Gestão financeira no e-commerce

Postado por Gabriel Walter, 09-07-2021 - 10:51

Gestão financeira no e-commerce

Conhecer o mercado e saber tomar boas decisões são características muito importantes para um gestor de loja virtual. No entanto, essas ações serão insuficientes se você não souber conduzir a gestão financeira do seu negócio de forma adequada. Quem está começando a vender online muitas vezes pensa que já tem conhecimento suficiente. No entanto, qualquer deslize no controle das finanças pode ser fatal. A boa notícia é que algumas medidas simples podem evitar que o seu e-commerce fique no vermelho.

1

Qual a importância da área financeira em um e-commerce?


A área financeira é fundamental para que um comércio eletrônico tenha um crescimento saudável e possa atingir as metas traçadas. O controle eficiente das entradas e das saídas de um negócio é o que garante que o gestor possa acompanhar a situação da empresa e antecipar ações que podem ser cruciais para a saúde financeira do e-commerce.


Negligenciar as finanças é o mesmo que construir um edifício em uma base que não está firme. Em algum momento ao longo do caminho será necessário rever isso e, muitas vezes, poderá ser tarde demais. Por isso, se você está começando um negócio, fique atento às finanças desde o primeiro dia.


O e-commerce precisa de um contador ?


Depende. Um comércio eletrônico que está enquadrado na modalidade Microempreendedor Individual (MEI) não precisa de um contador, uma vez que toda a prestação de contas pode ser realizada pelo próprio gestor do negócio. Se o e-commerce estiver em outro regime, precisará de um contador.


No entanto, o trabalho de um contador pode ser muito importante mesmo para um e-commerce enquadrado como MEI. Desta forma, o profissional de contabilidade poderá auxiliar o gestor na tomada de decisões e orientá-lo sobre medidas de gestão financeira no e-commerce que não são conhecidas pelo empreendedor do negócio.


Para uma melhor gestão financeira no seu e-commerce é necessário algumas práticas:


O controle financeiro de um comércio eletrônico é uma tarefa que deve fazer parte da sua rotina. Para tornar essas ações mais palpáveis, mostramos aqui seis práticas de gestão financeira no e-commerce e explicamos como aplicá-las.


- Planeje constantemente


O planejamento financeiro é uma das primeiras etapas da implantação de qualquer negócio. Afinal, você precisa saber quando deve investir. No entanto, ele não é definitivo. Precisa ser revisto de acordo com as mudanças que ocorrem ao longo do caminho e ser adaptado a novos cenários.


Rever o planejamento é importante para a gestão financeira no e-commerce e para conseguir prever problemas sobretudo de ordem financeira. É bom lembrar que as mudanças no mundo virtual ocorrem muito rápido e que estar atento a esses fatores pode proteger o seu negócio.


-Controle os custos


Mesmo com o planejamento financeiro, é possível que alguns gastos ultrapassem o esperado. Por isso, é fundamental saber controlá-los de perto e tentar reduzi-los ao máximo. Isso porque as sobras em um mês podem servir para cobrir custos maiores no mês seguinte.


Por isso, tenha como rotina o controle de custos. Analise quais são os principais gastos da sua empresa e veja se existe alguma medida que possa reduzi-los. Você verá que, muitas vezes, tem gastos fixos desnecessários e que comprometem a saúde financeira da empresa.


-Monitore o estoque


Um bom controle de estoque é muito importante para a gestão financeira do negócio, pois é a partir dele que se pode fazer uma previsão das vendas e das receitas de um determinado período. Por esse motivo, o controle deve ser uma atividade constante.


O monitoramento das mercadorias é importante para suprir a demanda, mas também para ajudar no controle das despesas com armazenamento, logística, mão de obra, etc. Esses gastos podem pesar no orçamento, principalmente quando há imprevistos.


- Separe as contas pessoais


Um erro comum de quem abre uma loja virtual é misturar as contas pessoais e as contas da empresa. Isso acontece principalmente quando o gestor é o responsável por pagar todas elas. O pensamento é simples: se a receita é a mesma, por que não pagar tudo junto?


Mas isso pode ser fatal para a saúde financeira da empresa. Lembre-se que é fundamental controlar as retiradas dos sócios, de preferência com um pró-labore. Desta forma, os gastos pessoais não se misturam com as contas que a empresa deve honrar.


-Mantenha as contas em dia


Outro fator que pode ser determinante para o sucesso do seu e-commerce é a inadimplência. As contas precisam ser pagas em dia, mesmo que não sobre nenhum dinheiro no fim do mês.


Lembre-se que até despesas pequenas devem respeitar os prazos, pois, além dos juros e das multas, fica bem mais difícil quitá-las quando começam a acumular. Por isso, todos os gastos prováveis devem constar no planejamento inicial do negócio.


-Tenha um fundo de reserva


Você pode pensar: mas se eu não estou conseguindo nem pagar as contas, como é que vou fazer uma reserva? Ora, o dinheiro guardado é importante exatamente para suprir esse tipo de necessidade. Assim, se não der para pagar as contas em um mês, ele é muito bem-vindo.


Porém, a reserva precisa ser reposta e seu uso deve ser uma exceção. Outros fatores que podem ajudar na gestão financeira é o uso de ferramentas e de uma boa plataforma de e-commerce. A tecnologia pode ser uma aliada na hora de controlar as suas finanças. Lembre-se de que a forma como você lida com o dinheiro determina o seu sucesso.


Gostou desse conteúdo? Lembre-se de jamais negligenciar a gestão financeira no e-commerce. A boa condução das contas contribuirá muito para o crescimento e fortalecimento do seu negócio.

 

Outras Publicações

Quais as métricas analisar para o sucesso de uma loja virtual?
Ter uma loja virtual é muito importante para expandir seu estabelecimento físico, aumentar as vendas e torna...
Leia Mais
E-commerce B2B: O que você deve saber para alavancar os seus resultados
A venda entre empresas e a prospecção B2B são muito diferentes de um processo de vendas B2C para o consumid...
Leia Mais
Fatores que aumentam a confiança do consumidor no e-commerce
A maneira de se fazer compras vem mudando muito após o advento da internet. Para se ter uma ideia do avanço ...
Leia Mais
Saiba como montar um banco de dados de clientes de forma eficiente
Manter dados sobre clientes é uma necessidade muito antiga do comércio. Isso vem desde a época em que as ve...
Leia Mais
O que é CRM e quais as suas vantagens?
Conseguir espaço no mercado é um desafio e tanto para marcas de todos os tamanhos. Nos últimos anos, empres...
Leia Mais