Quais as métricas analisar para o sucesso de uma loja virtual?

Postado por , 23-02-2021 - 11:16

Quais as métricas analisar para o sucesso de uma loja virtual?

Ter uma loja virtual é muito importante para expandir seu estabelecimento físico, aumentar as vendas e tornar seu negócio mais conhecido. Mas, para atingir esses objetivos, a empresa online precisa ser bem-sucedida.

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Ter uma loja virtual é muito importante para expandir seu estabelecimento físico, aumentar as vendas e tornar seu negócio mais conhecido. Mas, para atingir esses objetivos, a empresa online precisa ser bem-sucedida.

E como saber se sua loja virtual está obtendo sucesso? Para isso, existem métricas que permitem que você analise praticamente qualquer resultado relacionado ao desempenho do e-commerce.

Como atualmente existem diversas métricas, é muito importante saber quais devem ser sempre analisadas para verificar a performance de sua loja virtual. Por isso, a seguir, explicaremos quais métricas analisar e por que elas são importantes. Vamos lá?

Por que analisar métricas

Analisar métricas é fundamental para todos os e-commerces, porque elas mostram os resultados das ações dos negócios. Elas podem mostrar, por exemplo, como se saiu uma ação do setor de marketing, do financeiro, entre outros.

Sendo assim, as métricas são essenciais, pois mostram quais estratégias estão funcionando e quais precisam de ajustes para melhorar o desempenho da empresa.

Quais métricas acompanhar em uma loja virtual

Hoje, existem diversas métricas que podem ser analisadas em uma loja virtual. Dependendo do ramo de seu negócio, será necessário observar outras além das que listamos aqui.

Contudo, essas que estão listadas abaixo têm que ser analisadas frequentemente por todo e-commerce que deseja ser bem-sucedido. Então, confira agora quais são elas:

Taxa de conversão

A taxa de conversão retrata o número de pessoas que visitaram a sua loja virtual e realizaram uma compra. Ela tem que ser analisada frequentemente, porque essa taxa mostra se o seu processo de venda está sendo eficiente ou se existem pontos a serem melhorados.

Para calcular a taxa, você deve fazer essa conta:

·         (Número de visitantes que realizaram uma compra / número de visitantes) x 100

O ideal é que a taxa seja sempre alta. Se ela estiver baixa, significa que é preciso melhorar um ou mais pontos no processo de venda. Afinal, poucos visitantes estão realizando compras em sua loja.

Existem diversos pontos que podem ser o motivo pelo qual as pessoas não realizam a aquisição e, se sua taxa estiver baixa, será necessário investigar qual deles está afetando suas vendas. Alguns exemplos de pontos que podem afetar sua taxa de conversão são: atração de pessoas para o site que não pertencem ao seu público, navegabilidade complexa ou poucos meios de pagamento.

Ticket médio

A métrica de ticket médio fornece o valor médio de compra de um cliente em sua loja virtual. Ela é muito importante, pois mostra se os clientes estão gastando mais que o custo que você tem para atraí-los e também quantas pessoas são necessárias para bater suas metas.

Para calcular o ticket médio, é necessário fazer esse cálculo:

·         Soma do valor de todas as vendas em um período / número de compras realizadas nesse período

Digamos que em um mês, sua loja virtual vendeu R$ 600,00 e teve 12 compras. Nesse caso, o seu ticket médio é de R$ 50,00. A ideia de verificar esse número sempre é conhecer melhor o comportamento de seu público e encontrar formas de melhorar esse resultado.

Aumentar o ticket médio é importante, porque fidelizar clientes é mais acessível que atrair novos. Mas, lembre-se sempre de que o ticket médio das empresas varia muito, porque ele depende bastante do valor dos produtos da marca.

Uma empresa que vende produtos de custo alto não vai ter o mesmo ticket médio que um negócio que vende itens acessíveis para boa parte da população. Então, tenha isso em mente na hora de avaliar o ticket médio de sua loja.

Custo de aquisição de cliente

O custo de aquisição de cliente (CAC) é uma métrica que sempre deve estar baixa, pois ela lhe mostra quanto sua loja virtual investe para adquirir um cliente. Então, se ela for pequena, significa que suas estratégias para atrair clientes estão funcionando.

Esse número é importante ainda para que você consiga definir o quanto é preciso investir para atrair mais clientes para o seu negócio. Para descobrir o CAC, você precisa fazer a seguinte conta:

·         Valor da soma de todos os investimentos para adquirir um cliente / clientes adquiridos

Lembre-se de realmente somar todos os investimentos em marketing e publicidade feitos por sua loja virtual, porque se não o CAC obtido não será real. Caso esse número seja menor que o ticket médio, sua loja virtual está tendo prejuízo. Nesse caso, o CAC é um sinal de que é necessário rever as estratégias de sua empresa.

Taxa de carrinho abandonado

Além de analisar as taxas de conversão, gastos dos clientes e custos de aquisição, você também precisa verificar taxas negativas para saber o que tem que ser melhorado na loja virtual.

Como já diz o nome, a taxa de carrinho abandonado representa o número de visitantes que abandonaram um carrinho de compra em seu e-commerce. Ela deve ser analisada para que você possa entender o que está motivando essa desistência de compra e consiga aprimorar esses pontos.

Para calcular a taxa, você tem que fazer esse cálculo:

·         (Número de visitantes que não completaram o checkout / nº de visitantes que iniciaram o checkout) x 100

Então, digamos que 1000 pessoas iniciaram o checkout em sua loja, mas 300 dessas desistiram. Sua taxa de carrinho abandonado seria de 30%. 

Após obter a taxa real de seu negócio, o indicado é analisar o que pode ter causado essa desistência, como o preço do frete, a escassez de meios de pagamento ou até a complexidade do processo de compra no site. 

Além de lhe ajudar a melhorar pontos de seu negócio, essa taxa ainda é interessante para esclarecer quais produtos estão sendo mais abandonados.

Taxa de reclamação

A taxa de reclamação é uma métrica que deve ser analisada, porque ela diz bastante sobre o serviço realizado pela loja virtual. Se ela estiver alta, significa que você tem um problema e deve analisar bem qual é a reclamação dos clientes para melhorar o seu trabalho.

Ela é calculada da seguinte forma:

·         Número de reclamações /nº total de pedidos

Após analisar o número, se concentre nas reclamações em si para ver quais itens ou ações precisam ser melhorados.

Ao acompanhar essas métricas, você consegue analisar o sucesso de sua loja virtual e melhorar diversos pontos do negócio para que ele cresça cada vez mais. Sendo assim, não se esqueça de acompanhar essas métricas regularmente.

E agora que você sabe quais métricas tem que analisar em sua loja virtual, se quiser conversar mais sobre o assunto e sobre melhorias em seu e-commerce, fale com a gente para vermos como podemos lhe ajudar! 

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