Vantagens de anunciar no Google Shopping e Google Ads
Não importa o que você oferece ao público, é preciso sempre pensar em crescer. Se o empresário não for dedicado a tornar conhecidos seus produtos, serviços ou ambos, a concorrência o sufoca. Por isso, conhecer ferramentas que ampliam as vendas é obrigatório.
Não importa o que você oferece ao público, é preciso sempre pensar em crescer. Se o empresário não for dedicado a tornar conhecidos seus produtos, serviços ou ambos, a concorrência o sufoca. Por isso, conhecer ferramentas que ampliam as vendas é obrigatório.
O Google ajuda os empresários que têm essa ambição. Há mais de uma década, a gigante das buscas disponibiliza dois recursos para alavancar vendas e divulgar serviços. Estamos falando do Google Shopping e do Google Ads, inicialmente chamado Adwords.
O comerciante pode optar por uma das plataformas ou utilizar ambas. Isso depende do objetivo que ele pretende alcançar. Embora o Google Shopping seja pensado para o comércio eletrônico e o Ads para o oferecimento de serviços e geração de tráfego, nada impede o empreendedor de elaborar uma estratégia que envolva os dois recursos.
Este artigo é sobre o funcionamento e as vantagens de anunciar no Shopping e no Ads, e também como você pode se beneficiar delas. Continue lendo!
Google Shopping
Os anúncios produzidos com a ferramenta Google Shopping aparecem no topo da página de resultados assim que você efetua uma pesquisa por um produto, como “celular” ou “notebook”. Ali são exibidas uma foto, preços e o site onde estão disponíveis para venda. O link Shopping, logo abaixo da caixa de pesquisa, dá ainda mais opções ao interessado.
Ao clicar em alguma das imagens dos produtos, que aparecem em forma de carrossel, o visitante é direcionado à página do comerciante. Isso é positivo tanto para ele quanto para o potencial cliente, que deseja velocidade e precisão na hora de efetuar uma compra.
Funcionamento
O Shopping apresenta duas possibilidades para o vendedor: criar uma conta paga ou gratuita. O Google, entendendo o momento de crise provocado pela pandemia, passou a ceder gratuidade em alguns anúncios.
É necessário se cadastrar no Google Merchant. Nele você deve descrever o seu negócio e catalogar os seus produtos, fornecendo todos os detalhes. Quanto mais dados usados para apresentar o produto, melhor. Assim, a chance do seu anúncio ser exibido pelo Google aumenta.
Existem duas maneiras de incluir seus produtos no catálogo. Encontrar a melhor delas depende da quantidade de produtos que você vende. Se são poucos ou mesmo um só, acrescente diretamente no site seus dados.
Agora, se há uma grande variedade, você pode criar um feed de produtos. Trata-se de um arquivo de planilha eletrônica ou mesmo texto simples em que são lançadas as características dos produtos. Para entender melhor como funciona esse recurso, confira aqui alguns exemplos. Se o seu feed for aprovado, ele passará a ser exibido nas pesquisas.
Vantagens
É até difícil enumerar as vantagens de anunciar no Google Shopping. Mas os principais benefícios aparecem porque a esmagadora maioria dos clientes on-line buscam produtos no Google. Veja alguns dos proveitos:
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Seu produto é exposto, potencialmente, para bilhões de usuários do Google. Sem dúvida alguém se interessa pelo que você vende;
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Comprar pela internet é uma tendência que cresceu com a pandemia. Mais do que nunca anunciar pela rede é vantajoso;
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A loja virtual do comerciante recebe mais visitantes, o que gera mais leads e, finalmente, clientes efetivos;
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O Google é a maior vitrine de produtos do mundo;
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Segundo estudo do site Priory, de fevereiro de 2020, 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google dão atenção só à primeira ou à segunda posição na página de resultados.
Tão vantajosa quanto a ferramenta Shopping é o recurso Google Ads, otimizado para publicar serviços e gerar tráfego nas páginas do anunciante. Veja a partir de agora detalhes sobre ele.
Google Ads
No ar desde 2000, quando ainda se chamava Adwords, essa plataforma de publicidade é a maior do mundo. E é uma fonte de renda bilionária. De acordo com informação do site Resultados Digitais, o faturamento em 2019 foi de mais de 134 bilhões de dólares.
Isso significa que os anunciantes pagam ao Google determinado valor para propagar seus serviços a bilhões de pessoas. Em geral, os empresários remuneram o motor de busca por clique do visitante.
Funcionamento
Para publicar no Google Ads, também é preciso criar uma conta. Após configurá-la com os dados básicos que são solicitados, é hora de criar uma campanha. Para quem está iniciando com a ferramenta, o indicado é usar a opção “sem meta”. Dessa maneira, o próprio Google mostrará opções que vão ajudar o anunciante a construir a publicidade de forma adequada.
Logo após, é possível escolher o tipo de campanha. Existem quatro opções em que as divulgações podem aparecer:
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Rede de pesquisa, em que a propaganda aparece como resultado de busca;
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Rede de display, onde a comunicação é exibida em outros sites e blogs;
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Youtube, que possibilita a inserção do anúncio no início ou no meio do vídeo;
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Aplicativos, difundindo a marca em softwares gratuitos para dispositivos móveis.
O comerciante deve decidir o objetivo da sua campanha: gerar tráfego, por exemplo. Em seguida, vão ser pedidos mais detalhes. Um deles, e que é o mais atrativo para muitos empresários, é o de segmentação.
Segmentar é personalizar seu anúncio de acordo com o público-alvo. É, também, escolher como canalizar seu conteúdo para o público certo. Dentre as opções mais usadas, você pode selecionar as palavras-chave da pesquisa em que a propaganda aparecerá, atingindo de forma mais certeira o seu potencial cliente.
Vantagens
Assim como vender com o Google Shopping, uma chamada no Ads tem muito poder. Confira :
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O Ads leva a sua mensagem para todos os lugares na internet;
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Ele contém ferramentas com as quais é possível analisar e observar métricas sobre os seus anúncios. Assim você pode reformular as estratégias, se preciso;
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Os concorrentes mais poderosos de um negócio muito provavelmente usarão o recurso Ads;
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O Google executa bilhões de pesquisas por dia. Sem dúvida seu negócio aparecerá em muitas delas;
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Flexibilidade: você pode, a todo momento, alterar as suas preferências nas configurações, alinhando-as com seus objetivos;
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É mais eficiente do que as buscas orgânicas, que não são pagas e dependem apenas de estratégias de SEO. O Google posiciona as chamadas pagas antes das gratuitas.
Essas são as principais características e vantagens das plataformas do Google. É importante dizer que não dá para apontar uma opção ou outra como sendo a ideal. O empreendedor é quem deve, calmamente, analisar e decidir qual a melhor opção para atingir seu objetivo.