Como o review de produto pode ajudar seu e-commerce?

Postado por Equipe mageshop, 01-06-2022 - 08:29

Como o review de produto pode ajudar seu e-commerce?

Você já quis comprar um celular novo, ou um móvel para sua casa, mas não tinha ninguém conhecido para te dizer se era um bom produto? Se sim, então não é o único. Mas, para esta situação, existe outra excelente maneira de saber o que os consumidores têm a dizer sobre o que você quer comprar. São os reviews de produtos. Eles estão se tornando bastante comuns nas redes sociais, no Google e nos sites de e-commerce. É um recurso que tem beneficiado tanto consumidores quanto lojistas. Nesse artigo, você vai entender o que são os reviews de produtos, o que eles contêm e como podem te ajudar. Continue a leitura!

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O que são os reviews de produto?

 

Para simplificar, os reviews são avaliações, ou feedbacks, de um produto ou serviço feita por um cliente que o comprou. Eles podem ser positivos ou não, dependendo da opinião formada pelo consumidor. As avaliações dos clientes ajudam os clientes em potencial a tomar uma decisão quanto à aquisição.

Esta análise crítica geralmente é feita em formato de texto, mas também pode ser guiada por meio de uma pesquisa de opinião. No primeiro formato, o cliente escreve livremente sobre os pontos fortes e fracos do produto, serviço ou da marca. Por vezes, ele até pode falar sobre o atendimento da empresa, sobre o pós-venda, entre outras coisas.

As pesquisas de opinião se concentram em respostas a questões elaboradas pela própria empresa e, na maioria das vezes, solicita uma nota para classificar a qualidade da experiência de compra.

Os reviews têm o mesmo efeito que uma propaganda boca-a-boca, o que pode trazer muitos clientes novos à sua marca. E existem ainda outros fatos que confirmam a importância dos reviews. Veja.

 

A importância dos reviews para o seu negócio

 

O review de produto ajuda o empreendedor a ver se está gerenciando o seu negócio da melhor forma e se os seus investimentos estão valendo a pena. Ele permite saber a impressão que os consumidores têm sobre o seu produto ou serviço.

Um estudo da Statisa, uma empresa alemã que conduz pesquisas sobre mercado e clientes, mostrou alguns dados relevantes sobre a importância dos reviews:

 

  • cerca de 17% dos consumidores participantes da pesquisa afirmam que sempre lêem os reviews de produtos antes de comprar;

  • 38% dos compradores consideram as resenhas críticas um fator decisivo para a aquisição;

  • dos clientes entre 25 e 34 anos, 36% gostam de ler as opiniões de outros consumidores para se decidir em uma futura compra;

 

As avaliações positivas e negativas têm um peso enorme na decisão pela compra. Outro estudo, a Importance of Online Products Reviews from a Consumer´s Perspective” mostra que 

 

  • 11% dos entrevistados consideram que uma única opinião negativa é suficiente para abandonar a ideia de adquirir um produto;

  • para 18%, só uma avaliação positiva já convence a comprar.

 

Uma publicação do Brightlocal, empresa especializada em marketing digital e SEO, afirma que a taxa de cliques em anúncios de empresas que exibem avaliação por estrelas no Google aumenta em 13,8%.

Portanto, se o seu site e suas redes sociais disponibilizam um espaço para que os clientes opinem sobre o seu produto, são bem maiores as chances de ganhar novos clientes. 

 

Vantagens do review de produtos

 

O objetivo dos reviews é sempre informar o cliente, ganhar a confiança dele e, por meio da sua ajuda, promover a marca. Descubra mais detalhes sobre os benefícios dos reviews:

 

Ganho de credibilidade

 

Quando você cede espaço para que o seu consumidor se manifeste a respeito do produto, mostra que está aberto a críticas e sugestões. Indica ainda, que “não tem nada a esconder”, que preza pela transparência. Isto traz profissionalismo, ética e credibilidade para sua marca.

O consumidor prefere contar com a possibilidade de ser ouvido caso não goste do produto e também se sente motivado a expressar o seu contentamento com ele. Sem dúvida, a honestidade é uma qualidade apreciada pelos clientes, e pode motivá-lo a efetuar a compra, mesmo que alguns comentários não sejam positivos. 

 

Acesso a informações

 

Você sabe quais as informações que pode obter pelos reviews? As resenhas podem revelar dados importantes, como:

 

  • nível de satisfação dos clientes;

  • pontos fortes e fracos dos produtos;

  • ajustes necessários;

  • chance de recomendação a outros

 

Os textos de review podem substituir o trabalho de uma consultoria, que é mais cara e demorada ou complementar o SAC: um cliente pode fornecer um feedback em forma de review se não tiver sua dúvida resolvida pelo Serviço de Atendimento.

 

Melhoria no SEO

 

Ser encontrado nos buscadores não é uma tarefa simples, em especial quando se atua em um nicho de alta concorrência. Os reviews de produtos podem trazer efeitos positivos, principalmente quando contém avaliações favoráveis.

Uma das exigências do Google para ranqueamento leva em consideração a quantidade de conteúdo espontâneo criado pelos clientes. Quando um e-commerce recebe boas avaliações de muitos clientes, isto cria autoridade e relevância, o que faz com que o site alcance as primeiras posições na página de resultados.

 

Aprimoramento da experiência de compra

 

Quanto mais feedbacks, mais fácil vai ser para o dono do negócio perceber como melhorar os processos logísticos, o pós-venda, o atendimento e o que mais for necessário. Assim, ele pode apostar em mudanças na experiência do usuário, tornando-o cada vez mais satisfeito. E clientes satisfeitos sempre voltam e trazem outros com ele.


 

Aumento da fidelização

 

Ao ler os comentários de outros clientes, a fidelidade dos seus consumidores aumenta. Fidelizar é o mesmo que  reter o cliente, de maneira que ele tenha o hábito de comprar da sua loja e recomendá-la a amigos, familiares e conhecidos nas redes sociais. Para manter os consumidores fiéis, ofereça uma experiência de compra de alta qualidade em todo canal que você usa para vender. 

Estimular o cliente a deixar a opinião é uma ação importante. Um dos melhores canais para receber um review são as redes sociais. As mais comuns são o Instagram e o Facebook. Ceda espaço no seu perfil para os feedbacks. Não se esqueça de usar no seu e-commerce formulários e pesquisas de opinião, pois elas trarão informações praticamente em tempo real, que vão orientar você no caminho certo para ampliar seus lucros.

 

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