Como realizar a precificação de produtos corretamente

Postado por Equipe Mageshop, 23-07-2021 - 08:24

Como realizar a precificação de produtos corretamente

Precificar produtos não é fácil, ainda mais quando falamos de e-commerce. Afinal, temos que somar todos os custos e elaborar estratégias de preço - tudo isso levando em conta os concorrentes, é claro. Em resumo, a precificação segue o mesmo algoritmo tanto para negócios físicos quanto para digitais. No entanto, há muito mais gastos, mesmo que menores, nas plataformas de vendas - que não devem ser esquecidos. Há, também, estratégias para conquistar mais espaço no mercado que só funcionam para a Web. Uma delas, que vamos ensinar mais abaixo, diz respeito aos preços que diferem em apenas 1 centavo. Quer manter seu negócio competitivo? Não deixe de ler este material!

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Precificação correta de produtos em lojas físicas

Muitos lojistas, ainda mais quem está começando agora, ficam confusos na hora da precificação de produtos. De fato, não é uma tarefa intuitiva, requerendo atenção a diversos detalhes.

Em suma, para elaborar bons preços de produtos, você precisa executar as seguintes ações:

  • Conheça seu mercado de atuação. 

  • Contabilize todos os custos de produção. 

  • Estipule uma margem de lucro. 

  • Calcule seu markup.

Para facilitar sua compreensão, fizemos um verdadeiro guia para você. Nas próximas seções, vamos explicar, em detalhes, cada um dos tópicos apresentados. Confira:

Conheça seu mercado de atuação

De longe, o trabalho mais complicado na hora de precificar produtos é conhecer o mercado. Ou seja, você precisa estar a par das tendências de seu nicho, assim como das estratégias mais utilizadas.

Além disso, saber o preço praticado pelos concorrentes também é vital, dado que, em geral, queremos estar no mesmo patamar - ou mais baixo, quando possível.

Uma dica de ouro é: estude as ações de vendas de seus concorrentes.

Afinal, existe uma diferença sutil entre preço e valor. O primeiro diz respeito ao dinheiro gasto para comprar um item; o segundo faz menção ao quanto aquele item soluciona um problema - ou quanto aparenta solucionar.

Às vezes, um produto de baixo valor pode ser vendido a preços altos!

Contabilize todos os custos de produção

Já entrando na parte dos cálculos, o primeiro passo é somar todos os custos de produção. Note que, ao contrário do senso comum, não estamos falando apenas do dinheiro empregado na produção, mas também do tempo.

De fato, sua empresa poderia vender outros itens, mas se propôs a ofertas específicas. O tempo deve ser convertido em dinheiro, para tornar suas contas mais precisas.

Nessa etapa, você vai somar tudo, até mesmo o plano de internet usado pela empresa.

Embora seja um trabalho complexo, é o único caminho para garantir que o produto vai trazer retorno.

Estipule uma margem de lucro

Agora que você calculou todos os custos de produção, chegamos em um dos momentos mais críticos: estipular uma margem de lucro. 

O grande desafio é encontrar um valor equilibrado, que satisfaça os consumidores e também retorne o investimento da empresa. É aqui que entender o seu mercado de atuação faz muita diferença.

Alguns ramos de atuação chegam a obter 100% de margem de lucros. Outros, como o de celulares, não passam de 5%. Portanto, existe um valor ideal para cada mercado - e você precisa descobrir o seu.

Calcule seu markup

Por fim, temos que calcular o markup, o qual vai retornar um multiplicado otimizado para precificação. 

Nesta seção, vamos tomar como exemplo uma loja de calçados, com as seguintes características:

  • Despesas fixas = 15% sobre a venda

  • Despesas variáveis = 20% da venda

  • Margem de lucro = 10%

  • Custo de produção = R$ 30

Markup = 100 /[100 -  (15%+20%+10%)] = 100/55 = 1,82

Então, o preço de cada peça será Markup X Custo de produção = 1,82 X 30 = R$ 54,60.

Ao vender cada calçado por esse valor, sua empresa garante que, além de cobrir os custos, também vai lucrar 10% por venda, permitindo um financeiro saudável.

Precificação de produtos para lojas digitais

As lojas digitais devem ter cuidado redobrado com a precificação, por dois grandes motivos: pode acontecer modificações em cadeira; existem muitos custos, embora pequenos, espalhados pela plataforma.

Às vezes, em caso de erro durante a configuração, o valor apresentado aos consumidores está incorreto. 

Por exemplo, ao invés de R$ 24,50, a plataforma oferece o produto a R$ 2,45, devido a um erro de digitação, que também pode atingir vários outros produtos de uma vez - podendo levar sua loja à falência.

Em suma, fique atento aos seguintes itens:

  • Leve em conta os custos com o digital. 

  • Faça uma análise dos valores praticados. 

  • Configure promoções automáticas. 

Vamos explicar um pouco mais cada um desses tópicos.

Leve em conta os custos com o digital

As plataformas de e-commerce possuem diversas ferramentas, as quais, muitas vezes, possuem assinaturas. Dessa forma, o acúmulo dessas assinaturas, embora de preços baixos, pode ser significativo.

É muito comum o lojista esquecer de contabilizar esses valores. Assim, essas despesas minam o lucro da empresa, diminuindo a margem de lucro do negócio.

Tenha muito cuidado com esse detalhe na hora de precificar produtos!

Faça uma análise dos valores praticados

As lojas virtuais, ao contrário das lojas físicas, vão apresentar seus produtos na internet usando o ranqueamento dos mecanismos de busca. 

Dessa forma, como o Google quer o melhor para seus usuários, as lojas com os preços mais baixos se saem bem.

Há, ainda, a questão da liberdade geoespacial, permitindo comprar de qualquer vendedor no mundo todo.

Antes de precificar, leve essas informações em conta.

Configure promoções automáticas

Uma estratégia que funciona bem diz respeito às promoções automáticas. Em suma, se trata de uma configuração padrão dos e-commerce, onde descontos são aplicados em determinados períodos ao se usar cupons.

Cuidado com essas configurações, pois podem acarretar valores errados, podendo levar a loja à beira da falência.

BÔNUS: Use a estratégia do preço mais baixo

Como prêmio por ter lido até aqui, vamos falar da estratégia do 1 centavo. Às vezes, por causa de 1 centavo de diferença, sua loja aparece acima das demais nos mecanismos de busca.

Então, vale a pena aplicar essa funcionalidade em seu site - dado que existem ferramentas para isso.

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