App do Google Analytics: como usar e receber insights em tempo real
Para que o seu site atinja os objetivos para o qual foi planejado, é necessário um bom planejamento estratégico e também uma gestão de qualidade. Essa administração envolve monitorar o desempenho dele. Dependendo do tamanho do site e das atividades que você realiza, pode se tornar difícil fazer uma análise eficaz e precisa, que permita tomadas de decisão seguras, o que impacta de forma negativa as conversões e vendas. Então, para ajudar os empreendedores na tarefa de estudar a performance da marca, o Google desenvolveu o aplicativo Analytics. Ele é uma ferramenta que fornece estatísticas e vai além: aponta informações úteis que podem ser automatizadas ou personalizadas e que sugerem o que fazer para aprimorar seu site. São os insights. Este artigo vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre eles. Continue aqui!
Insights do Google Analytics
O termo insight traz a ideia, de forma figurada, de que algo foi entendido, percebido, “sacado”. É o “estalo” que alguém tem quando, de forma repentina, encontra uma solução para um problema.
Esse é o objetivo do Analytics Intelligence, grupo de ferramentas que trabalha com machine learning (aprendizado de máquina). Ele oferece interpretações para te ajudar a entender o que os dados do Analytics representam e tomar as ações corretas.
Existem dois tipos de insights: os automatizados e os personalizados, como já dito.
Automatizados
Eles detectam as atividades diferentes que estão ocorrendo no seu site e as descrevem, mas de forma automática, por padrão do aplicativo. Aparecem no painel de insights, à direita da janela do programa.
Conferindo os insights automatizados
Depois de fazer login com sua conta, escolha a opção Página Inicial, no canto esquerdo. Dentro dela, localize à direita o painel Insights. Se não estiver visível, clique no botão com um ícone que representa uma curva de gráfico.
Em “Resumo da publicidade”, já é possível ver o card de insights. Você ainda tem a opção “Ver todos”. No painel que aparecer, vão constar todos os insights automatizados e os personalizados. Os dados são atualizados em tempo real se novos forem criados ou se o aplicativo julgar que os automatizados estão trazendo dados relevantes.
Clicando nos cards, você tem acesso aos detalhes de cada insight. Em “Carregar mais”, é possível ver os insights mais antigos. O Analytics guarda-os por 1 ano depois de serem gerados. O machine learning empregado nos insights identifica e classifica as informações mais interessantes para o seu negócio.
Personalizados
Permite que você mesmo crie as condições a serem estudadas. Você pode escolher os pontos a serem analisados, desde itens de desempenho geral, passando por informações demográficas, usuários, tráfego, até detalhes sobre performance financeira do e-commerce. É possível criar até 50 insights personalizados.
Criando e verificando os insights personalizados
Para criar o seu próprio conjunto de normas, clique em Ver todos os insights. Em seguida, clique em Criar.
Você verá sugestões para criação dos insights, categorizados por temas. Marque a caixa de seleção das que você deseja e escolha Criar selecionados. Caso queira, você pode usar uma sugestão como modelo. Clique em Revisar e criar. Altere o insight para o que julgar necessário.
Em Criar novo, você pode gerar os novos insights do zero. Escolha o tema, dentre os seguintes aspectos:
Frequência de avaliação: defina a periodicidade com que os dados serão revisados: por hora, por dia, semana ou mês.
Segmento: por padrão, a opção “Todos os usuários” é sugerida. Mas você pode alterar, na opção correspondente, para personalizar outros valores de dimensão. É possível incluir ou apagar o segmento.
Métrica: escolha a métrica, condição e estabeleça um limite para disparar o insight.
É preciso que você defina um nome para o insight. Depois, determine a maneira como as notificações serão exibidas. Elas podem constar no painel de insights, ou recebidas por e-mail.
Para verificar os insights manuais, clique no cartão de insights, na opção Ver todos os insights. Clique na opção Gerenciar. Se preferir, ative ou desative a opção Notificações por e-mail. Clique em Excluir para remover um insight.
Insights do Analytics: por que usar?
Esse aplicativo traz valiosas informações sobre a performance do seu site. São dados que, sem a ferramenta, ficaria praticamente impossível de conhecer: tráfego, localização dos visitantes, canais de origem, tudo em tempo real. E estas que foram mencionadas são só algumas das muitas análises que o aplicativo oferece.
Os insights trazem uma visão do comportamento do público, fundamental para planejar suas ações de negócios e de marketing. Dentre as principais vantagens dos insights, pode-se destacar:
Programar suas ações
Com os insights, você pode saber em quais dias e horários do mês ou da semana os visitantes mais acessam o seu conteúdo. Com esse conhecimento, você saberá que decisões tomar para estes momentos, como uma atualização relevante para o público-alvo, a fim de atingir o maior número possível de usuários.
Entender os motivos do churn (taxa de abandono)
A rejeição, ou saída de um cliente do site sem fechar um negócio é muito comum nos apressados usuários da internet de hoje. Mas, para descobrir os motivos e saber como mantê-los, os insights são úteis.
A partir deles e de outros dados apontados pelo Analytics, você conseguirá compreender se algo está errado com as suas páginas ou com seu produto.
Saber quais dispositivos os usuários estão usando
Segundo muitas pesquisas, os dispositivos móveis lideram a lista de equipamentos usados atualmente para acessar a internet. No Brasil, por exemplo, bem mais que a metade dos consumidores fazem compras e todas as atividades na internet por meio de um smartphone.
Então, se você constatar nos insights que a maior parte dos seus visitantes estão vindo de dispositivos móveis, certifique-se de que o seu site está adotando tecnologia responsiva, ou seja, se ele se adapta automaticamente a qualquer tela, para que os usuários de mobile não tenham a navegação prejudicada.
Lembre-se de que a adaptabilidade é um dos diversos requisitos que o Google considera para ranquear um site na sua página de resultado de busca. Se achar que é preciso, invista mais em mobile; talvez você perceba que o desenvolvimento de um aplicativo trará mais benefícios do que programas para desktop.
Os insights foram desenvolvidos para nortear as ações dos empresários, fazer planejamentos ou remodelar os que já existem. Então, agora você tem diversos motivos para incorporar os estudos do Analytics à sua rotina.