Fatores que aumentam a confiança do consumidor no e-commerce

Postado por Equipe mageshop, 22-03-2022 - 03:43

Fatores que aumentam a confiança do consumidor no e-commerce

A maneira de se fazer compras vem mudando muito após o advento da internet. Para se ter uma ideia do avanço dos e-commerces, um levantamento feito em 2021, mostrou que 71% dos entrevistados passaram a preferir fazer as suas compras online, especialmente após a crise sanitária da covid-19. É inegável notar que o mercado de e-commerce vem crescendo de forma exponencial. A pandemia popularizou muito o ato de se fazer compras pela internet, mas ainda há muitos desconfiados sobre esse processo. E isso acontece em geral por experiências negativas com compras online. Já que nem as lojas virtuais fazem um trabalho de excelência para conquistar a confiança do consumidor e fidelizá-los à sua loja. Para aumentar a confiança do consumidor algumas atitudes indispensáveis precisam ser colocadas em prática. Veja abaixo quais são elas.

1

Credibilidade e segurança para comprar - como passar isso para o consumidor

Empresas sérias do ramo de e-commerce procuram, em primeiro lugar, atender aos mais rígidos critérios de qualidade e segurança, tendo por meta oferecer os melhores produtos - com máxima eficiência e qualidade, que sejam referência no mercado.

Se um consumidor tem uma experiência positiva ao comprar online, a chance de ele retornar à loja e adquirir outros produtos no futuro aumenta significativamente e também a chance dele recomendá-la a pessoas conhecidas.
Se o objetivo do seu e-commerce é atingir o patamar do parágrafo anterior, com credibilidade no mercado e confiabilidade por parte dos consumidores, alguns fatores são determinantes. 

 

Políticas de entrega e troca de mercadoria bem explicadas e compreensíveis a todos

 

Ao comprar um produto online, o cliente tem certos impeditivos em comparação à compra feita em loja física. Uma delas é não poder ver o produto ao vivo, tocá-lo e testá-lo.

Por isso, mesmo com imagens bem nítidas do produto e uma descrição detalhada sobre ele, nem sempre o que chega às mãos do cliente é o que ele estava esperando.

Também há a possibilidade do objeto ter sido danificado durante o envio - isso é algo muito comum e chegar na casa do comprador com avarias ocorridas no transporte.

Quando isso ocorre, obviamente o comprador entrará em contato  solicitando a devolução ou troca do produto.

Desta forma, informações explicadas com clareza, de forma entendível a todos deixam o cliente mais seguro para finalizar a compra, na certeza de que se precisar efetuar a devolução ou troca o processo ocorrerá de maneira tranquila. 

Além de ter havido a decepção com o produto, haveria também as dores de cabeça para a devolução. E nenhum cliente quer isso, diga-se de passagem.

Portanto, é imprescindível reservar uma página que explique de forma simples e direta esses procedimentos, tentando responder todas as dúvidas que o cliente possa ter antes mesmo que uma situação assim ocorra.

 

Ter a descrição fiel e bem detalhada dos produtos

 

Uma descrição bem elaborada é  fundamental para que o consumidor possa fazer uma análise do produto sabendo o que está sendo vendido e tendo a segurança ao finalizar a compra.

Outra vantagem de uma descrição detalhada é que isso contribui na otimização, melhorando o posicionamento do seu e-commerce nos buscadores.

Quanto maior o número de detalhes ele tiver sobre o produto em questão, maior as chances de efetivação da compra.

Evite colocar apenas as informações advindas do fabricante. Busque outras especificações que podem ser inseridas, como por exemplo:
 

  • tamanhos;

  • cores disponíveis;

  • quantidade no estoque;

  • material de composição; 

  • etc...

 

Tenha fotos de qualidade

 

Numa compra virtual as imagens são o mais próximo que o consumidor chegará do produto do seu interesse. Se as imagens forem ruins, fora de foco, sem a opção de zoom o cliente muito provavelmente desistirá da compra e buscará o na concorrência.

