Veja os melhores horários para postar no Instagram em 2022
Já está mais do que claro que o Instagram é uma poderosa vitrine para o lojista. Hoje, mais de 80% dos usuários usam a rede social para buscar informações sobre os produtos que desejam adquirir. E esse mesmo número de pessoas seguem o perfil de pelo menos uma marca para ficar por dentro das novidades. Mesmo assim, não é toda hora que o seu público-alvo está online. Então, faz parte de uma boa estratégia de vendas levar em conta os melhores horários para postar, para que novos produtos e divulgações cheguem ao cliente “fresquinhas”. Assim, a chance de se destacar na plataforma é maior. E então, já sabe quais são os melhores horários para postar no Instagram? Se não souber, acompanhe esse artigo para descobrir!
Os melhores horários para postagens
Uma pesquisa da Sprout Social, os melhores horários atualmente são:
Dia da semana |
Horário |
Domingo |
entre 10 e 14 horas |
Segunda |
entre 11 e 17 horas |
Terça |
5 horas e entre 9 e 18 horas |
Quarta |
5, 11 e 15 horas |
Quinta |
5, 11 e 15 horas |
Sexta |
5, e entre 9 e 16 horas |
Sábado |
11 horas |
Caso não dê para fazer suas postagens exatamente nesses dias e horários, a pesquisa indica que, em linhas gerais, o melhor horário é entre 14 e 15 horas. O Sprout ainda revela que posts às 5 horas de terça a sexta trazem um bom engajamento.
Estes horários podem ser explicados por coincidirem com os horários em que a maioria dos usuários acorda, almoça ou sai do trabalho. Por isso, o levantamento aponta que a terça-feira é o melhor dia para postar, enquanto o domingo é considerado o pior.
Uma pesquisa da Later, de 2019, mostra que as empresas B2B têm mais engajamento nas postagens feitas das 11 às 13 horas aos sábados. Nesse segmento, ainda segundo o estudo, o ápice do engajamento é atingido todos os dias entre 10 e 15 horas.
Como definir os melhores horários
Embora o próprio Instagram não tenha estabelecido nada ainda a respeito desse assunto, como vimos, pesquisas lideradas por especialistas fazem esse trabalho. Mas é importante saber que o melhor horário depende, na maioria das vezes, de quem são os seguidores do perfil.
Os comportamentos, padrões de atividades, consumo e interação precisam ser considerados. Analisando esses detalhes, você encontrará o timing correto. Conheça todos os detalhes que precisam ser levados em conta:
Entenda quem é o seu público
Essa é uma informação importante, afinal, dependendo da idade e dos costumes, é mais fácil lançar uma postagem para “fisgar” o cliente.
Por exemplo, se você quer atingir uma faixa etária jovem, que ainda estuda, um bom momento poderia ser o dos intervalos escolares, em que provavelmente vai se conectar, já que os adolescentes hoje passam boa parte do dia na internet.
Caso o seu público-alvo sejam pessoas mais maduras, que provavelmente passam muito tempo no trabalho, o melhor horário pode ser por volta da hora do almoço, ou no fim da tarde, quando estão voltando para casa, entre 18 e 20 horas.
Coloque-se no lugar da pessoa e tente imaginar o momento em que você estaria mais receptivo, mais propenso a tocar em uma postagem no Instagram e ler com paciência.
Saiba onde o público está
A localização do público é importante para entender o comportamento dele nas redes. Isso influencia na maneira como ele consome conteúdo na web. Uma ferramenta importante para obter dados geográficos é o Instagram Insights. Com ele, você pode criar postagens direcionadas para certas cidades ou regiões.
No Brasil, isso é especialmente útil. Temos 4 fusos horários. Se os seus clientes estão localizados em estados diferentes e distantes, você deve levar em conta que eles podem estar em diferentes horários.
Atente-se para o horário comercial
O período em que os estabelecimentos dão expediente deve ser observado. Em geral, ele está entre 8 ou 9 horas e 17 e 18 horas. Nesse horário, a visualização por certos grupos de público pode ser muito baixa. Como estão trabalhando, o feed e os Stories vão passar despercebidos. Use o horário do almoço para publicar conteúdo.
Aproveite os dados do Instagram for Business
É uma ferramenta que fornece informações úteis para empresas. Ela mostra em quais horários é provável haver mais interações. Você terá acesso a diversas métricas importantes: alcance, visualizações, impressões, cliques e seguidores.
Como dito, os dados demográficos também estão presentes: idade, localização, dias e horários de maior interatividade etc.
Testes manuais
Nada impede que você use um método pessoal para descobrir os melhores horários. Você pode registrar em uma planilha a semana, o dia da semana e horários em que você publica. Na mesma linha, anote o tipo de conteúdo e a quantidade de curtidas, salvamentos, comentários e compartilhamentos.
Crie um campo para observações especiais. Por exemplo: “post em data comemorativa”. Elas vão permitir uma análise mais concreta dos dados. Também é possível perceber com mais rapidez se o perfil está sofrendo uma shadowban, punição aplicada pelo Instagram que dificulta a exibição dos posts.
Use mais ferramentas
Além do Instagram for Business, existem outros recursos que viabilizam a aplicação de estratégias comerciais. Um deles é o aplicativo UNUM, que pode medir a audiência de forma precisa. O app traz um módulo que especifica os melhores horários para postar no Instagram.
Estude a concorrência
Não se pode esquecer as outras empresas que oferecem produtos para o mesmo perfil de consumidor. Sempre dá para aprender alguma coisa com os concorrentes. Veja os horários em que eles postam.
Talvez eles tenham táticas que a sua empresa não chegou a pensar. Os negócios pouco experientes ou que ainda estão tentando conhecer o público podem aproveitar a vivência das lojas mais antigas.
Faça seu planejamento com tempo
Não existe receita pronta quando se trata de horários de postagem no Instagram. Embora haja pesquisas que revelam as tendências, é inteligente não se deixar levar apenas por elas. Faça uso das ferramentas do próprio Instagram e cruze as informações para conhecer o padrão ideal de consumidor. Dedique tempo ao seu planejamento, identificando imagens, conteúdos e legendas que mostraram um desempenho superior.