Veja os melhores horários para postar no Instagram em 2022
Já está mais do que claro que o Instagram é uma poderosa vitrine para o lojista. Hoje, mais de 80% dos usuários usam a rede social para buscar informações sobre os produtos que desejam adquirir. E esse mesmo número de pessoas seguem o perfil de pelo menos uma marca para ficar por dentro das novidades. Mesmo assim, não é toda hora que o seu público-alvo está online. Então, faz parte de uma boa estratégia de vendas levar em conta os melhores horários para postar, para que novos produtos e divulgações cheguem ao cliente “fresquinhas”. Assim, a chance de se destacar na plataforma é maior. E então, já sabe quais são os melhores horários para postar no Instagram? Se não souber, acompanhe esse artigo para descobrir!
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Os melhores horários para postagens
Uma pesquisa da Sprout Social, os melhores horários atualmente são:
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Dia da semana |
Horário |
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Domingo |
entre 10 e 14 horas |
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Segunda |
entre 11 e 17 horas |
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Terça |
5 horas e entre 9 e 18 horas |
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Quarta |
5, 11 e 15 horas |
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Quinta |
5, 11 e 15 horas |
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Sexta |
5, e entre 9 e 16 horas |
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Sábado |
11 horas |
Caso não dê para fazer suas postagens exatamente nesses dias e horários, a pesquisa indica que, em linhas gerais, o melhor horário é entre 14 e 15 horas. O Sprout ainda revela que posts às 5 horas de terça a sexta trazem um bom engajamento.
Estes horários podem ser explicados por coincidirem com os horários em que a maioria dos usuários acorda, almoça ou sai do trabalho. Por isso, o levantamento aponta que a terça-feira é o melhor dia para postar, enquanto o domingo é considerado o pior.
Uma pesquisa da Later, de 2019, mostra que as empresas B2B têm mais engajamento nas postagens feitas das 11 às 13 horas aos sábados. Nesse segmento, ainda segundo o estudo, o ápice do engajamento é atingido todos os dias entre 10 e 15 horas.
Como definir os melhores horários
Embora o próprio Instagram não tenha estabelecido nada ainda a respeito desse assunto, como vimos, pesquisas lideradas por especialistas fazem esse trabalho. Mas é importante saber que o melhor horário depende, na maioria das vezes, de quem são os seguidores do perfil.
Os comportamentos, padrões de atividades, consumo e interação precisam ser considerados. Analisando esses detalhes, você encontrará o timing correto. Conheça todos os detalhes que precisam ser levados em conta:
Entenda quem é o seu público
Essa é uma informação importante, afinal, dependendo da idade e dos costumes, é mais fácil lançar uma postagem para “fisgar” o cliente.
Por exemplo, se você quer atingir uma faixa etária jovem, que ainda estuda, um bom momento poderia ser o dos intervalos escolares, em que provavelmente vai se conectar, já que os adolescentes hoje passam boa parte do dia na internet.
Caso o seu público-alvo sejam pessoas mais maduras, que provavelmente passam muito tempo no trabalho, o melhor horário pode ser por volta da hora do almoço, ou no fim da tarde, quando estão voltando para casa, entre 18 e 20 horas.
Coloque-se no lugar da pessoa e tente imaginar o momento em que você estaria mais receptivo, mais propenso a tocar em uma postagem no Instagram e ler com paciência.
Saiba onde o público está
A localização do público é importante para entender o comportamento dele nas redes. Isso influencia na maneira como ele consome conteúdo na web. Uma ferramenta importante para obter dados geográficos é o Instagram Insights. Com ele, você pode criar postagens direcionadas para certas cidades ou regiões.
No Brasil, isso é especialmente útil. Temos 4 fusos horários. Se os seus clientes estão localizados em estados diferentes e distantes, você deve levar em conta que eles podem estar em diferentes horários.
Atente-se para o horário comercial
O período em que os estabelecimentos dão expediente deve ser observado. Em geral, ele está entre 8 ou 9 horas e 17 e 18 horas. Nesse horário, a visualização por certos grupos de público pode ser muito baixa. Como estão trabalhando, o feed e os Stories vão passar despercebidos. Use o horário do almoço para publicar conteúdo.
Aproveite os dados do Instagram for Business
É uma ferramenta que fornece informações úteis para empresas. Ela mostra em quais horários é provável haver mais interações. Você terá acesso a diversas métricas importantes: alcance, visualizações, impressões, cliques e seguidores.
Como dito, os dados demográficos também estão presentes: idade, localização, dias e horários de maior interatividade etc.
Testes manuais
Nada impede que você use um método pessoal para descobrir os melhores horários. Você pode registrar em uma planilha a semana, o dia da semana e horários em que você publica. Na mesma linha, anote o tipo de conteúdo e a quantidade de curtidas, salvamentos, comentários e compartilhamentos.
Crie um campo para observações especiais. Por exemplo: “post em data comemorativa”. Elas vão permitir uma análise mais concreta dos dados. Também é possível perceber com mais rapidez se o perfil está sofrendo uma shadowban, punição aplicada pelo Instagram que dificulta a exibição dos posts.
Use mais ferramentas
Além do Instagram for Business, existem outros recursos que viabilizam a aplicação de estratégias comerciais. Um deles é o aplicativo UNUM, que pode medir a audiência de forma precisa. O app traz um módulo que especifica os melhores horários para postar no Instagram.
Estude a concorrência
Não se pode esquecer as outras empresas que oferecem produtos para o mesmo perfil de consumidor. Sempre dá para aprender alguma coisa com os concorrentes. Veja os horários em que eles postam.
Talvez eles tenham táticas que a sua empresa não chegou a pensar. Os negócios pouco experientes ou que ainda estão tentando conhecer o público podem aproveitar a vivência das lojas mais antigas.
Faça seu planejamento com tempo
Não existe receita pronta quando se trata de horários de postagem no Instagram. Embora haja pesquisas que revelam as tendências, é inteligente não se deixar levar apenas por elas. Faça uso das ferramentas do próprio Instagram e cruze as informações para conhecer o padrão ideal de consumidor. Dedique tempo ao seu planejamento, identificando imagens, conteúdos e legendas que mostraram um desempenho superior.