele engloba as seguintes estratégias:
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Construção e disseminação da marca
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Fidelização de clientes
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Criação de autoridade no mercado
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Contato com o público em diferentes canais de comunicação
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Comunicação próxima de cada pessoa com o Perfil de Cliente Ideal
Para tornar-se uma referência no mercado, pelos princípios do marketing de relacionamento, o ideal é que sua empresa proporcione boas experiências aos usuários.
Para conseguir isso, a empresa cria um relacionamento que oferece vantagens para seus clientes e prospects utilizando ações de comunicação bem estruturadas.
Por que ele é tão importante para suas estratégias?
Ele visa algo muito mais amplo do que apenas aumentar as vendas, não se limitando a meramente conquistar novos clientes, mas sim novos fãs da marca.
Para alcançar um resultado assim, é necessário que a empresa ofereça algo único, que o cliente não encontre em nenhum outro lugar, a fim de criar uma relação contínua e progressiva.
Ele se torna imensamente importante pois aproxima o cliente da empresa/marca além de trazer benefícios para ambos os lados:
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o cliente - que ganha respostas rápidas e personalizadas
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a empresa, que recebe feedbacks que possibilitam aprender e melhorar continuamente
Esse processo pode ser realizado de diferentes maneiras e funciona inclusive para situações que o cliente de um produto ou serviço básico evolua para opções mais avançadas - mas importante destacar que essa é uma estratégia de médio e longo prazo.
Ao aplicar o Marketing de Relacionamento, ouvindo e se relacionando positivamente com seus usuários pode aproximá-los ainda mais da sua empresa, levando-os a conhecer a fundo o que você faz e também as soluções que sua empresa oferece.
Isso aumenta significativamente as chances da clientela de perceber o valor/qualidade/necessidade/diferencial da sua solução e a possibilidade de compra se torna bem maior.
Se esse público/usuário passar por uma boa experiência com sua empresa, é muito provável que esse público divulgue a experiência positiva que teve com você para outras pessoas e resulte na aquisição de novos clientes.
O bom relacionamento com seu usuário pode ser “X” da questão
Toda estratégia de marketing visa fazer o cliente pensar na sua empresa como primeira possibilidade no momento da compra. Portanto, ao desenvolver um relacionamento com seu cliente, mesmo com aquele que já fechou a compra, pode ser muito válido - isso porque o custo de relacionamento para manter os clientes antigos é muito menor do que para a aquisição de novos clientes - fidelizar um novo cliente custa em média 7x mais do que reter um antigo.
Escutar e relacionar-se com seus usuários pode ser o “X” da questão, aquele detalhe que faltava no momento de decisão de compra, sendo capaz de gerar mais compras pelo mesmo cliente e de quebra novas indicações por parte de um cliente satisfeito e fiel.
Ao manter o relacionamento com o público, a empresa pode ajudá-lo a identificar uma necessidade que antes estava despercebida. É aqui que a produção de conteúdo de qualidade cumpre um papel determinante em alavancar os resultados do seu relacionamento com clientes e do Marketing Digital.
É unindo tudo isso que os resultados aparecem.
Vale a pena sua empresa implementar o Marketing de Relacionamento nas suas estratégias?
A resposta é: SIM, SUPER SIM! O Marketing de Relacionamento torna-se um diferencial potente em um mercado competitivo - a diferença entre você e a concorrência.
Isso se dá pois sua empresa vai muito além do que apenas oferecer um produto ou serviço, você vai investir na criação de um relacionamento duradouro com o usuário – e é por intermédio dessa relação que o cliente decidirá:
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se vai efetuar uma compra ou não;
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se voltará a comprar na com você no futuro;
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se indicará a sua empresa para pessoas do convívio.
Necessário ressaltar aqui que o Marketing de Relacionamento não é apenas o sinônimo de um bom atendimento: ele requer muito mais: competência, criatividade, investimento… tudo que seja para oferecer aquele “algo a mais” , aquela diferenciação que vai transformar um simples cliente em um fã!
Qual a chave para o cliente virar um fã?
A chave aqui é: conhecer seu consumidor - à fundo, seus anseios, gostos e desgostos. É assim você vai conseguir atendê-lo de forma personalizada e ir além do que outras empresas vão e de quebra fidelizar seu usuário.
Ter um cliente satisfeito - que possui um bom relacionamento com a empresa, se sente ouvido e acolhido nas suas solicitações reflete diretamente no número de vendas, no impacto do faturamento e inclusive - na sobrevivência ou falência da sua empresa.
Faça com que seu marketing vá além da oferta de produtos e serviços - busque aproveitar verdadeiramente tudo o que os avanços tecnológicos oferecem e utilize-os com o intuito de implementar um Marketing que busque escutar e se relacionar com seu usuário de forma cada vez mais abrangente e personalizada.
O seu principal objetivo deve ser criar e manter um relacionamento saudável e positivo com seus usuários, buscando estabelecer uma relação duradoura.
Um bom relacionamento é algo que vai complementar outras estratégias
O marketing de relacionamento virá junto com as outras estratégias de marketing que sua empresa escolher.
Ao optar pelo modelo que não preza pelo relacionamento, o cliente pode não voltar a adquirir algo da sua marca no futuro ou mesmo desistir da compra. Nesse ínterim, o marketing de relacionamento contrasta diretamente com a abordagem do marketing tradicional, que objetiva apenas divulgar e vender algo, sem preocupação real com o cliente.
Por isso, ao combinar elementos de marketing tradicional com o de relacionamento nas suas estratégias, pode ser o diferencial para colocar o cliente no papel mais importante do sucesso da sua empresa.