O que é conteúdo interativo e como gerar engajamento online?
Produzir conteúdo interativo é uma das melhores maneiras de conseguir mais engajamento com o público. E é simples entender por que: este tipo de conteúdo “convida” o visitante a se aprofundar na navegação, fazendo com que ele queira saber mais sobre sua marca, seu produto ou serviço. O visitante é a pessoa mais importante para uma empresa. Para que ele se sinta valorizado, é uma ótima ideia estimular a participação dele e não apenas inundá-lo de informações. Interagir é uma maneira de gerar tráfego e se diferenciar da concorrência. O engajamento gerado pelo conteúdo interativo também serve para criar e aprofundar a relação da marca com o público. Durante a leitura deste post, você vai entender o que é exatamente o conteúdo interativo e como ele pode resultar em mais engajamento.
O conteúdo interativo
É aquele que oferece algum elemento com o qual o público pode interagir, promovendo uma espécie de diálogo com o visitante. Eles permitem a participação ativa e proporcionam uma experiência de navegação mais achegada e, por que não, divertida.
O material deve ser atrativo, mais do que os conteúdos estáticos. Um dos principais canais onde o conteúdo interativo está presente são as redes sociais. Você sem dúvida já sabe da importância dos perfis para uma empresa. Por exemplo, o Instagram oferece muitas possibilidades de inserir conteúdos dinâmicos e de atrair os usuários.
Para que serve?
Ele vem para suprir a demanda de um público mais qualificado. O cliente de hoje está mais exigente e prefere consumir um conteúdo de alto nível. Para muitas pessoas, o conteúdo simples e estático não são mais atrativos. O visitante não quer mais cumprir um papel passivo, apenas.
O conteúdo interativo faz parte de uma boa estratégia digital. Ele pode servir para colher informações importantes, bem como descobrir em que parte do funil de vendas ele está. O conteúdo dinâmico não deve ser visto como peças publicitárias. O objetivo é engajar e trazer o cliente para perto da marca.
Exemplos
Mas quais são os principais recursos interativos oferecidos na atualidade? Muitos dos exemplos abaixo já são projetados para serem interativos. Outros podem nascer estáticos mas serem adaptados depois.
Quiz
É simples mas desafiador: um jogo de perguntas e respostas que serve para testar o conhecimento sobre algum assunto. Muita gente quando se depara com um quiz, se sente tentado a responder. É uma ferramenta muito boa para estimular a participação dos visitantes.
Além disso, os questionários permitem traçar um perfil do público, de acordo com as respostas. O quiz deve ser rápido, com perguntas inteligentes, para não cansar quem responde.
Infográfico
Esse material tem caráter educativo e se encaixa muito bem nas estratégias de marketing digital. São úteis para engajar os potenciais clientes, que ainda estão buscando informações ou mesmo entendendo o próprio problema.
O infográfico interativo é interessante porque ensina de forma ágil, moderna e convidativa. Geralmente eles apresentam um desafio para o visitante, que pode interagir clicando em alguma opção, respondendo a alguma pergunta, com soluções que vão aparecendo conforme ele navega.
Calculadora
A ferramenta interativa ajuda o interessado a se decidir pela aquisição de certo produto ou serviço. É destinada aos clientes de fundo de funil, que já estão considerando as consequências da decisão que tomar.
Oferecer uma calculadora interativa é bastante útil, porque o cliente pode fazer os cálculos que achar necessários para o envio de certa compra e analisar os custos envolvidos. Um exemplo é a calculadora de frete dos Correios, que funciona simulando o valor do frete para encomendas.
Vídeo
A interação com vídeos está ganhando espaço, e já é considerada fundamental na estratégia de marketing de muitas marcas. Nesse novo modelo, os vídeos deixaram de ser apenas passivos para serem dinâmicos, convidando o espectador a agir.
Os vídeos interativos cumprem bem a função de ensinar de forma lúdica os visitantes, fazendo, em boa parte das vezes, com que um assunto complexo se torne compreensível até para leigos. Os vídeos podem utilizar princípios de gamificação, isto é, a aplicação da dinâmica dos jogos em ambientes onde tradicionalmente não são empregados, como vídeos e animações.
Palavra-cruzada
Assim como o quiz, as palavras-cruzadas desafiam o conhecimento do visitante e também servem para educar sobre temas mais complexos. Costumam gerar um bom engajamento, já que mexem com o intelecto.
Para muitas pessoas, conseguir resolver um jogo de palavras-cruzadas é uma questão de honra. Isso pode fazer com que o usuário permaneça interagindo por um bom tempo. Esse recurso é útil em especial para o topo do funil, momento para cultivar o interesse do cliente em potencial.
Landing page
A função da landing page, ou página de destino, é colher informações sobre o visitante, de acordo com a regulamentação da LPGD, ao mesmo tempo em que é oferecido ao cliente um produto de valor e que vai ser útil para ele.
A landing page pode proporcionar mais: você pode acrescentar quizzes, questionários e formulários para comunicação. Também está se tornando comum a inclusão de depoimentos de outros clientes satisfeitos, ressaltando os diferenciais da empresa. Esse é um gatilho mental poderoso, que tem um ótimo poder de engajamento.
Planilha
Quando você adicionar interatividade à planilha na landing page, está estimulando o visitante ao trabalho. Pode ser, por exemplo, uma planilha de controle financeiro ou de gestão empresarial.
Esses tipos de planilha são úteis para ajudar o cliente a traçar estratégias para a própria empresa. É uma maneira de fazê-lo se lembrar da sua marca e despertar a confiança dele.
Como criar conteúdo interativo?
Para facilitar a geração desse tipo de material, existem ferramentas especializadas. Algumas ferramentas para criação:
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Quizur, para geração de quizzes;
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Contentools, criação de calculadoras, mapas, infográfico e outros conteúdos;
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Survey Monkey, especializado em formulários e enquetes;
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Mapme, para mapas interativos;
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Thinglink: tem a função de criar vídeos em 360 graus;
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Meu Redator: criação de artigos para blog e e-books;
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Dot, para criar quizzes, jogos e calculadoras
Para gerar engajamento on-line, o conteúdo interativo exige, antes de tudo, que você tenha um objetivo em mente e um planejamento adequado. Como o seu objetivo é engajar, procure conhecer o público: determine qual o seu público-alvo e crie os conteúdos interativos pensando neles.