Um guia para iniciantes em SEO para comércio eletrônico

Postado por Gabriel Walter , 10-01-2023 - 02:44

Um guia para iniciantes em SEO para comércio eletrônico

SEO é um grupo de estratégias que visam a melhor colocação possível nos resultados das pesquisas via Google e outros buscadores, com o objetivo de dar visibilidade a um site e fazer com que mais pessoas o visitem. Já que o mercado está usando bastante a mídia paga para aparecer nas primeiras posições no Google, então a solução para boa parte das lojas virtuais é aumentar o desempenho nas buscas orgânicas, ou seja, as buscas naturais, que não exigem pagamento. Antes o SEO era visto como uma técnica restrita apenas a poucos profissionais do marketing digital e menos conhecido ainda pelos empreendedores. Hoje, as táticas já estão popularizadas, em especial pelas mudanças nos algoritmos do Google, que estão cada vez mais preparados para identificar os melhores conteúdos. Para quem ainda não sabe muito sobre como implantar o SEO, este artigo vai servir como um guia para otimizar o e-commerce para o gigante das buscas. Confira!

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O SEO para e-commerce

 

É o processo que se inicia no planejamento das otimizações para o Google com o objetivo de expandir as vendas do e-commerce por meio da visibilidade orgânica, recebendo mais tráfego e gerando mais negócios.

A otimização é fundamental para o comércio eletrônico, e alguns fatos sustentam essa afirmação. De acordo com um estudo da Conversion, os brasileiros confiam 77% mais em busca orgânica do que em links patrocinados. 

Outra pesquisa, do Hubspot, de 2020, mostra que 75% dos internautas que fazem suas buscas no Google nem sequer clicam no link para a segunda página de resultados, porque já encontram o que desejam logo no começo da primeira. Assim, os sites que se beneficiam são aqueles que aplicam melhor as técnicas de SEO.

Por último, a Pesquisa Consumidor Digital 2020 concluiu que 62,5% dos consumidores online pesquisam no Google sobre marcas ou produtos que desejam adquirir.

Agora, para ajudar a elaborar uma boa estratégia de SEO para comércio eletrônico, você vai ver uma lista dos passos iniciais. Esse artigo vai mostrar 10 deles, divididos em 2 segmentos: SEO técnico e de conteúdo. Vamos lá!

 

SEO técnico

 

O SEO técnico envolve as melhorias internas e estruturais do site. Ele garante que o site seja encontrado mais facilmente pelo robô do Google, desde que tenha sido desenvolvido com as técnicas adequadas.

 

1. Utilize URLs amigáveis

Para os visitantes, uma URL (endereço) fácil é boa porque eles não se esquecem do site. Mas é ainda melhor para o empresário, porque é por meio da URL que o Google sabe qual é o assunto principal das páginas e é informado sobre a estrutura do site. Para obter sucesso, use palavras claras, evite códigos e caracteres especiais e dê atenção ao protocolo SSL, fundamental na segurança das transações.

 

2. Conquiste o usuário com bons títulos

Título e meta descrição são tags (códigos HTML, com os quais se constrói a página) importantíssimas para ajudar o Google a entender melhor o site e aumentar a taxa de cliques. São informações que são exibidas na página de resultados, por isso devem ser atraentes e completas, o máximo possível.

 

3. Melhore a hierarquia do conteúdo

Para que o robô do Google identifique o seu conteúdo com mais facilidade, as tags H1, H2 e H3 são muito importantes. Podemos entender esses códigos como Título e subtítulos. Eles organizam o conteúdo, sendo que o H1 (título principal) é o mais importante, seguido pelo H2 (subtítulo) e H3 (título menor).

 

4. Tenha cuidado com as imagens

Imagens muito grandes e pesadas não são muito bem vistas pelos buscadores. Procure manter o tamanho delas sempre abaixo de 100 KB e com a tag ALT, que mostra uma descrição da imagem, configurada.

 

5.  Inclua o sitemap.xml

Este é um arquivo com todas as URLs que o seu site usa, ou seja, com o endereço de cada uma das páginas que compõem o site. É um mapa pelo qual o robô do Google passa pela estrutura do site, o que pode ajudar a melhorar o desempenho do site nas páginas de resultados.

 

SEO de conteúdo

Essa outra faceta do SEO envolve o desenvolvimento do conteúdo que o visitante vê ao acessar o site.

 

6. Elabore boas descrições

O usuário não pode ficar em dúvida a respeito daquilo que quer comprar depois de ler a descrição que foi elaborada. O texto deve ser original e detalhado, e que responda às dúvidas mais comuns dos clientes. Use as palavras-chave nas descrições dos produtos. Elas devem ser as que você usaria para pesquisar se quisesse adquirir certo produto.

 

7. Acrescente conteúdo multimídia

Dependendo do produto que você vende, incluir vídeos que mostram como usar o produto é uma boa ideia. Por exemplo, se sua empresa vende algum produto que exija montagem, um vídeo que ensine a fazer isso certamente vai melhorar a popularidade dele.

 

8. Estimule avaliações

A Pesquisa Consumidor Digital 2020 revelou que mais de 96% dos consumidores online consideram a opinião de outros consumidores antes de adquirir um produto. Por isso, estimule os clientes a deixarem opiniões no site, e adicione as mais positivas ao seu conteúdo online, exibindo-os nas páginas, com o objetivo de conquistar clientes.

 

9. Pense no formato Web Stories

Esse formato de conteúdo exibe cards num padrão igual aos Stories do Instagram. Como é um tipo de apresentação em alta na internet, em especial para quem usa um dispositivo móvel, é interessante testar no seu negócio.

 

10. Estude as métricas

Use uma ferramenta como o Google Analytics para medir o desempenho do seu e-commerce e entender como os seus conteúdos estão sendo recebidos. As principais métricas são: tráfego, taxa de abandono, tempo de permanência, mapa de scroll (rolagem), compartilhamento e interação.

 

Na verdade, ainda há muitas outras técnicas de SEO para que você atinja as melhores posições nos buscadores. Mas as que você viu aqui são as principais. Então, tudo o que você precisa fazer é iniciar o planejamento do SEO do seu e-commerce com elas para obter bons resultados iniciais. Com o tempo, sua empresa vai perceber a necessidade de incorporar outras táticas mais avançadas, como o Core Web Vitals e Link Building.

 

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