Fatores que aumentam a confiança do consumidor no e-commerce
A maneira de se fazer compras vem mudando muito após o advento da internet. Para se ter uma ideia do avanço dos e-commerces, um levantamento feito em 2021, mostrou que 71% dos entrevistados passaram a preferir fazer as suas compras online, especialmente após a crise sanitária da covid-19. É inegável notar que o mercado de e-commerce vem crescendo de forma exponencial. A pandemia popularizou muito o ato de se fazer compras pela internet, mas ainda há muitos desconfiados sobre esse processo. E isso acontece em geral por experiências negativas com compras online. Já que nem as lojas virtuais fazem um trabalho de excelência para conquistar a confiança do consumidor e fidelizá-los à sua loja. Para aumentar a confiança do consumidor algumas atitudes indispensáveis precisam ser colocadas em prática. Veja abaixo quais são elas.
Credibilidade e segurança para comprar - como passar isso para o consumidor
Empresas sérias do ramo de e-commerce procuram, em primeiro lugar, atender aos mais rígidos critérios de qualidade e segurança, tendo por meta oferecer os melhores produtos - com máxima eficiência e qualidade, que sejam referência no mercado.
Se um consumidor tem uma experiência positiva ao comprar online, a chance de ele retornar à loja e adquirir outros produtos no futuro aumenta significativamente e também a chance dele recomendá-la a pessoas conhecidas.
Se o objetivo do seu e-commerce é atingir o patamar do parágrafo anterior, com credibilidade no mercado e confiabilidade por parte dos consumidores, alguns fatores são determinantes.
Políticas de entrega e troca de mercadoria bem explicadas e compreensíveis a todos
Ao comprar um produto online, o cliente tem certos impeditivos em comparação à compra feita em loja física. Uma delas é não poder ver o produto ao vivo, tocá-lo e testá-lo.
Por isso, mesmo com imagens bem nítidas do produto e uma descrição detalhada sobre ele, nem sempre o que chega às mãos do cliente é o que ele estava esperando.
Também há a possibilidade do objeto ter sido danificado durante o envio - isso é algo muito comum e chegar na casa do comprador com avarias ocorridas no transporte.
Quando isso ocorre, obviamente o comprador entrará em contato solicitando a devolução ou troca do produto.
Desta forma, informações explicadas com clareza, de forma entendível a todos deixam o cliente mais seguro para finalizar a compra, na certeza de que se precisar efetuar a devolução ou troca o processo ocorrerá de maneira tranquila.
Além de ter havido a decepção com o produto, haveria também as dores de cabeça para a devolução. E nenhum cliente quer isso, diga-se de passagem.
Portanto, é imprescindível reservar uma página que explique de forma simples e direta esses procedimentos, tentando responder todas as dúvidas que o cliente possa ter antes mesmo que uma situação assim ocorra.
Ter a descrição fiel e bem detalhada dos produtos
Uma descrição bem elaborada é fundamental para que o consumidor possa fazer uma análise do produto sabendo o que está sendo vendido e tendo a segurança ao finalizar a compra.
Outra vantagem de uma descrição detalhada é que isso contribui na otimização, melhorando o posicionamento do seu e-commerce nos buscadores.
Quanto maior o número de detalhes ele tiver sobre o produto em questão, maior as chances de efetivação da compra.
Evite colocar apenas as informações advindas do fabricante. Busque outras especificações que podem ser inseridas, como por exemplo:
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tamanhos;
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cores disponíveis;
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quantidade no estoque;
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material de composição;
-
etc...
Tenha fotos de qualidade
Numa compra virtual as imagens são o mais próximo que o consumidor chegará do produto do seu interesse. Se as imagens forem ruins, fora de foco, sem a opção de zoom o cliente muito provavelmente desistirá da compra e buscará o na concorrência.
Muitos e-commerce julgam esse aspecto pouco importante, o que na verdade é errôneo, Disponibilizar poucas imagens tendem a despertar a desconfiança do visitante.
Investir em profissionais que façam fotos e/ou vídeos de alta qualidade para destacar os detalhes e mostrar bem o produto, contará pontos extras para a loja.
Avaliações de clientes aumentam a confiança do consumidor em potencial
Ao ficar interessado em um determinado produto, o consumidor tende a pesquisar não apenas sobre aquilo que pretende comprar, mas também sobre a loja, a fim de saber se os clientes estão satisfeitos.
Assim, ter avaliações positivas de outros consumidores e muito para o cliente deliberar se vale a pena ou não investir em determinado e-commerce.
É não é só a avaliação do produto em si que conta. Os clientes analisam aspectos diversos:
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disponibilidade dos produtos;
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preços;
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atendimento pré e pós venda;
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política de troca;
-
processo de devolução.
Absolutamente tudo é passível de avaliação.
Foque na segurança da sua loja virtual
Esse é um dos pontos mais importantes, pois você estará lidando com dados e informações pessoais dos clientes.Como diariamente novos golpes surgem o consumidor sabe que necessita cuidado e que não é qualquer loja da internet que é confiável.
Tenha prioridade em investir em uma estrutura de segurança que seja de extrema qualidade, já que isso não é vantajoso apenas para você, mas também para a clientela, que tranquiliza-se sabendo ser uma compra segura.
A segurança deve englobar todas as formas de pagamento que seu e-commerce aceita.
Selos e certificados de segurança do site demonstram que seu ambiente de compra é controlado, garantindo a proteção da página e os dados dos consumidores.
Crie um site de navegação fácil e intuitiva
Um site de e-commerce dotado de boa navegabilidade, comodidade, rapidez, informações claras, sem muitas etapas cansativas, confere pontos no quesito confiança. Isso porque o cliente pensa: “se o site é falho, imagina o restante”.
Ao fazer compras online, o que atrai o consumidor em especial é a comodidade de não sair de casa. Então quanto mais simples e fácil de ser usado, mais credibilidade o e-commerce passa para o cliente.
Proporcione um atendimento de alta qualidade
A importância de proporcionar um atendimento de excelência para o sucesso do seu e-commerce é determinante. Pois desde o início da compra o cliente poderá precisar de auxílio e atendimento adequado torna-se essencial de preferência de forma personalizada.
As estratégias de marketing digital atraem para o site, depois é feita a venda e por fim a logística realiza a entrega. Dar suporte ao cliente em todas as etapas faz sim muita diferença, já que ele se sente amparado pela loja.
A confiança do consumidor é uma busca constante
Ter uma boa reputação na sua loja virtual deve ser uma busca incessante. Conquistar a confiança do consumidor é um processo contínuo de aperfeiçoamento.
Só assim os clientes terão plena satisfação em comprar na sua loja.