E-commerce: transformações, soluções e tendências
O comércio eletrônico não é estático. Ela sempre tende a avançar. E especialmente agora, depois que o cenário mundial foi transformado pela pandemia, o varejo virtual ganhou novos formatos e ferramentas. Um deles foi provocado pelo aumento exponencial de pessoas que começaram a fazer transações online. Muita gente que nem sequer pensava em comprar pela internet, seja por falta de habilidade ou confiança, se viu obrigado a fazê-lo, porque não encontrou outra maneira de obter o que precisava. Por ser dinâmico, o e-commerce é vantajoso para o consumidor moderno e também pode ser para o lojista, desde que esteja em sintonia com as transformações que ele sofre, adotando novas soluções e seguindo as tendências. Isto é o que este artigo vai enfatizar. Acompanhe!
Transformações
Os anseios do público atual são dinâmicos. Isso significa que os clientes, em especial os mais jovens, querem adquirir muitos e diversos produtos. Então, agora cabe aos lojistas se adaptarem a esse comportamento.
O foco deve ser atender ao que o consumidor quer. Se a loja não corresponder a essa demanda, está condenada a ser superada pela concorrência. Os hábitos de consumo foram alterados e por isso é importante que o responsável pelo e-commerce conheça as transformações que estão ocorrendo.
Popularização dos e-groceries
O e-grocery é o comércio de produtos de supermercado pela internet. É o “grosso”, os alimentos básicos para a subsistência. Está crescendo e vai aumentar. Antes da pandemia, não era exatamente uma coisa nova, mas depois dela a procura por esse tipo de compra aumentou.
Alguns consumidores ainda apresentam resistência ao e-grocery por conta dos gêneros perecíveis, datas de validade e detalhes que eles preferem conferir pessoalmente. Mas é importante lembrar que eles são minoria e os supermercados virtuais vão crescer.
Mais interação humana
A automatização é fundamental para a transformação do e-commerce. Mas, se ela puder ser aliada ao atendimento humano, tudo fica ainda melhor. A loja precisa de veículos diversos para interagir com o consumidor, fazendo com que ele se sinta importante. O WhatsApp e as redes sociais são bons caminhos, porque proporcionam respostas rápidas às dúvidas e reclamações.
Soluções
O objetivo das soluções atuais é a obtenção de mais clientes. Conheça algumas:
Marketing digital e de conteúdo
Investir em divulgação pelas redes sociais, por meio de links patrocinados e e-mail é uma maneira de aplicar a estratégia digital a seu favor. Já o marketing de conteúdo se refere à criação de veículos integrados ao e-commerce, como por exemplo um blog. A relevância dos textos, junto com a aplicação de técnicas de SEO, fará com que a loja seja encontrada e, consequentemente, ganhe visitantes e trará mais chances de vendas.
Promoções
Tanto no comércio físico quanto no eletrônico, promoções são sempre bem vindas. Elas provocam no cliente o desejo de obter certo produto e faz a intenção de compra surgir. A taxa de vendas do e-commerce aumenta com as promoções. Se ela está, por exemplo, em 1 venda a cada 100 visitas, uma promoção pode fazer com que 2 ou mais sejam efetuadas com o mesmo número de visitantes. Por isso, as promoções-relâmpago e por datas comemorativas são ótimas opções.
Monitoramento
Só por a loja no ar e contar com a sorte não adianta. O empreendedor precisa estar ciente do desempenho e tomar ações para melhorá-lo quando necessário. Por meio de parâmetros como taxa de visitantes, pedidos, número de cliques, abandono de carrinho e outros, é fácil traçar novas estratégias ou corrigir as que já existem. Use ferramentas como o Google Analytics, que é gratuita.
Tendências
Saiba o que vai acontecer daqui para a frente:
Todas as empresas precisarão de presença digital
Não importa o tamanho, o formato eletrônico precisa existir para todo tipo de negócio. Na verdade, todo tipo de comércio já está na internet. Logo, quem não se adaptar logo estará de fora do mercado. Mesmo que uma marca ainda não possua um e-commerce, o que tem que ser feito em breve, ela pode aparecer pelo menos nas redes sociais.
O marketplace é um formato de vendas altamente procurado. Por isso, o lojista deve incluir nas suas estratégias a venda por plataformas como o Mercado Livre.
A omnicanalidade será fundamental
Ser omnicanal significa operar em múltiplos canais de forma integrada. Significa vender e atender pelo e-commerce, pelas redes sociais, pelo WhatsApp, pelo Youtube e onde mais for possível. A ideia é que o consumidor tenha a mesma experiência de compra em qualquer um dos canais. Por exemplo, ele pode fazer uma compra on-line, receber em casa e, caso queira devolver, fazer isso em uma loja física.
Mais meios de pagamento serão aceitos
O consumidor moderno quer pagar sem burocracia e com o meio que achar mais confortável. Por isso, o e-commerce precisa aceitar formatos diversos de pagamento. Uma das opções é as criptomoedas, mas os métodos mais tradicionais continuam valendo, como cartões de débito e crédito e boletos. Os comércios virtuais precisam incluir também o PIX, as carteiras digitais e até transferências via WhatsApp.
Mais recursos visuais serão mais aplicados
Além das fotos de qualidade, você tem agora a possibilidade de incluir vídeos, fotos 360º, imagens em 3D, infográficos, galerias interativas, tour virtual etc. Com esses recursos, que estão em alta, o público vai ficar ainda mais empolgado e propenso a adquirir o seu produto.
Conhecer as transformações, soluções e tendências para o e-commerce proporciona ao lojista uma visão ampla do futuro da marca, o que permite que ele saia na frente da concorrência e cumpra com as expectativas dos consumidores.