Como escalar a sua loja virtual de maneira sustentável
A grande maioria dos empreendedores, quando começa suas atividades na internet, pensa em crescer aos poucos. No meio comercial, a capacidade de expandir se chama escalabilidade. Mas não basta só querer se desenvolver. Você tem que estar preparado. Para começar a crescer e manter esse crescimento, é preciso tomar certos cuidados. Afinal, não adianta nada ganhar espaço e não ter uma estrutura para suportar as consequências do aumento da demanda. Para que seu e-commerce continue oferecendo um serviço de qualidade, este post vai discutir algumas estratégias que você precisa adotar para escalar com suavidade. Veja!
O que é exatamente ser escalável?
Se você procurar essa palavra em um dicionário, vai ver que ela significa “algo que tem condições para crescer”. Ou seja, é fundamental que o e-commerce conte com uma infraestrutura que permita começar e manter o desenvolvimento, para que ele não seja traumático ou mesmo inviável.
À medida que você se torna conhecido por oferecer bons produtos e um atendimento de qualidade, é natural que chegue o momento de se expandir. Por isso, é importante ficar atento a uma série de fatores que influenciam a escalabilidade de forma positiva ou negativa.
O mais importante é planejar. Daqui para a frente, você conhecerá os principais pontos a considerar na hora de escalar o seu negócio.
Como escalar de forma sustentável?
Seu e-commerce é formado por “partes”. O que você precisa garantir é que todas elas trabalhem em ritmos compatíveis. Por exemplo, a entrega precisa acompanhar a velocidade das vendas, assim como o estoque.
Verifique os seguintes pontos:
Planejamento estratégico
Esse é o ponto de partida para quem deseja crescer. É a melhor forma de organizar e preparar a base para o desenvolvimento. Isso agora vai fazer parte dos seus objetivos e, portanto, parte fundamental da expansão. Você, junto com o seu time, precisa analisar onde se pretende chegar, em quanto tempo e como fazer isso. Precisa ser um conjunto claro de definições, para que cada membro da equipe entenda a participação que terá dali para frente.
Automação
A escalabilidade deve permitir que todas as tarefas sejam feitas no menor tempo possível sem perder a qualidade. Para isso, o ideal é tornar automáticas certas rotinas da empresa. Isso pode incluir estoque, fluxo de pagamento, marketing e atendimento. Se esses processos puderem ser automatizados, a equipe de colaboradores não vai gastar tanto tempo com essas tarefas e, assim, podem se dedicar a outras que exigem mais foco.
Atendimento
O atendimento ao cliente precisa ser um serviço de alta qualidade independentemente do tamanho da loja. Agora, quando o volume de vendas cresce, aí é que o atendimento vira um ponto crítico, com o aumento da demanda e de possíveis problemas.
Se acontecerem, a equipe precisa estar preparada. A integração omnicanal é bem vinda nessa hora. Essa estratégia é uma das mais importantes na atualidade, e é uma característica presente nas empresas mais desenvolvidas.
Os chatbots são uma maneira de automatizar o atendimento, fazendo com que seu e-commerce ganhe tempo e proporcione uma melhor experiência ao cliente.
Plataforma de e-commerce
Conforme a loja vai se ampliando, é natural que o número de acessos e operações de venda também aumente. Por isso, a plataforma que hospeda seu e-commerce precisa suportar a nova demanda.
A robustez da plataforma depende, principalmente, de um servidor potente, com processamento dedicado. Também é importante que a plataforma que você usa ofereça opções de escalabilidade. O importante é que ela não “sofra” muito quando seu site precisar de mais espaço, o que certamente vai acontecer.
Treinamento para a equipe
Quanto mais a empresa se desenvolve, mais você vai precisar de ajuda para administrar a loja. Sozinho, vai ser bem mais difícil e provavelmente não vai obter os mesmos resultados que alcançaria se estivesse trabalhando em grupo.
Trata-se de um caminho cheio de novidades e para isso o time precisa estar preparado ou, pelo menos, disposto a aprender. Converse com todos para que estejam cientes do novo momento e promova treinamento para cumprir com os objetivos traçados na fase de planejamento.
Planejamento logístico
Este é um item que precisa de atenção especial. A entrega é um fator que pode facilmente impulsionar ou fazer cair suas vendas. Então, a logística merece ser planejada com todo o time, para que trabalhem em sincronia, desde a separação do produto, passando pelo embalo, até o envio dele.
Uma das maiores decepções para qualquer cliente é receber a compra com atraso.Assim, a estrutura logística deve estar adaptada ao maior número de vendas decorrentes da escala.
Controle de estoque
A gestão de estoque é uma das atividades ligadas ao planejamento logístico. Se uma venda é concretizada e o produto não estiver em estoque, vai levar mais tempo até o cliente receber a compra, o que vai gerar insatisfação e vai atrapalhar o crescimento da loja.
Por outro lado, quando o estoque é bem controlado, fica mais fácil atender à demanda, porque a entrega no prazo é garantida. Ao passo que as vendas vão aumentando em quantidade, o giro do estoque também é maior, o que exige um controle cada vez mais eficiente.
Conteúdo
Além do sistema de e-commerce propriamente dito, invista em conteúdo que o seu público gosta de consumir. Investir em um blog é uma ótima opção, porque vai servir como chamariz para os buscadores localizarem seu site.
Nada impede que sua marca apareça também nas redes sociais. O Instagram, por exemplo, pode servir como uma grande vitrine para seus produtos, além de trazer conteúdo relevante. Inclua o assunto conteúdo no planejamento estratégico com o time.
Relacionamento interpessoal
Comunicação é a chave para um bom relacionamento entre pessoas. Quando falamos de relacionamento, podemos pensar em dois aspectos: entre os colaboradores e com o cliente.
Não deixar as tarefas claras e não posicionar o time sobre o planejamento estratégico que visa o crescimento pode desmotivar e provocar uma rotatividade muito alta, o que exige novos treinamentos e adaptações.
O relacionamento com os fornecedores deve ser pacífico. E com os clientes, mais ainda. Você precisa estar atento às necessidades e estar sempre pronto para dar suporte, esclarecer dúvidas e proporcionar um excelente pós-venda.