Google Meu Negócio: como divulgar a sua empresa
Você sabia que o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita? Aliás, é muito fácil aproveitar desse sistema e usufruir de seus benefícios. Mesmo que você não entenda muito de computador, com certeza vai conseguir configurar sua empresa. O Google é conhecido pela sua imensa inovação. De fato, a ordem dentro da organização é produzir produtos inovadores e magníficos - o famoso efeito “Uau!!”. O GMN (ou GMB) tem essas características. Neste post, vamos explicar como utilizar essa ferramenta, aumentando ainda mais a divulgação de seu negócio.
Qual é a importância do Google para sua empresa?
O Google é, sem dúvida, uma das empresas mais influentes do nosso tempo. Quase todo mundo no planeta faz uso desse buscador, tornando-o o mais valioso que há no mercado.
Em geral, a empresa obtém lucros através dos anúncios patrocinados. Ou seja, outras empresas pagam ao Google para apresentar seus anúncios - que podem aparecer em milhares de lugares na internet.
Ficar fora do Google, portanto, significa “morte digital” para seu negócio.
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é um produto do Google que visa ajudar a inserir empresas nos resultados de pesquisa. Portanto, ele é simples e prático, requisitando apenas de alguns documentos e informações do negócio.
Além disso, durante a catalogação da empresa, você tem a opção de conseguir um site gratuito. Ele vai fornecer informações relevantes de seu negócio, mas não é muito personalizável. Com o site, você também vai ganhar um domínio gratuito.
Ou seja, sua empresa vai ter um site, um domínio e ainda vai aparecer no Google Maps e no mecanismo de busca - e você pode ganhar alguns “mimos” do Google.
Como configurar o Google Meu Negócio?
Nesta seção, vamos apresentar algumas dicas valiosas para configurar o Google Meu Negócio. Portanto, iremos abordar os seguintes tópicos:
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Escolha o nome da sua empresa.
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Defina o segmento de atuação.
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Indique o site do negócio (ou crie um na hora).
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Informe sobre a localização da empresa.
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Confirme que é real através de um código.
Veja mais detalhes logo a seguir:
Escolha o nome da sua empresa
O nome da sua empresa deve ser aquele pelo qual ela se identifica. Você pode, se quiser, colocar um nome diferente na sua empresa, mas isso terá consequências negativas durante seus resultados.
Se seu negócio for famoso ou investir em marketing com frequência, mudar o nome vai diminuir sua autoridade de marca.
Defina o segmento de atuação
O segmento de atuação é muito importante. Todavia, ele é complexo de configurar, pois o Google Meu Negócio aceita apenas os segmentos de sua seleção. Se sua empresa for “exótica”, será difícil encontrar o segmento exato para ela.
Um exemplo é “Professor de matemática”. Não existe esse segmento no GMB, mas há o “Tutor de alunos” lá. Em suma, isso acontece devido a tradução de segmentos de atuação.
Indique o site do negócio (ou crie um na hora)
Como foi dito, a ferramenta pode criar um site para sua empresa, ou você pode escolher um site já em uso.
Usar o site fornecido é melhor que a maioria das outras opções gratuitas, dado que é otimizado para o buscador.
Informe sobre a localização da empresa
Tome muito cuidado nessa seção. Use o endereço completo de sua loja, revisando cada parte dele.
Note que existem dezenas de “Av. Brasil” em nosso país. Dessa forma, se não especificar certinho, pode haver problemas durante sua divulgação.
O mesmo vale para o nome da cidade.
Confirme que sua empresa é real
Por fim, após concluir o cadastro, o Google vai querer uma confirmação de que seu negócio é real. Para isso, a empresa vai enviar uma carta até o endereço cadastrado, com um código para você usar.
Feito esse processo, que pode levar 12 dias por causa da carta, sua empresa estará oficialmente no Google Maps.
Como maximizar seus resultados com essa ferramenta?
Colocar sua empresa no Google Meu Negócio é um passo excelente, mas que, por si só, não garante divulgação. Afinal, a depender de sua atuação, podem existir dezenas de outras empresas concorrendo no mesmo mercado.
Para aumentar sua divulgação, considere as seguintes ações na ferramenta:
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Cheque as informações de sua empresa.
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Facilite o contato com o cliente.
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Poste atualizações no site que o Google forneceu.
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Invista em tráfego pago.
Vamos aos detalhes:
Cheque as informações de sua empresa
Não confie demais nas informações que você colocou durante o cadastramento de seu negócio. Afinal, às vezes cometemos erros imperceptíveis - que só vamos notar muito tempo depois.
Então, para evitar maiores danos, cheque todas as informações cadastrais no dia subsequente ao cadastramento. Assim sua mente vai estar mais descansada, facilitando encontrar erros.
Você pode checar os dados em caso de não ver resultados depois de uma ação de marketing. Se o GMB diz que 10 pessoas te ligaram, mas você não recebeu ligações no dia, cheque o número cadastrado.
Facilite o contato com o cliente
Quando seu negócio usa o site gratuito fornecido pelo Google, ele já vem otimizado para direcionar o cliente até sua empresa. Afinal, trata-se de uma página simples, com informações de contato, horário de funcionamento e demais informações básicas.
No entanto, se o site for de sua autoria, tenha certeza de que será tão eficiente quanto o site gratuito fornecido pelo Google.
Acredite: seus clientes não vão procurar seu telefone por muito tempo.
Poste atualizações no site que o Google forneceu
Em resumo, o site gratuito lembra uma página do Facebook, contendo suas informações, algumas fotos, avaliações e atualizações. Use esse espaço para apresentar sua empresa e seus produtos.
Você pode até fazer promoções lá!
Invista em tráfego pago
Por fim, usar o Google Meu Negócio pela primeira vez pode render uma quantia para ser aplicada em tráfego pago. O Google faz isso para você experimentar essa ferramenta, ajudando na hora de divulgar sua empresa.
Atualmente (julho de 2021) o Google oferece R$ 150 para você aproveitar.
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