Newsletter para e-commerce: por que sua loja deveria ter uma?
Se você quer saber porque o seu e-commerce precisa ter uma newsletter, nós podemos te ajudar. A newsletter é uma ferramenta fundamental para manter um bom relacionamento com os seus clientes, além de contribuir com o aumento das vendas. Os clientes que se cadastram para receber a newsletter da sua empresa já estão interessados na sua marca e também nos seus produtos ou serviços. Por isso, a newsletter tem, por si só, um grande potencial para influenciar a decisão de compra dos seus clientes. Quer saber um pouco mais sobre a newsletter para e-commerce e por que sua loja precisa ter uma? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.
O que é newsletter
A newsletter, assim como o próprio nome demonstra, é um e-mail informativo onde sua empresa mostra sobre novidades em produtos ou serviços. É um tipo de e-mail com disparos automáticos que são enviados para todos os clientes cadastrados.
Dessa forma, a newsletter é considerada como uma importante forma de manter um bom relacionamento com seus clientes, além de incentivar na tomada de decisões. A newsletter é um dos principais tipos de Email Marketing, sendo composta por novidades da empresa, além de indicar produtos e serviços para os clientes.
Além disso, ela também ajuda a reforçar a marca da sua empresa na memória dos seus clientes, além de impulsionar os leitores para as redes sociais da empresa.
Porque ter uma newsletter
Se você quer saber porque ter uma newsletter, a resposta é muito simples: pois é um tipo de conteúdo que oferece uma conexão direta com seus clientes. E isso é um fator muito importante, pois ao utilizar as redes sociais, há vários tipos de limitações, seja com número de caracteres ou até mesmo com o algoritmo.
Ou seja, ao criar uma newsletter para a sua loja virtual, você garante um melhor relacionamento com seus clientes e evita ficar dependente das redes sociais. É muito comum empresas que acabam perdendo clientes ao utilizar apenas as redes sociais e isso acontece principalmente por causa do algoritmo.
O sistema de funcionamento do algoritmo pode impedir que seus clientes vejam as publicações da sua empresa, o que impacta diretamente nas suas vendas. Por isso, para impedir problemas como esse, você pode optar por criar uma newsletter que será enviada para todos os clientes no seu banco de dados.
Newsletter e o branding
Você sabia que ter uma newsletter na sua loja virtual é uma forma de trabalhar o branding? De forma resumida, o branding são todas as ações que a sua empresa faz para tornar a sua marca mais visível para os consumidores.
Por exemplo, sempre que você precisa comprar um celular, que marca você pensa em primeiro lugar? É exatamente isso que o branding faz: tornar a marca uma referência quando se fala de determinado produto ou serviço.
Com a newsletter, seus clientes podem conhecer mais sobre a sua marca, e também sobre a qualidade dos produtos e serviços que sua loja virtual oferece. Isso porque, a newsletter pode conter informações mais completas sobre a sua marca, bem como falar sobre novidades, promoções e muitas outras coisas.
Como criar uma boa newsletter
Agora você já sabe um pouco mais sobre o que é newsletter e porque ter uma newsletter para a sua loja virtual. Por isso, preparamos algumas dicas para você criar uma boa newsletter para o seu e-commerce.
Só envie conteúdos relevantes
Como o principal objetivo da newsletter é manter os seus clientes mais próximos da sua empresa, é preciso que a newsletter tenha um conteúdo de qualidade. Por isso, se a sua empresa trabalha com serviços, explicar os serviços que são prestados vai ser muito mais relevante para a newsletter.
Agora, se são produtos, explicar sobre o funcionamento de cada um pode ser bastante benéfico, pois são conteúdos que podem ser utilizados a longo prazo. Além disso, entender mais sobre as preferências dos seus clientes vai ser fundamental para criar um conteúdo relevante.
Por isso, invista tempo para conhecer melhor os seus clientes e direcionar o conteúdo da newsletter para esse público.
Escolha bem o assunto da newsletter
O assunto da newsletter precisa ser escolhido com tanto cuidado quanto o próprio conteúdo. Isso acontece porque é o assunto que vai atrair o cliente a abrir a mensagem que foi enviada.
Por isso, dedique algum tempo para criar uma chamada atraente para o seu cliente, e lembre-se de que a sua marca precisa constar no remetente. Dessa forma, os leitores saberão que o conteúdo foi enviado pela sua empresa e terão mais confiança no conteúdo do email.
O layout
Além de um assunto atraente, o layout na sua newsletter também precisa ser atraente para o seu cliente. Um layout atrativo, porém simples, é sempre a melhor opção, principalmente para evitar problemas de quebra de layout.
O uso de imagens
O uso de imagens pode ser problemático, pois os serviços de email geralmente bloqueiam a exibição de imagens. Por isso, sempre que for usar imagens na sua newsletter, lembre-se de colocar legenda, garantindo que seu leitor saiba o que a imagem contém se for bloqueada.
Avalie os resultados
Avaliar os resultados da sua newsletter é fundamental por dois motivos. O primeiro é que, se os resultados não forem satisfatórios, você pode fazer melhorias na sua newsletter.