Como preparar seu negócio para o mundo atual

Postado por Equipe Mageshop, 21-07-2021 - 08:07

Como preparar seu negócio para o mundo atual

O mercado tem mudado muito nos últimos anos. A maneira de fazer negócios e até as inovações tecnológicas são totalmente diferentes. Há alguns anos, quando uma empresa detinha superioridade industrial, ela dominava o mercado. Portanto, a inovação e as ferramentas eram quem mandavam no mercado. No entanto, hoje quem manda são as invenções digitais, e muitas delas são oferecidas a quem tiver interesse. Ou seja, não existe superioridade tecnológica mais, mas sim aqueles que fazem bom uso do que está disponível. Temos, ainda, a crise sanitária de 2020 como agravante. Muitos negócios que eram exclusivamente físicos tiveram que migrar para o digital, visando continuar abertos. Neste conteúdo, vamos explicar este tema em detalhes. Não deixe de ler!

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Como está o cenário mundial atual?

O cenário mundial atual é algo nunca antes  visto pela humanidade. Em menos de 150 anos, passamos de carroças a computadores que conseguem pensar igual ao ser humano.

Além disso, as pessoas nunca estiveram tão conectadas como hoje. Em questão de segundos, uma mensagem vai de um ponto a outro do planeta.

Buscando resumir ao máximo o cenário que estamos vivendo, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Clientes exigentes. 

  • Empresas investindo pesado em marketing digital. 

  • Negócios entrando no digital. 

  • Estamos próximos de uma revolução técnica.

Muitas dessas informações são vitais para manter sua empresa em plena atividade. Então, leia com bastante atenção as próximas seções:

Clientes exigentes

A tecnologia foi empregada, em primeira instância, para otimizar produtos e serviços. Portanto, quanto mais sofisticado o nível técnico da empresa, melhores são seus produtos.

Como houve um investimento pesado em tecnologia nos últimos anos, a qualidade ficou surpreendente - e acabou “mimando” os consumidores.

Só para exemplificar, temos o caso dos celulares. Quando surgiram por aqui, eles apenas faziam ligações e enviavam textos simples (SMS). Os aparelhos eram muito lentos, travando com frequência.

Hoje, um pequeno travamento já é motivo para o consumidor trocar de aparelho - mesmo que o anterior funcione muito bem.

Como você deve imaginar, todos os ramos de atuação têm essa demanda extrema de qualidade.

Empresas investindo pesado em marketing digital

O marketing digital sempre foi tendência no mercado global. A partir do surgimento da internet, milhares de empresas fizeram questão de aproveitar suas possibilidades.

No entanto, devido a grandes empresas, como Google e Facebook, esse investimento passou a ser simples, barato e acessível a todo mundo. Para criar uma campanha de anúncios, você só precisa de uma conta do Google e/ou do Facebook.

Essas ferramentas são tão poderosas que você pode atuar em outros países, sem sair de casa.

Negócios entrando no digital

Devido à crise sanitária vivenciada em 2020, muitos negócios tiveram que entrar no digital. Afinal, não se podia praticar o comércio costumeiro, devido às imposições da doença que circulavam pelo planeta.

Foi nesse período que vimos muitas lojas fecharem as portas, ao passo que outras mudavam para o mundo digital.

No caso, existiam empresas que já adotavam e-commerce e técnicas de marketing digital. Mas outras, por outro lado, tiveram que fazer isso rapidamente para não decretarem falência.

Essa mudança de modelo de negócio afetou os consumidores, que agora estão mais acostumados às compras online. Da mesma forma, dezenas de tecnologias foram otimizadas para atender essa demanda.

Estamos próximos de uma revolução técnica

Por fim, não poderíamos deixar de falar da revolução técnica que está por vir. A primeira revolução industrial ocorreu em 1760. A segunda, em meados de 1860. A terceira veio após a segunda guerra mundial, em 1950. 

Neste exato instante, estamos presenciando a quarta revolução industrial.

Uma das características da indústria 4.0 são as máquinas inteligentes. Ou seja, ao invés de apenas repetirem um processo, elas também conseguem “pensar” em soluções otimizadas, graças à inteligência artificial.

As máquinas estão trabalhando em áreas nunca antes imaginadas. Uma delas, por exemplo, é desenvolver novos medicamentos, algo feito com sucesso em 2020 - que antes necessitava de uma equipe enorme de cientistas.

Como se preparar para o mundo atual?

Em resumo, você pode executar as seguintes ações para preparar seu negócio ao mercado atual:

  • Monte um e-commerce para sua loja. 

  • Fique por dentro das novidades tecnológicas. 

  • Aprenda sobre tráfego pago. 

  • Use as inovações a seu favor.

Vamos abordar esses tópicos em mais detalhes, logo a seguir:

Monte um e-commerce para seu negócio

Não dá para ficar fora da internet, e ter um e-commerce já é um passo bastante importante.

Embora o uso rotineiro do e-commerce seja apenas para lojas, prestadores de serviço também podem se beneficiar da tecnologia. No entanto, vale a pena investir em um bom design, e o Magento é extremamente recomendado para isso.

Lembre-se de investir em SEO também. Isso vai permitir visitas recorrentes à sua loja virtual.

Fique por dentro das novidades tecnológicas

A tecnologia avança a passos largos. Em resumo, toda semana há algo novo a ser explorado, independentemente de seu nicho de atuação.

Note que isso vale tanto para usufruir das tecnologias quanto para vendê-las.

Se você é uma loja de tênis, por exemplo, é provável que seus clientes queiram os produtos da moda. Da mesma forma, eles vão adorar conhecer produtos inovadores - e você deve oferecer isso a eles.

Aprenda sobre tráfego pago

Muitos donos de negócios simplesmente não investem em tráfego pago. Isso significa deixar de conseguir ótimas oportunidades de vendas, dado que essas ferramentas conseguem segmentar o público.

Ou seja, você pode configurar o anúncio para aparecer somente ao seu público-alvo. É por isso que essa ferramenta retorna ótimos resultados, quando bem usada.

Use as inovações a seu favor

Por último, não deixe de usar as inovações a seu favor. Afinal, como dissemos nas seções anteriores, a maioria delas é gratuita ou muito barata para usar.

O próprio anúncio patrocinado, por exemplo, tem um valor mínimo de gasto de 1 dólar por dia, no Facebook. Com US $ 30 (~R$ 150) por mês, você alcança centenas de pessoas na internet - e pode faturar muito mais.

É um pouco assustador pensar em como o mercado avança rápido, não é verdade? Seguindo as dicas deste conteúdo, com certeza seu negócio não vai ficar para trás!

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