A era do e-commerce: motivos para você investir pesado nesse modelo de negócio
Uma coisa é certa: o e-commerce veio com força em 2021, e quem não investir nessa tecnologia corre o risco de ser engolido pelo mercado. O principal catalisador dessa mudança foi a crise sanitária. Afinal, como milhares de negócios fecharam as portas em 2020, uma parcela deles acabou migrando para o digital. Até mesmo empresas consolidadas viram nessa modalidade um meio de crescerem ainda mais. Neste conteúdo, vamos te dar bons motivos para investir em lojas online!
A população passou a confiar mais nos e-commerce
A população brasileira sempre foi bastante desconfiada, ainda mais nas plataformas digitais. No caso, muitos e-commerce sofriam com esse preconceito, e os mais afetados eram os com descontos altos.
No entanto, os brasileiros tiveram um grande contato com as lojas virtuais em 2020, o que “quebrou o gelo” dessa relação. Hoje, muitas pessoas compram tudo online, sem nem visitar a loja física.
O digital é mais barato que o físico
Se você tem uma loja física, sabe muito bem a quantidade de gastos que ela dá. Em resumo, são valores pequenos, mas em grande quantidade. Dessa forma, o resultado é sempre um financeiro confuso - e muito dinheiro saindo de suas mãos.
Quando falamos em e-commerce, temos o caso inverso: é mais barato manter uma loja virtual, e os gastos são controlados e monitorados com frequência.
Ou seja, gerir uma loja online pode ser mais simples que uma loja física - em todos os aspectos!
O investimento inicial é mais em conta
Para abrir uma loja física, você precisa de um ponto comercial, colaboradores, contador, estoque variado e dezenas de outras coisas.
Já um e-commerce é mais simples: um domínio e uma plataforma especializada já bastam para você ingressar nesse mercado. Se você quiser algo profissional, pode investir em ferramentas de ponta, como o Magento.
Acredite: mesmo investindo pesado em sua loja digital, o valor não vai chegar perto do de abrir uma loja física.
Seu negócio adquire independência geográfica
Mesmo que o ponto da loja física seja excelente, ele jamais vai atingir tantas pessoas quanto um e-commerce. Por que isso acontece? Simples: sua loja está presa ao solo.
Uma loja virtual fica localizada na internet. Ou seja, para os consumidores acessarem, basta que estejam conectados à rede.
Qualquer pessoa, de qualquer parte do planeta, pode entrar em sua loja através da web.
O marketing digital é mais efetivo para e-commerce
Embora o marketing digital seja uma ferramenta poderosíssima, a verdade é que ele é ainda mais eficiente para lojas digitais. Isso acontece porque elas permitem mais integrações, e são facilmente acessadas.
De fato, os consumidores só precisam clicar em um botão para comprar de você no e-commerce, ao contrário da loja física, na qual precisam ir até o local.
Assim, fica mais fácil aproveitar o “calor do momento” dos consumidores.
Dá para mensurar tudo em seu site
Um detalhe que poucas pessoas sabem sobre sites é que, com as tecnologias certas, você consegue mensurar tudo, desde cliques na página, fluxo dos consumidores e muito mais.
Essas informações permitem que novas estratégias sejam elaboradas - muitas vezes invisíveis aos olhos humanos.
Os gastos com marketing são bem menores
Em essência, as lojas virtuais usam o marketing digital como principal mecanismo de divulgação. Portanto, o kit é constituído de ferramentas ou gratuitas, ou muito baratas para usar.
Só para exemplificar, criar contas nas redes sociais, mesmo que para empresas, é gratuito. Além disso, você pode trabalhar com blogs e vídeos, sem gastar nada do seu bolso - a não ser tempo.
Os anúncios também são baratos, quando comparados ao marketing convencional, levando em conta os resultados para o negócio.
A loja online funciona sozinha
Atualmente, as lojas virtuais são simples e intuitivas. Em sua maioria, as ferramentas são automatizadas e fáceis de usar. Portanto, você pode gerir o negócio sozinho, sem precisar contratar funcionários.
A depender das ferramentas de seu e-commerce, ele faz, de fato, tudo sozinho para você. Atrai clientes, oferece produtos de forma inteligente, realiza a venda e até emite e envia notas fiscais.
É claro que precisa estudar para usufruir dessas ferramentas - mas é um esforço que vale a pena.
Você pode atrair clientes de forma passiva
A atração de clientes funciona de duas maneiras: através do orgânico; por meio de anúncios patrocinados.
Em ambos os casos, você só precisa elaborar a estratégia e colher os frutos no fim da campanha.
No entanto, queremos recomendar especialmente ao SEO. Afinal, ranquear seu e-commerce é uma ótima maneira de vender mais, e é justamente isso que o SEO faz.
Invista em conteúdos específicos para seu público-alvo - e deixe essas pessoas encontrarem seu e-commerce naturalmente.
É mais fácil escalar uma loja digital
Escalar significa levar o negócio a outro patamar de faturamento, muitas vezes subindo uma ordem de grandeza. Ou seja, passar de R$ 10.000 para R$ 100.000 de faturamento mensal, por exemplo.
As lojas físicas passam mais confiança aos consumidores, mas não escalam muito bem. Já as digitais tem a barreira da confiança que, após transposta, permitem escalar a loja de uma maneira fenomenal.
Grande parte desse efeito advém da liberdade geográfica!
Dá para vender sem ter estoque de produtos
Sim, isso mesmo que você leu: dá para vender produtos sem ter… os produtos!
Para isso, basta fazer parceria com fornecedores, de modo a ganhar a diferença entre o preço da venda e o preço direto com o fornecedor.
Aliás, os fornecedores chegam até a embalar o produto com o nome de sua loja, em alguns casos.
É mais fácil controlar o financeiro do e-commerce
Por fim, o e-commerce trabalha com várias ferramentas de integração, permitindo um forte controle financeiro. Em alguns casos, até mesmo impostos e demais gastos são acrescidos, de maneira automática, no produto final.
Em resumo, a própria plataforma emite relatórios de desempenho e documentos fiscais para você. Basta encaminhar esses documentos a seu contador - que será muito grato por tê-los!
E aí, te convencemos a investir pesado em e-commerce? Não deixe essa opção de fora de seu modelo de negócios!