Principais tendências para o e-commerce para 2022
As lojas virtuais estão cada dia mais presentes na vida dos brasileiros. De fato, a tendência de crescimento que vimos nos últimos anos foi acelerada pela crise sanitária e as restrições nas lojas físicas. Hoje, empresas de todos os setores investem em e-commerce, não apenas como uma forma de faturar mais, mas também como uma nova experiência de compra para os consumidores. Neste conteúdo, vamos apontar algumas tendências para e-commerce em 2022. Leia todo o material!
Tendências tecnológicas para e-commerce 2022
O mundo digital já possuía muitas ferramentas antes da expansão vista devido à crise sanitária. No entanto, a entrada de milhares de marcas no mundo digital fomentou o surgimento de diversas ferramentas extras, sendo que até novas redes sociais surgiram nesse período.
Usar essas ferramentas é quase uma obrigação para quem quer se manter competitivo no mercado atual. Por isso, separamos as principais tendências tecnológicas deste ano.
Análise de dados
A análise de dados nada mais é do que extrair informações relevantes para sua empresa, dos dados que ela produz no dia a dia. Entretanto, é preciso investir em métodos de coleta desses dados de forma sistemática e escalável, de modo a garantir que todo o material esteja apto a análise.
Se você é leigo no que tange à computadores, saiba que é possível mensurar qualquer coisa em seu próprio site. Uma técnica vastamente utilizada é o mapa de calor, que apresenta as principais regiões acessadas pelos usuários, enquanto em seu site.
Inteligência artificial
A inteligência artificial faz parte da análise de dados, mas nem sempre as empresas exploram seu potencial.
No caso, a análise de dados comentada na seção anterior estaria mais para uma mensuração leviana dos dados do negócio, de modo a encontrar padrões simples, mas que podem gerar valor para a empresa.
Quando falamos em inteligência artificial, a análise é muito mais profunda. Uma IA treinada consegue enxergar padrões que estão muito além da capacidade humana, fornecendo insights poderosíssimos para a empresa.
Hoje, essa tecnologia está bastante acessível para o público em geral.
Omnichannel
O omnichannel é uma técnica de integração de informações, estando mais para uma experiência de compra. No caso, todos os dados da empresa, principalmente os relacionados à comunicação, são integrados em uma única plataforma.
Ou seja, uma pessoa consegue atender diversos pontos de contato com o cliente ao mesmo tempo, como WhatsApp, chat do site, chat do app e assim por diante. Além disso, a compra pode ser feita em qualquer um dos pontos que a ordem será transmitida para a central instantaneamente.
Pagamentos por PIX
Quando uma nova tecnologia surge, ainda mais se está relacionada a dinheiro, é comum haver resistência do público. Por mais incrível que pareça, os brasileiros aceitaram muito bem o PIX, e as estimativas recentes mostram que mais de 70% (Febraban) da população já usa essa ferramenta.
Por isso oferecer essa modalidade de pagamento é tão importante para os e-commerces!
Entregas ultra rápidas
Há alguns anos, o “frete grátis” surgiu no mercado brasileiro, e foi rapidamente adotado pelos consumidores. Hoje temos as entregas ultra rápidas, que são feitas no mesmo dia da compra do produto - e a reação do público não foi diferente da de antes.
É preciso de uma logística muito otimizada para se conseguir um resultado dessa proporção. Se seu e-commerce não tiver essa estrutura, busque ser coerente com os prazos apresentados aos consumidores; jamais minta para eles.
Redes sociais
As redes sociais são um verdadeiro sucesso no mundo moderno. Elas conectam bilhões de pessoas de todas as partes do mundo, oferecendo trocas de mensagens instantâneas e diversas outras vantagens.
Para um e-commerce, as redes sociais são locais para conquistar clientes com conteúdos de qualidade ou anúncios inteligentes.
Tendências de mercado para e-commerce 2022
Agora que apresentamos as tendências tecnológicas, vamos mostrar os mercados em ascensão no e-commerce em 2022. A maioria deles são setores que já vinham crescendo, e que agora se tornaram verdadeiras minas de ouro para as lojas online.
Veja a seguir!
Produtos para pet
Hoje, os pets são tratados como membros da família e, em alguns casos, a família prefere deixar de ter um filho para cuidar apenas de animaizinhos. E da mesma forma que queremos o melhor para nossos filhos, essas pessoas querem o melhor para seus pets.
O mercado pet vem crescendo consistentemente ao longo dos anos, sendo um dos setores ditos “sem crise”. A razão disso é que, não importa o cenário econômico, os pets ainda terão as mesmas necessidades de sempre.
Móveis para casa
Quando falamos no setor imobiliário brasileiro, devemos lembrar que nosso país oferece diversos métodos para a aquisição de imóveis por conta própria, onde o mais comum é parcelar o valor do imóvel em 30 anos.
Essas facilidades permitem que mais pessoas tenham acesso a casas e apartamentos próprios, gerando uma alta demanda de móveis para mobiliá-los. Embora não seja um setor tão perene quanto o de pets, com certeza estará em alta por bastante tempo.
Itens de construção civil
Seguindo a lógica dos móveis para casa, os itens de construção civil também possuem alta demanda atualmente. Como foi dito, boa parte dessa demanda vem das facilidades de se comprar o imóvel próprio, que muitas vezes são subsidiados pela União.
Vender blocos de construção, concretos, estruturas pré-moldadas e coisas do gênero sem dúvidas é um ótimo nicho de atuação, e será assim por vários anos.
Farmácia e saúde em geral
O povo brasileiro tem como principal característica o cuidado com o próprio corpo. Por isso as farmácias fazem tanto sucesso por aqui, assim como as academias e lojas de suplementos.
Você pode criar tanto um e-commerce de itens básicos de farmácia quanto de suplementos alimentares.
Alimentos e bebidas
Por fim, outro excelente setor para empreender é o alimentício. No caso, você pode montar um e-commerce tanto de produtos do dia a dia quanto de itens mais raros, como produtos importados.
O povo brasileiro adora bebidas de alta qualidade, como whiskys, vodkas e assim por diante, sendo ótimos produtos para vender pela internet.
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