A era do e-commerce: motivos para você investir pesado nesse modelo de negócio

Postado por Equipe Mageshop, 29-07-2021 - 09:40

A era do e-commerce: motivos para você investir pesado nesse modelo de negócio

Uma coisa é certa: o e-commerce veio com força em 2021, e quem não investir nessa tecnologia corre o risco de ser engolido pelo mercado. O principal catalisador dessa mudança foi a crise sanitária. Afinal, como milhares de negócios fecharam as portas em 2020, uma parcela deles acabou migrando para o digital. Até mesmo empresas consolidadas viram nessa modalidade um meio de crescerem ainda mais. Neste conteúdo, vamos te dar bons motivos para investir em lojas online!

1

A população passou a confiar mais nos e-commerce

A população brasileira sempre foi bastante desconfiada, ainda mais nas plataformas digitais. No caso, muitos e-commerce sofriam com esse preconceito, e os mais afetados eram os com descontos altos.

No entanto, os brasileiros tiveram um grande contato com as lojas virtuais em 2020, o que “quebrou o gelo” dessa relação. Hoje, muitas pessoas compram tudo online, sem nem visitar a loja física.

O digital é mais barato que o físico

Se você tem uma loja física, sabe muito bem a quantidade de gastos que ela dá. Em resumo, são valores pequenos, mas em grande quantidade. Dessa forma, o resultado é sempre um financeiro confuso - e muito dinheiro saindo de suas mãos.

Quando falamos em e-commerce, temos o caso inverso: é mais barato manter uma loja virtual, e os gastos são controlados e monitorados com frequência.

Ou seja, gerir uma loja online pode ser mais simples que uma loja física - em todos os aspectos!

O investimento inicial é mais em conta

Para abrir uma loja física, você precisa de um ponto comercial, colaboradores, contador, estoque variado e dezenas de outras coisas.

Já um e-commerce é mais simples: um domínio e uma plataforma especializada já bastam para você ingressar nesse mercado. Se você quiser algo profissional, pode investir em ferramentas de ponta, como o Magento.

Acredite: mesmo investindo pesado em sua loja digital, o valor não vai chegar perto do de abrir uma loja física.

Seu negócio adquire independência geográfica

Mesmo que o ponto da loja física seja excelente, ele jamais vai atingir tantas pessoas quanto um e-commerce. Por que isso acontece? Simples: sua loja está presa ao solo.

Uma loja virtual fica localizada na internet. Ou seja, para os consumidores acessarem, basta que estejam conectados à rede.

Qualquer pessoa, de qualquer parte do planeta, pode entrar em sua loja através da web.

O marketing digital é mais efetivo para e-commerce

Embora o marketing digital seja uma ferramenta poderosíssima, a verdade é que ele é ainda mais eficiente para lojas digitais. Isso acontece porque elas permitem mais integrações, e são facilmente acessadas.

De fato, os consumidores só precisam clicar em um botão para comprar de você no e-commerce, ao contrário da loja física, na qual precisam ir até o local.

Assim, fica mais fácil aproveitar o “calor do momento” dos consumidores.

Dá para mensurar tudo em seu site

Um detalhe que poucas pessoas sabem sobre sites é que, com as tecnologias certas, você consegue mensurar tudo, desde cliques na página, fluxo dos consumidores e muito mais.

Essas informações permitem que novas estratégias sejam elaboradas - muitas vezes invisíveis aos olhos humanos.

Os gastos com marketing são bem menores

Em essência, as lojas virtuais usam o marketing digital como principal mecanismo de divulgação. Portanto, o kit é constituído de ferramentas ou gratuitas, ou muito baratas para usar.

Só para exemplificar, criar contas nas redes sociais, mesmo que para empresas, é gratuito. Além disso, você pode trabalhar com blogs e vídeos, sem gastar nada do seu bolso - a não ser tempo.

Os anúncios também são baratos, quando comparados ao marketing convencional, levando em conta os resultados para o negócio.

A loja online funciona sozinha

Atualmente, as lojas virtuais são simples e intuitivas. Em sua maioria, as ferramentas são automatizadas e fáceis de usar. Portanto, você pode gerir o negócio sozinho, sem precisar contratar funcionários.

A depender das ferramentas de seu e-commerce, ele faz, de fato, tudo sozinho para você. Atrai clientes, oferece produtos de forma inteligente, realiza a venda e até emite e envia notas fiscais.

É claro que precisa estudar para usufruir dessas ferramentas - mas é um esforço que vale a pena.

Você pode atrair clientes de forma passiva

A atração de clientes funciona de duas maneiras: através do orgânico; por meio de anúncios patrocinados.

Em ambos os casos, você só precisa elaborar a estratégia e colher os frutos no fim da campanha.

No entanto, queremos recomendar especialmente ao SEO. Afinal, ranquear seu e-commerce é uma ótima maneira de vender mais, e é justamente isso que o SEO faz.

Invista em conteúdos específicos para seu público-alvo - e deixe essas pessoas encontrarem seu e-commerce naturalmente.

É mais fácil escalar uma loja digital

Escalar significa levar o negócio a outro patamar de faturamento, muitas vezes subindo uma ordem de grandeza. Ou seja, passar de R$ 10.000 para R$ 100.000 de faturamento mensal, por exemplo.

As lojas físicas passam mais confiança aos consumidores, mas não escalam muito bem. Já as digitais tem a barreira da confiança que, após transposta, permitem escalar a loja de uma maneira fenomenal.

Grande parte desse efeito advém da liberdade geográfica!

Dá para vender sem ter estoque de produtos

Sim, isso mesmo que você leu: dá para vender produtos sem ter… os produtos!

Para isso, basta fazer parceria com fornecedores, de modo a ganhar a diferença entre o preço da venda e o preço direto com o fornecedor.

Aliás, os fornecedores chegam até a embalar o produto com o nome de sua loja, em alguns casos.

É mais fácil controlar o financeiro do e-commerce

Por fim, o e-commerce trabalha com várias ferramentas de integração, permitindo um forte controle financeiro. Em alguns casos, até mesmo impostos e demais gastos são acrescidos, de maneira automática, no produto final.

Em resumo, a própria plataforma emite relatórios de desempenho e documentos fiscais para você. Basta encaminhar esses documentos a seu contador - que será muito grato por tê-los!

E aí, te convencemos a investir pesado em e-commerce? Não deixe essa opção de fora de seu modelo de negócios!

 

Outras Publicações

A contribuição do SSL para o crescimento do e-commerce
Com a popularização das lojas virtuais e a grande movimentação no e-commerce brasileiro, o SSL se tornou u...
Leia Mais
Como monitorar as pesquisas na minha Loja Virtual com o Google Analytics
Tão importante quanto fazer um bom planejamento antes de abrir seu e-commerce é mantê-lo nos eixos. Confor...
Leia Mais
Como montar um e-commerce de moda
Não há argumentos contra os e-commerce que conseguiram sobreviver ao cenário da crise sanitária. Enquanto ...
Leia Mais
Planejamento do e-commerce: 5 áreas para priorizar em 2022
Se você quer saber como fazer o planejamento do e-commerce e entender quais áreas priorizar em 2022, acompan...
Leia Mais
Os Benefícios de Ter uma Loja Virtual: Por que Investir no E-commerce?
O e-commerce, ou comércio eletrônico, é a modalidade de venda que utiliza a internet como canal de comunica...
Leia Mais