O que é atendimento humanizado ao cliente e dicas de como colocá-lo em prática

Postado por Equipe mageshop, 05-05-2022 - 05:40

O que é atendimento humanizado ao cliente e dicas de como colocá-lo em prática

Se você quer saber o que é atendimento humanizado ao cliente e dicas de como colocá-lo em prática, este artigo foi feito pra você. O atendimento humanizado, de forma resumida, é um atendimento ao cliente feito de forma mais empática, levando em consideração as necessidades desse cliente. No mercado digital, esse tipo de atendimento vem se tornando cada vez mais necessário, com atendentes preparados para interagir da melhor forma possível com o cliente. Por isso, preparamos uma série de dicas de como você pode colocar esse atendimento humanizado em prática na sua empresa. Quer saber um pouco mais sobre o que é o atendimento humanizado e como colocar esse atendimento em prática? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

1

O que é atendimento humanizado

 

O atendimento humanizado nada mais é do que solucionar os questionamentos e problemas do cliente de forma mais empática. Ou seja, é um atendimento que valoriza o cliente como ser humano, buscando entender suas necessidades.

É um tipo de atendimento que vai proporcionar muitos benefícios para a sua empresa. O primeiro grande benefício é que ao utilizar o atendimento humanizado seus clientes ficam mais satisfeitos com a sua empresa.

Isso acontece porque os clientes estão procurando nas lojas de e-commerce por empresas que enxergam seus clientes como únicos, não como números em uma tabela de vendas. E é essa satisfação dos clientes a responsável por uma maior fidelização dos clientes.

Além disso, o atendimento humanizado atua também como um diferencial, mesmo em empresas que oferecem os mesmos produtos. Por isso, ao atender de forma humanizada, você garante também uma vantagem competitiva com outras empresas.

 

A importância do atendimento humanizado

O atendimento humanizado é muito importante, principalmente na Era Digital. Com o avanço das tecnologias, muitas empresas optam por um atendimento com inteligência artificial, como uma forma de agilizar o atendimento.

Porém, esse tipo de atendimento nem sempre é a melhor opção, principalmente para a resolução de problemas mais complexos. Por isso, a sua empresa pode optar por atendimentos mais humanizados como forma de garantir um atendimento mais consistente para seus clientes.

Isso não significa que você não pode automatizar o atendimento, basta apenas facilitar o atendimento com os atendentes para problemas mais complexos. Dessa forma, seu cliente fica muito mais satisfeito, apenas por ter um atendente capaz de entender seus problemas e de garantir as soluções necessárias.

Ou seja, não importa o quão boas sejam as tecnologias, somente um atendente humano pode propor soluções para problemas inesperados e sentir empatia pelo cliente.

 

Como colocar o atendimento humanizado em prática na sua empresa

Por meio de dicas bastante simples, você pode colocar o atendimento humanizado em prática na sua empresa. Dessa forma, você consegue criar uma relação muito melhor com o seu cliente, fazendo com que ele se sinta especial não só como cliente da sua empresa, mas como indivíduo.

Por isso, preparamos algumas dicas de como você pode pôr em prática o atendimento humanizado na sua empresa.

 

Faça treinamentos com o time de atendimento

Fazer treinamentos com o time de atendimento é uma boa forma de conscientizar seus colaboradores sobre a importância do atendimento humanizado. Com esses treinamentos, eles também irão aprender sobre formas de colocar esse atendimento humanizado em prática.

Ou seja, vai contribuir para que seu time de atendimento forneça um atendimento muito mais empático para os seus clientes. Além disso, por meio do treinamento, seu time vai aprender sobre a importância da proatividade na resolução de problemas.

Dessa forma, seu time de atendimento pode oferecer soluções que vão além do problema do seu cliente, garantindo uma maior satisfação do cliente.

 

Pratique a escuta ativa

A prática da escuta ativa é essencial para um atendimento humanizado. Para isso, basta escutar com atenção os problemas do cliente, mesmo que seja algo simples de resolver.

Da mesma forma que várias vezes nos deparamos em situações onde não entendemos algo, o mesmo acontece com os clientes da sua empresa. Por isso, escutar com atenção os problemas apresentados pelo seu cliente e propor as melhores soluções em cada momento é garantir um atendimento mais humanizado.

Ou seja, garantir um atendimento humanizado pode se resumir simplesmente em ouvir mais o seu cliente, e falar menos. Dessa forma, mesmo que seja um problema simples, o seu cliente vai se sentir ouvido e importante, ficando mais satisfeito com o atendimento prestado.

 

Demonstre empatia

A empatia é uma das peças-chave para um atendimento mais humanizado nas empresas. De forma resumida, a empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa.

Por isso, quando você se coloca no lugar do cliente e pensa: “eu também poderia estar na mesma situação”, você consegue entender mais sobre os sentimentos dele. Dessa forma, você consegue propor soluções melhores, entendendo o problema pela perspectiva do cliente. 

 

Personalize a sua abordagem ao cliente

É impossível você ter um atendimento humanizado sem personalizar a sua abordagem aos clientes. Isso porque cada cliente é único e sem saber como abordar cada um, o seu atendimento não estará feito de maneira humanizada.

Para isso, você pode usar da tecnologia e criar um banco de dados com as informações que você precisa deste cliente. Dessa forma, você vai saber mais sobre os padrões do cliente, bem como a melhor forma de se relacionar com ele.

Outra forma de personalizar a sua abordagem é não ficar se prendendo a scripts. Mesmo que sejam necessários algumas vezes, os scripts deixam a sensação de um atendimento programado, do mesmo modo como as inteligências artificiais atuam.

Por isso, um roteiro de apoio pode ser uma boa forma de direcionar o atendimento, mas não deve ser utilizado a todo momento. Dessa forma, você garante uma abordagem mais amigável e menos automática, desenvolvendo um relacionamento muito melhor com o cliente. 

Agora você já sabe um pouco mais sobre o que é o atendimento humanizado ao cliente e também várias dicas de como colocar esse atendimento em prática na sua empresa. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é colocar tudo o que aprendeu em prática e garantir uma maior satisfação dos clientes com o atendimento da sua empresa.

 

 

Outras Publicações

Como aumentar o tráfego de uma loja virtual
Sua loja virtual está pronta: os itens foram catalogados, as descrições estão impecáveis, o sistema logí...
Leia Mais
Como escalar a sua loja virtual de maneira sustentável
A grande maioria dos empreendedores, quando começa suas atividades na internet, pensa em crescer aos poucos. ...
Leia Mais
A Criação de Valor para o Cliente e o Mercado
Nesse post iremos explorar como é feita a criação de valor para o cliente e para o mercado. O primeiro pas...
Leia Mais
Quando enviar um e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma das estratégias mais poderosas que se tem atualmente. Embora muitos empreendedores ...
Leia Mais
Como usar o chat GPT para otimizar o SEO da sua loja virtual
O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia essencial para quem quer ter sucesso no comércio eletr...
Leia Mais