Calendário do e-commerce 2023: planeje suas estratégias com antecedência

Postado por Gabriel Walter , 09-01-2023 - 02:50

Calendário do e-commerce 2023: planeje suas estratégias com antecedência

Os dias festivos são uma das melhores oportunidades que o e-commerce tem para alavancar as vendas. E 2023 está cheio de datas interessantes. Mas, para aproveitar ao máximo, é preciso planejar com antecedência. Para isso, o ideal é elaborar um calendário logo no começo do ano. Assim, dá tempo de organizar tudo. Embora as datas tradicionais, como Natal e Dia das Mães sejam fundamentais para o comércio, é bom aproveitar as datas “menores” para faturar, principalmente se tiverem a ver com o seu público-alvo. Por exemplo, quando se trata de uma loja de games, o Dia do Orgulho Nerd deve ser uma data tão importante quanto o Natal ou a Páscoa. Existem muitas outras datas que são desconhecidas para a maioria do público, mas que fazem muito sentido para certo segmento. Acompanhe o calendário do e-commerce com as principais datas para 2023 a partir de agora!

1

Janeiro

 

Como se trata de um mês de férias e também de pagar impostos, duas frentes comerciais estão a todo vapor: as agências de turismo, oferecendo roteiros de praia, cruzeiros e viagens em família. Materiais escolares, colégios e faculdades também concentram esforços nesse mês, além de concessionárias e lojas de veículos, ofertando benefícios como IPVA grátis.

 

Fevereiro

 

Dia 14 - Valentine´s Day

Muitas datas internacionais que, até uma década atrás, nem apareciam no nosso calendário, estão ganhando relevância. Uma delas é o Dia dos Namorados em países como os EUA. Ela é interessante para restaurantes, baladas, motéis, e-commerce de lingeries e floriculturas.

Dia 21 - Carnaval

É claro que não só a terça-feira em si é válida para o e-commerce: ele pode aproveitar os outros dias também. Artigos para festas, maquiagem e turismo estarão em alta nesse período.

 

Março

 

Dia 8 - Dia da Mulher

Essa data está carregada de significados. Além de oferecer promoções de produtos femininos, também é interessante apostar em tecnologia e artigos de decoração. Hoje não faz mais sentido relacionar utensílios domésticos a essa data. Esse setor pode aproveitar outras oportunidades, como a que veremos a seguir. 

Dia 15 - Dia do Consumidor

Esse é um momento que todo o e-commerce pode e deve aproveitar. Devido à importância, já está sendo visto como a Black Friday do primeiro semestre. É uma data coringa, porque todos os segmentos do mercado podem usar a data para fazer promoções e construir um bom relacionamento com o consumidor.

 

Abril

 

Dia 9 - Páscoa

A Semana Santa é o ponto alto do mês, e é aí que aumenta a venda de chocolates, de bacalhau, vinho e turismo religioso. Para certos segmentos, é uma data tão importante quanto o Natal.

 

Maio

 

Dia 14 - Dias das Mães

Essa é a data mais importante do e-commerce no primeiro semestre. É um dia com apelo emotivo, ideal para atrair novos clientes e fidelizar os atuais. Estão em alta eletrônicos, pets, joias, perfumes, cartões postais e flores. 

Dia 25 - Dia do Orgulho Geek

São artigos que movimentam milhões de reais todo ano: canecas, comics, livros, camisetas, games e eletrônicos fazem muito sucesso com o público nerd. Alguns comércios já até englobam o Dia de Star Wars (4 de maio) nas comemorações e antecipam as promoções.

 

Junho

 

Dia 12 - Dia dos Namorados

É um repeteco do Valentine´s Day. Os mesmos produtos e promoções feitos no dia 14 de fevereiro podem ressurgir: floriculturas, moteis, roupas, relojoarias, restaurantes, cinemas e outros. Lembre-se de conhecer seu público alvo e apelar para as emoções. Use o período para alavancar a imagem do e-commerce.

As festas juninas são tradicionalmente uma boa oportunidade comercial. Os dias de Santo Antônio e São João, 13 e 24, respectivamente, oferecem oportunidades para e-commerce de roupas e artigos para festas. Mas isso não significa que outros segmentos não possam aproveitar também.

 

Julho

 

Dia 13 - Dia do Rock

Boa oportunidade para o comércio de camisetas, instrumentos musicais, canecas, adesivos, games e outros itens personalizados. De novo, é importante ficar atento ao seu público-alvo, que pode estar mais conectado com o momento.

Dia 20 - Dia do Amigo

É uma data que está ganhando destaque no Brasil, mas não promete um ticket médio muito grande. Assim, lojas de presentes e pequenas lembrancinhas encontrarão boas chances de lucrar mais.

 

Agosto

 

Dia 14 - Dia dos Pais

Não tem o mesmo apelo do Dia das Mães, mas também não passa despercebida pela maioria das pessoas. Não é mais o dia das meias e gravatas, como antes. Agora, as lojas virtuais de eletrônicos, perfumarias e livrarias já refletem o perfil do homem moderno.

Outras datas relevantes desse mês são Dia do Estudante (11), Dia da Informática (15) e Dia do Nutricionista (31).

 

Setembro

 

Semana do Brasil

Inspirado pelo 7 de setembro, o comércio aproveitou para expandir a data e fazer como na Black Friday: uma semana inteira de promoções e conteúdo para conhecer a preferência do público neste período.

Dia 13 - Dia da cachaça

A principal bebida de origem brasileira permite atrair um público diverso. O turismo pode promover roteiros que envolvam alambiques, degustação e as lojas on-line, variedade de cachaças artesanais.

 

Outubro

 

Dia 12 - Dia das Crianças

Além de brinquedos, o comércio pode apostar também em buffet, livrarias, esporte, papelarias, e uma infinidade de outros segmentos. 

Dia 31 - Halloween

É outra data internacional que já é forte por aqui. Artigos de vestuário, fantasias, livros, esotéricos, religiosos estão em destaque nessa época.

 

Novembro

 

Dia 24 - Black Friday

Esse é o pico das vendas para o e-commerce, tão importante quanto o Natal. Não só na sexta, mas em todo o mês de novembro, o público já está esperando promoções incríveis. Os consumidores querem ser surpreendidos com descontos maiores que 50%. Muita gente não acredita em promoções de Black Friday, mas se o comércio se preocupar em realmente cumprir com o que promete, vai repercutir de forma positiva e fidelizar clientes.

 

Dezembro

 

Dia 25 - Natal

Indiscutivelmente a maior data do comércio físico e virtual. Todo segmento deve reunir esforços, porque é a hora em que todo tipo de público vai às compras. Como o número de vendas aumenta muito, é importante que o e-commerce se preocupe com a logística das entregas e o controle de estoque.

Dia 31 - Reveillon

Mais uma oportunidade para incrementar as vendas de alimentos, bebidas, roupas e opções turísticas. Assim como no Natal, é preciso ter muito cuidado com o estoque e com as entregas.

 

Uma vez que o calendário já está estabelecido, é hora de fazer o planejamento para extrair o máximo de cada data, conscientizando os colaboradores da alta demanda e preparando o estoque para um grande aumento no volume de vendas.

 

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