6 motivos para criar sua loja virtual em 2021

Postado por , 27-03-2021 - 08:28

6 motivos para criar sua loja virtual em 2021

Criar uma loja virtual é uma ação bastante vantajosa para quem já possui um estabelecimento físico. Esse movimento já vinha se mostrando importante para aumentar os lucros do negócio, mas durante a pandemia de Covid-19 em 2020, ter um e-commerce passou a ser uma questão de sobrevivência para muitos empresários.

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Criar uma loja virtual é uma ação bastante vantajosa para quem já possui um estabelecimento físico. Esse movimento já vinha se mostrando importante para aumentar os lucros do negócio, mas durante a pandemia de Covid-19 em 2020, ter um e-commerce passou a ser uma questão de sobrevivência para muitos empresários.

Em 2021, com as incertezas causadas pela pandemia ainda presentes no cotidiano, montar uma loja virtual para um negócio físico continua sendo uma ótima ideia por diversas razões.

Para que você saiba quais são elas e possa melhorar seus lucros, vamos listar 6 motivos para criar sua loja virtual em 2021.

Loja virtual está em alta

Como foi dito, o e-commerce estava crescendo no Brasil há alguns anos, e em 2020 ele se tornou uma questão de sobrevivência para muitos estabelecimentos físicos. Para os consumidores, as lojas virtuais também se tornaram em muitos momentos a única forma de comprar um produto.

Por isso, os e-commerces estão em alta. De acordo com o índice MCC – ENET, as vendas em lojas virtuais cresceram 73,88% no ano passado. E tudo indica que o e-commerce vai continuar crescendo mesmo após o fim da pandemia.

As vendas online vão continuar em alta, porque elas oferecem praticidade e agilidade para o público. Atualmente, o cotidiano é bastante corrido e muitas pessoas acabam preferindo chegar em casa e comprar o que precisam pela internet.

Além disso, com a pandemia, os consumidores se acostumaram com as compras online e alguns perderam a desconfiança que tinham nesse modelo de aquisição. Ou seja, a compra online tornou- se um hábito para muitos.

Sendo assim, mesmo mantendo um estabelecimento físico, é bem interessante complementar suas vendas com um e-commerce. Afinal, dessa maneira sua empresa consegue aproveitar mais oportunidades.

Eleva a confiança e satisfação do público

Hoje em dia, milhares de estabelecimentos físicos têm sites e lojas virtuais. Dessa forma, o cliente pode conhecer mais sobre a empresa, conferir preços e escolher por qual canal deseja adquirir produtos.

Então, os negócios que não oferecem essa opção parecem desatualizados e, consequentemente, não tão confiáveis. Ainda, a sua marca pode decepcionar os consumidores por não disponibilizar a alternativa de compra online.

Ou seja, ao não criar uma loja virtual, você prejudica a imagem de seu negócio e diminui a satisfação dos clientes. Isso é péssimo para as vendas e até mesmo os consumidores fiéis de sua marca podem migrar para uma concorrente somente pela praticidade que esta oferece.

Aumenta o alcance do negócio

Em tempos incertos e em que a competição está cada vez mais acirrada, aumentar o alcance de um estabelecimento é sempre muito importante. Isso é fundamental, porque permite elevar também as vendas da empresa.

Uma loja física tem dificuldades de aumentar seu alcance, já que ela tem uma limitação geográfica. Portanto, ir até ela pode não ser tranquilo ou vantajoso para todos os consumidores.

Já uma loja virtual não tem esse tipo de problema, pois ela não tem uma limitação geográfica. Assim, um consumidor que está a milhares de quilômetros de distância do estabelecimento físico pode se tornar um cliente fiel da marca.

Para que a loja online conquiste consumidores em todos os cantos do Brasil e até em territórios internacionais, só se lembre de que é preciso se organizar e criar estratégias de marketing para atrair clientes de outras regiões.

A loja está sempre aberta

Além de aumentar o alcance de sua empresa, outro motivo essencial para investir em uma loja virtual é que ela não fecha. A internet está sempre funcionando, durante as 24 horas do dia nos 7 dias da semana.

Sendo assim, o consumidor pode acessar seu e-commerce e fazer uma compra a hora que ele quiser. Essa é uma grande vantagem, porque como foi mencionado anteriormente, o dia a dia é muito corrido atualmente.

Ainda, muitas pessoas trabalham no horário comercial. Então, se a loja física for longe do local de trabalho de um consumidor, dificilmente ele vai conseguir ir até sua empresa para comprar o que deseja.

Nesse caso, sem um e-commerce, o cliente teria que procurar um concorrente seu. Mas, se tiver uma loja virtual sempre aberta, ele pode adquirir o produto em seu negócio e você não perde nenhuma venda.

É possível conhecer melhor os clientes

Em uma loja virtual, é mais fácil e prático observar os hábitos de seus clientes e a performance do negócio em comparação a um estabelecimento físico. Essa tarefa é mais simples, porque na plataforma do próprio e-commerce geralmente é possível gerar relatórios, por exemplo, sobre o perfil dos clientes de sua loja, quais são os produtos mais procurados e mais vendidos.

Conhecer bem seu público e o que lhe agrada mais é essencial, porque assim você sabe em quais ações e produtos deve investir mais tempo e dinheiro para agradar seus clientes. Ao satisfazer mais as vontades e gostos de seus consumidores, você consegue fidelizá-los e ter uma empresa mais bem-sucedida.

Facilita a análise da concorrência

Ao criar sua loja virtual, você já torna a sua empresa mais competitiva. Porém, o ambiente online traz ainda outro benefício para você transformar seu negócio e deixá-lo mais competitivo.

Nesse espaço, você consegue analisar a concorrência com mais facilidade. Você é capaz, por exemplo, de verificar as características dos produtos e do atendimento só ao acessar os sites e redes sociais dos concorrentes.

Observar sua concorrência é muito interessante, não para copiá-la, mas para comparar os serviços, produtos e entender quais são os pontos fortes e fracos de seu estabelecimento.

Criando uma loja virtual, você faz com que o seu negócio seja mais competitivo, se torne mais conhecido no mercado, agrade ao público e aumente as vendas. É por isso que montar um e-commerce em 2021 é tão fundamental para quem deseja ter uma empresa bem-sucedida.

Atualmente, existem várias plataformas em que você pode criar a sua loja. Aqui na Mageshop, oferecemos para nossos clientes o Magento, que disponibiliza diversos recursos de alta qualidade para a criação de um e-commerce.

O nosso trabalho é facilitar a montagem da loja, cuidando da plataforma, do design e ofertando suporte para nossos clientes. Então, agora que você sabe a importância de ter uma loja virtual em 2021, entre em contato conosco para saber como criar a sua!

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