Tendências para a Black Friday 2021 no e-commerce
A Black Friday, desde a primeira edição, em 2010, é uma das épocas mais aguardadas pelos consumidores, principalmente por oferecer descontos e promoções atrativas. E agora, como as lojas e shoppings têm limite de público, muito mais gente está comprando pela internet. Para ficar atualizado e expandir as vendas, confira a partir de agora as principais tendências para a Black Friday 2021.
O cenário atual da Black Friday
Nos últimos anos, promoções relacionadas à Black Friday tem se estendido para além de apenas um único dia de vantagens. O consumidor já espera semanas ou até um mês inteiro com preços reduzidos e é isso o que o e-commerce tem feito para vender mais.
Já é fácil encontrar campanhas como Black November, Black Week e Black Weekend que representam, respectivamente, promoções em todo o mês de novembro, na semana que termina na sexta-feira e no fim de semana seguinte à Black Friday.
Por isso, já é hora de os comerciantes virtuais já irem se preparando. Neste ano, a sexta-feira especial é dia 26 de novembro. O faturamento e consequente lucro tendem a melhorar bastante, desde que o varejo esteja preparado.
Para mostrar a necessidade de se planejar, é interessante saber como foram os números da edição passada. Segundo pesquisa da Ebit|Nielsen, no Brasil, o e-commerce faturou mais de R$ 4 bilhões, o que significa um aumento de 25% sobre 2019. No ano passado, um dos grandes responsáveis por este aumento foi a pandemia.
Embora o impacto dela sobre o cotidiano das pessoas já seja menor, o comerciante pode esperar crescimento das vendas on-line, já que este jeito de comprar caiu no gosto do consumidor, porque traz praticidade, velocidade e variedade.
Tendências para 2021
O mesmo levantamento que já mencionamos, da Ebit|Nielsen, aponta que para 2021 a perspectiva de aumento das vendas na Black Friday é de 26% em relação a 2020 no e-commerce. O número representa um faturamento de mais de R$ 110 bilhões.
É bom que os lojistas virtuais tenham em mente que os hábitos de consumo mudaram por causa do isolamento. Mais do que esporádicas, as compras on-line são atividades comuns. Assim, por ser fácil conferir a variedade de produtos e preços, o cliente se tornou mais exigente na hora de pôr a mão no bolso. Assim, o lojista precisa ficar atento aos detalhes a seguir.
Experiência de compra
A experiência de compra é cada vez mais valorizada. Se o consumidor teve uma boa experiência de compra no ano anterior, muito provavelmente vai se lembrar dela quando for às compras este ano. Assim, você deve prezar por qualidade na sua loja virtual, para que nos anos seguintes você venda novamente e seja recomendado.
A experiência do cliente é o resultado da jornada de compra. Ela envolve todas as ações pelas quais o comprador passa desde a visita ao e-commerce até o recebimento do produto em mãos. Assim, é importante conhecer bem o perfil dos visitantes do site, qual o objetivo delas, as necessidades e com base nestas respostas, causar uma impressão positiva.
Canais de atendimento
Hoje se fala em ser omnichannel. Adotar este método de atendimento ao consumidor significa convergir todos os canais de atendimento para o mesmo fim. E esta é a principal tendência quando se trata de atendimento ao cliente.
No omnicanal, o cliente é o personagem principal. A missão da estratégia é eliminar a diferença entre o comércio físico e o virtual. O consumidor precisa sentir que não está perdendo nada por comprar on-line. A estrutura omnichannel deve permitir, por exemplo, a compra via e-commerce, o recebimento em casa e, se preciso, a troca em uma loja física, sem dificuldades.
Prazos de entrega reduzidos
A modalidade mais escolhida pelos consumidores da Black Friday 2020 que receberam seus produtos pelos Correios foi o Sedex. Esta preferência indica que os clientes não querem esperar muito para receber as compras. Muitos, inclusive, não se importam em pagar um pouco mais pelo frete, já que o que querem mesmo é rapidez.
Falando em entregas, algo que chama a atenção do consumidor é o famoso frete grátis. Enquanto o lojista puder manter este termo, é uma excelente tática. Só o fato de constar a palavra “grátis” já faz com que o comprador sinta que leva vantagem e, consequentemente, feche negócio.
“Esquenta” Black Friday
Como dissemos, o consumidor hoje espera mais do que apenas um dia de promoções. Portanto, aplicar descontos já nos dias anteriores à sexta-feira ajuda a aquecer o varejo e a prepará-lo pode trazer um faturamento maior. O “esquenta” já tem sido praticado nos últimos anos e tende a continuar.
Live commerces
As lives são recursos empregados para um universo de finalidades. O e-commerce observou o potencial delas e criou uma nova maneira de vender. Para quem ainda não viu uma live de vendas, pode imaginar algo como os antigos programas de televisão que eram gravados dentro de lojas e anunciavam produtos ao vivo.
A ideia é a mesma mas o formato é diferente. As lives produzidas por grandes varejistas podem contar com a participação de influenciadores, cantores e outros famosos, mesclando apresentações e divulgação de produtos. As atrações são uma maneira de trazer mais espectadores e potenciais consumidores.
Vantagens para o consumidor
Como existem muitos concorrentes em cada nicho comercial, é importante que o lojista ofereça promoções verdadeiras, que sejam realmente vantajosas para o cliente. Não pense que o cliente é ingênuo e vai aceitar qualquer número só porque é Black Friday.
O consumidor está exigente e para ele é muito fácil comparar preços. Alguns já acreditam que a Black Friday é enganação. Então, o comerciante que oferece descontos, frete grátis, cashback, brindes e outras vantagens deve honrar com a palavra. Se o cliente se sentir enganado, pode até mover processos judiciais.
Para que seja mais fácil acompanhar as tendências para a Black Friday 2021, o ideal é contar com uma plataforma de fácil utilização, praticidade e personalizada, baseada em Magento, usada em milhares de e-commerces no mundo todo. Conheça as soluções que oferecemos e acelere suas vendas na Black Friday!