E-commerce B2B: O que você deve saber para alavancar os seus resultados

Postado por Equipe Mageshop, 26-05-2021 - 03:06

E-commerce B2B: O que você deve saber para alavancar os seus resultados

A venda entre empresas e a prospecção B2B são muito diferentes de um processo de vendas B2C para o consumidor final. Isso não quer dizer que seja uma venda mais complexa, mas sim, diferente, ou seja, o processo é outro, o timing e a forma de abordagem são outros e o foco no cliente precisa ser diferente. É muito importante saber o momento certo de falar com o cliente B2B, principalmente no meio digital. Por isso, reunimos as informações mais relevantes para que o seu e-commerce B2B cresça e os seus resultados nele aumentem. Confira a seguir o que você precisa saber para alavancar seus resultados online.

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O que é e-commerce B2B e para que ele serve

O modelo de negócios B2B é quando uma empresa vende para outra empresa, ou seja, o cliente final é outro CNPJ. A sigla B2B significa Business to Business, em português, Negócio para Negócio.

Portanto, as transações envolverão duas empresas, uma compradora e outra vendedora, onde os compradores, por serem pessoas jurídicas, normalmente serão mais exigentes e objetivos, pois para eles importará principalmente o retorno do investimento e o custo-benefício.

Quando falamos de uma transação comercial entre empresas por meio de uma loja virtual, chamamos de e-commerce B2B. Ou seja, através de uma plataforma digital, as indústrias, distribuidoras e os representantes comerciais podem vender e se relacionar com toda a sua carteira de clientes de forma virtual.

Por que você deveria ter um E-commerce B2B?

Existem várias vantagens em ter um e-commerce B2B. Em 2017, as vendas digitais movimentaram 889 bilhões de dólares só nos Estados Unidos.

Na internet, sua empresa terá mais visibilidade, podendo vender seus produtos e serviços em todo o país, com disponibilidade 24h por dia e 7 dias por semana. Isso te permite alcançar mais clientes, visto que todos os produtos, bem como preços e condições de negociação estarão disponíveis na plataforma, facilitando a conclusão de negócios e tornando o processo de compras mais rápido e fácil.

De acordo com pesquisa da Forrester, 93% dos clientes B2B preferem realizar compras nos canais online.

As empresas que possuem uma demanda muito grande na escala comercial, principalmente do ramo de petróleo, motores, eletrônicos, farmacêuticos e seus componentes, estão aumentando a sua participação no meio digital. Ainda segundo a Forrester, a tendência é que transfiram cada vez mais suas atividades para o E-commerce B2B.

Um e-commerce B2B pode ajudar na redução de custos de vendas, na redução do tempo gasto durante uma negociação e na ampliação das margens de desconto ofertadas aos clientes.

Tudo isso pode aumentar ainda mais as vendas, além de permitir que a empresa tenha autonomia financeira em escala comercial.

O e-commerce B2B traz inúmeras vantagens aos negócios. Destacamos algumas delas:

1.    Oferece um melhor serviço, autonomia e experiência para o seu cliente, que não precisa consultar tabelas, verificar fotos em diferentes catálogos ou esperar o dia que o vendedor fará a visita;

2. Permite que seus clientes acessem seu catálogo e façam pedidos a qualquer hora e de qualquer lugar;

3. Atende clientes de lugares distantes com facilidade e reduz os gastos para atender o cliente;

4. Permite reativar os clientes da sua carteira, se tornando uma ferramenta estratégica;

5.    Aumenta o seu ticket médio de venda, já que os clientes terão acesso a todo o seu portfólio de produtos, que muitas vezes não é mostrado em sua totalidade por falta de tempo em uma visita.
 

E como eu faço para ter um e-commerce B2B de sucesso?

Agora que você já entendeu o que é e quais são as principais vantagens de utilizar um e-commerce B2B, você precisa definir estratégias que lhe farão alcançar mais clientes no meio digital e escolher uma plataforma com os atributos necessários para atender seu público-alvo.

Uma das estratégias para atrair novos clientes é o marketing de conteúdo. Com um conteúdo de qualidade, sua empresa se torna autoridade no assunto e consegue atrair esse consumidor, que conhecerá você, confiará no seu trabalho e consequentemente, te escolherá para fechar negócios.

O marketing de conteúdo pode ser feito através de um blog que esteja conectado ou hospedado em seu próprio e-commerce, como uma página dele, ou através das redes sociais, com conteúdos específicos para essas mídias.

Provavelmente, seus clientes se sentirão bem melhor comprando ou se relacionando com uma empresa bem organizada, que cumpre bem todos os prazos e responde de maneira positiva às expectativas de compra.

Por isso, é de extrema importância que você faça uma boa escolha de uma plataforma hospedeira para o seu e-commerce, pois será nela que o cliente terá contato com a sua empresa e produto ou serviço.

No software Magento, você encontra segurança e a criação do e-commerce B2B é muito simples, já que todas as informações referentes aos clientes, produtos e tabelas de preços estão armazenadas no mesmo local.

Assim, o e-commerce B2B é criado rapidamente e fornece uma experiência digital de compra única para os seus clientes.

Em compras online, quanto mais detalhes sobre os produtos você disponibilizar ao comprador, melhor. Por isso, ao adquirir este novo canal de vendas vale à pena dedicar um tempo para as descrições de produtos, para que fiquem completas e envolvam o comprador. Se seu produto também possui características técnicas, é importante que elas estejam presentes na descrição.

Além disso, em casos de produtos, você deve disponibilizar fotos com ótima qualidade, porque este cuidado contribui para o resultado final do e-commerce B2B e para a experiência de compra do cliente. Imagine que, em muitos casos, os clientes estão “comprando com os olhos” e, por isso, fotos em baixa resolução podem desanimar o comprador, visto que ele poderá ficar com dúvidas sobre o produto.

Pense que por meio do seu e-commerce B2B, seu comprador poderá diversificar a compra de diferentes itens ampliando o mix de produtos do pedido, pois ele terá tempo e verá de forma mais simples e eficiente todo o seu catálogo de produtos.

O Magento é uma das plataformas mais indicadas para hospedar e-commerces, pois é líder em comércio eletrônico no mundo, com mais de 240 mil lojistas atendidos e uma das melhores versões de acesso do mundo.

No Brasil, ele é uma das plataformas mais usadas e integra todos os pontos positivos que um e-commerce precisa para ter sucesso nas vendas entre empresas, pois entrega segurança, facilidade e boa estrutura, tudo em um único lugar.

Conheça mais sobre ele e tome a decisão que vai te ajudar a alavancar seus resultados no e-commerce B2B.


 

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