Como mostrar para o cliente que seu site é confiável?

Postado por Equipe mageshop, 10-08-2022 - 05:31

Como mostrar para o cliente que seu site é confiável?

A preocupação com a segurança nas compras pela internet nunca foi tão grande. A justificativa é o alto número de golpes virtuais em sites que parecem lojas idôneas, mas que na verdade roubam dados de cartões de crédito e informações pessoais. Agora, é papel do lojista provar para seus consumidores que a loja é segura e confiável. Isso é positivo tanto para quem compra quanto para quem vende. Uma boa reputação faz com que uma marca se estabeleça e ganhe mais clientes. Mas você sabe como convencer o cliente de que seu site é seguro? Entenda agora como mostrar para o seu cliente que ele pode comprar sem medo. Acompanhe!

1

Mostre que o seu site é confiável

 

Para confiar ou não em um e-commerce, o consumidor deve analisar certas características. Entenda bem o que ele deseja saber e trabalhe em cima desses fatores.

 

Obtenha certificados digitais

Eles asseguram ao consumidor que o site segue protocolos de segurança para evitar ataques cibernéticos e roubo de dados. É uma forma de tranquilizar o visitante para que ele possa se sentir à vontade ao comprar.

Contar com certificados digitais traz para a loja virtual uma reputação positiva e credibilidade. Mas o cliente precisa saber o que são e para que servem. Informe no seu site que seu e-commerce obedece regras de segurança e dê uma breve explicação sobre o que são os certificados digitais.

 

Trabalhe com ferramentas de pagamento confiáveis

As plataformas de pagamento mais famosas geralmente conquistam a confiança de quem compra, em especial aqueles que já têm o hábito de frequentar as lojas virtuais. Elas mantêm os dados em sigilo e realizam o processo financeiro com segurança.

 

Mostre os dados de contato

Para mostrar transparência, o site deve exibir todos os meios de contato da loja. Isto dá a certeza de que o consumidor pode falar com a loja sempre que achar necessário a respeito da compra, dos produtos e da entrega. Inclua telefones, endereço físico se houver, e-mail e Whatsapp.

É importante que o e-commerce esteja pronto para responder ao cliente em todos os canais rapidamente. Uma mensagem não respondida pode criar desconfiança e uma desistência de compra. Ou pior: uma denúncia a órgãos de direito do consumidor, caso ele se sinta prejudicado.

 

Adicione bons textos e imagens

Talvez algumas pessoas achem irrelevante, mas outras valorizam muito: a qualidade dos textos que o seu site apresenta. Erros de ortografia e concordância, artigos mal escritos e com uma linguagem que o seu consumidor não entende dão a impressão de amadorismo e desleixo.

As fotos dos produtos precisam ser de alta qualidade, porque é por meio delas que o seu cliente terá o primeiro contato com eles. É a primeira impressão. Então, além da segurança, a aparência da sua loja virtual conta bastante.

 

Fique atento ao layout

Por falar em aparência, você deve se preocupar com o layout do e-commerce. Não é que uma modelagem pouco atraente torna o site inseguro, mas transmite ao consumidor a ideia de que, se a loja não está preocupada nem com a própria aparência, tampouco vai se preocupar com o cliente, gerando desconfiança. Isso acaba afastando o visitante.

Atualmente, é fácil obter um site com um layout moderno e de qualidade, que faça o consumidor se sentir à vontade. Um site com uma má aparência faz tanto mal quanto a ausência dele.

 

Adeque-se à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Ela está em vigor há alguns anos, com o objetivo de proteger os dados pessoais dos clientes contra utilização indevida, sendo permitida apenas com autorização deles. Caso o e-commerce não cumpra essas determinações, está sujeito a multa e até fechamento.

De acordo com a LGPD, o correto é que o site exiba, logo no primeiro acesso, a política de privacidade, dizendo que o site usa cookies (pacotes de informações). Se o usuário continuar a navegação, significa que aceitou os termos. Se ele não concordar, ele é removido da página.

A política de privacidade deve ser bem clara, informando que os dados dos clientes serão mantidos em sigilo. Isto vai trazer segurança aos visitantes, em especial se optarem por comprar com cartão de crédito.

 

Use um domínio próprio

Pode parecer irrelevante, mas para os consumidores mais experientes, o endereço com o  padrão https://www.nomedasualoja.com.br é mais atrativo e seguro do que aqueles que contém o nome da plataforma construtora, ou seja, os domínios gratuitos. Um domínio próprio indica profissionalismo e maturidade.

 

Defina uma política de trocas e devolução

Deixe claro para o consumidor quais são os procedimentos que devem ser seguidos caso seja necessário trocar ou devolver certo produto. Se você ainda não elaborou uma política de trocas, crie uma urgentemente. 

Não se esqueça de se basear no Código de Defesa do Consumidor. É importante deixar claro no site como essa política funciona. Coloque esta informação de preferência logo na página inicial e também durante o processo de compra. 

 

Cuide das imagens e descrições

Tenha certeza de que as informações sobre o produto estão claras e completas. Se não for assim, o cliente vai pensar que você está querendo enganá-lo, e a primeira reação dele provavelmente será abrir uma reclamação em sites como o Reclame Aqui, e isso vai trazer uma péssima reputação para sua marca.

As fotos precisam ter uma alta resolução, para que o consumidor tenha a sensação de estar fazendo um negócio seguro. Caso as imagens sejam meramente ilustrativas, deixe isso claro, sem omitir.

 

Preze a transparência

Já dissemos como é importante a clareza e a verdade para o e-commerce. Os consumidores valorizam muito essa característica e muitas vezes nem se importam em pagar mais caro por um produto se souberem que a loja é honesta.

Construir uma reputação boa e transmitir confiabilidade não acontece da noite para o dia. É preciso tempo e, também, resultados positivos das pessoas que já compraram. Se elas tiveram uma boa experiência de compra, então use isso a seu favor.

É claro que nem todas as avaliações serão positivas. Mas mesmo que haja um comentário negativo ou outro, isso não significa que sua marca está acabada. Saber receber críticas e providenciar as correções para satisfazer o cliente vai trazer confiança ao consumidor.



 

Outras Publicações

E-commerce B2C: o que você deve saber para alavancar os seus resultados
O Business to Consumer no Brasil ostenta números impressionantes. De acordo com o Índice Mundial de Comérci...
Leia Mais
Como preparar seu negócio para o mundo atual
O mercado tem mudado muito nos últimos anos. A maneira de fazer negócios e até as inovações tecnológicas...
Leia Mais
Como monitorar as pesquisas na minha Loja Virtual com o Google Analytics
Tão importante quanto fazer um bom planejamento antes de abrir seu e-commerce é mantê-lo nos eixos. Confor...
Leia Mais
Vale a pena ter um blog corporativo B2B em 2022?
Se você quer saber se vale a pena ter um blog corporativo B2B em 2022, nós podemos te ajudar. O mundo vem pa...
Leia Mais
App do Google Analytics: como usar e receber insights em tempo real
Para que o seu site atinja os objetivos para o qual foi planejado, é necessário um bom planejamento estraté...
Leia Mais