Muitos e-commerce julgam esse aspecto pouco importante, o que na verdade é errôneo, Disponibilizar poucas imagens tendem a despertar a desconfiança do visitante.

Investir em profissionais que façam fotos e/ou vídeos de alta qualidade para destacar os detalhes e mostrar bem o produto, contará pontos extras para a loja.

 

Avaliações de clientes aumentam a confiança do consumidor em potencial

 

Ao ficar interessado em um determinado produto, o consumidor tende a pesquisar não apenas sobre aquilo que pretende comprar, mas também sobre a loja, a fim de saber se os clientes estão satisfeitos.

Assim, ter avaliações positivas de outros consumidores e muito para o cliente deliberar se vale a pena ou não investir em determinado e-commerce.
 

É não é só a avaliação do produto em si que conta. Os clientes analisam aspectos diversos:
 

  • disponibilidade dos produtos;

  • preços;

  • atendimento pré e pós venda;

  • política de troca;

  • processo de devolução.

Absolutamente tudo é passível de avaliação.

 

Foque na segurança da sua loja virtual

 

Esse é um dos pontos mais importantes, pois você estará lidando com dados e informações pessoais dos clientes.Como diariamente novos golpes surgem o consumidor sabe que necessita cuidado e que não é qualquer loja da internet que é confiável.


Tenha prioridade em investir em uma estrutura de segurança que seja de extrema qualidade, já que isso não é vantajoso apenas para você, mas também para a clientela, que tranquiliza-se sabendo ser uma compra segura.

A segurança deve englobar todas as formas de pagamento que seu e-commerce aceita.

Selos e certificados de segurança do site demonstram que seu ambiente de compra  é controlado, garantindo a proteção da página e os dados dos consumidores.

 

Crie um site de navegação fácil e intuitiva

 

Um site de e-commerce dotado de boa navegabilidade, comodidade, rapidez, informações claras, sem muitas etapas cansativas, confere pontos no quesito confiança. Isso porque o cliente pensa: “se o site é falho, imagina o restante”.

Ao fazer compras online, o que atrai o consumidor em especial é a comodidade de não sair de casa. Então quanto mais simples  e fácil de ser usado, mais credibilidade o e-commerce passa para o cliente.

 

Proporcione um atendimento de alta qualidade

 

A importância de proporcionar um atendimento de excelência para o sucesso do seu e-commerce é determinante. Pois desde o início da compra o cliente poderá precisar de auxílio e atendimento adequado torna-se essencial de preferência de forma personalizada.

As estratégias de marketing digital atraem para o site, depois é feita a venda e por fim a logística realiza a entrega. Dar suporte ao cliente em todas as etapas faz sim muita diferença, já que ele se sente amparado pela loja.

 

A confiança do consumidor é uma busca constante

 

Ter uma boa reputação na sua loja virtual deve ser uma busca incessante. Conquistar a confiança do consumidor é um processo contínuo de aperfeiçoamento.
 

Só assim os clientes terão plena satisfação em comprar na sua loja.

 

Outras Publicações

Como o e-commerce pode transformar o seu negócio em 2021?
Atenção, empreendedor! Não importa o seu ramo de atuação, é hora de dar uma guinada no seu negócio! Se ...
Leia Mais
E-commerce B2B: O que você deve saber para alavancar os seus resultados
A venda entre empresas e a prospecção B2B são muito diferentes de um processo de vendas B2C para o consumid...
Leia Mais
Motivos para iniciar um e-commerce ainda em 2021
Em tempos de crise sempre pensamos duas vezes se devemos ou não abrir um negócio. Administrar uma empresa nÃ...
Leia Mais
Como fazer compras pela internet com segurança?
Compras pela internet são práticas, fáceis de fazer, oferecem comodidade e podem ser efetuadas de qualquer ...
Leia Mais
Como mostrar para o cliente que seu site é confiável?
A preocupação com a segurança nas compras pela internet nunca foi tão grande. A justificativa é o alto nÃ...
Leia Mais