Como transformar visitantes em clientes

Postado por Equipe Mageshop, 14-07-2021 - 01:49

Como transformar visitantes em clientes

Você sabe como conseguir mais clientes aproveitando o tráfego de sua página? Embora não seja intuitivo, um site com muitos visitantes nem sempre é o mais lucrativo - afinal, há diferenças entre olhar e comprar, não é verdade? Muitas empresas investem em tráfego pago para conseguir visitas. No entanto, mesmo após uma campanha bem-sucedida (de tráfego, claro), o faturamento não aumenta. Ou seja, as receitas nem chegam a suprir os custos.

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Em contrapartida, alguns negócios, com campanhas mais estratégicas, podem não atrair tanto tráfego quanto a primeira empresa, mas conseguem converter uma porcentagem interessante desses visitantes.

Como será que eles fazem isso?

Neste conteúdo, vamos te explicar como elaborar estratégias inteligentes, com base em anos de experiência em marketing digital.

Boa leitura!

Métodos para atrair clientes de forma passiva

Antes de mais nada, devemos lembrar que não existe mágica. Ou seja, ao contrário do que alguns “gurus” pregam por aí, os resultados levam tempo para aparecer. Dessa forma, desconfie de crescimento rápido - a menos que envolva muito investimento.

Nesta seção, vamos comentar alguns métodos para atrair clientes de forma passiva.

Calma, sabemos que o título diz respeito a transformar visitantes em clientes. O segredo é atrair os visitantes certos!

Aqui vamos discutir sobre os seguintes tópicos:

  • Técnicas de SEO. 

  • Produção de conteúdo inteligente.

  • Publicações nas redes sociais. 

  • O poder das newsletters.

Vamos lá!

Técnicas de SEO

Quando falamos em visitas, é impossível não lembrar de SEO. Todavia, você sabia que esse conjunto de técnicas também é empregado para converter visitantes em clientes? Embora não seja algo simples, vamos te passar a ideia geral.

Quem são os usuários que procuram por “tênis” no Google? Bem, esse público é composto por pessoas que querem saber sobre este produto, procuram por sugestões e até quem busca o significado da palavra, se o usuário não souber Português.

Ou seja, otimizar para essa palavra é atrair toda essa gente, correndo o risco de não realizar uma venda sequer - mesmo tendo um ótimo tráfego.

Por outro lado, quem procura por “tênis de corrida preto Nike" já está decidido sobre a compra, e só busca um lugar para comprar.

Viu como escolher as palavras-chave faz uma grande diferença para seu negócio? Dê preferência para as mais específicas, se quiser aumentar sua conversão.

Produção de conteúdo inteligente

A produção de conteúdo inteligente segue a ideia do SEO. Ou seja, os conteúdos de seu site precisam atender as demandas de quem já se decidiu em comprar algum produto ou serviço.

Não adianta, portanto, escrever sobre “ a história dos tênis de corrida”. Como foi dito na seção anterior, o público que vai visitar essa página é muito abrangente. Somente uma porcentagem minúscula quer, de fato, comprar alguma coisa.

No entanto, um título como “10 tênis de corrida para correr na chuva” já é outra história. 

O público que vai visitar essa página quer uma solução, no caso, o tênis certo para dias chuvosos. Seu trabalho é informar, com base em dados e informações verdadeiras, qual é o melhor do mercado.

Publicações nas redes sociais

As redes sociais têm um alcance incrível, mesmo quando estamos falando de postagens normais. Ou seja, não há necessidade de viralização para encontrar o seu público: uma página básica alcança, no mínimo, 5 mil pessoas por mês - sem contar o tráfego pago.

Na hora de produzir conteúdo para as redes, monte um avatar para o qual seu post será focado. Assim você ajuda a rede a apresentar o conteúdo a quem realmente vai gostar de vê-lo, aumentando seu alcance.

Note que é uma ação passiva porque você não está indo até o cliente, mas deixando ele vir até você.

O poder das newsletters

A maioria dos sites vem com uma configuração de newsletters básica, onde os novos posts são enviados por e-mail para os assinantes. Pode parecer que não, mas essa ferramenta é muito poderosa.

Se o usuário informou o e-mail dele, isso já é um sinal de que gostou de sua empresa. Ou seja, se o contato for bom, ele vai se tornar um visitante recorrente. No fim das contas, é muito provável que esse usuário se torne um cliente.

Lembre-se que você pode aproveitar o e-mail da newsletters para elaborar estratégias de e-mail marketing, com segmentação de base e tudo!

Indo ativamente atrás dos clientes

Nas seções anteriores, falamos sobre estratégias passivas para transformar visitantes em clientes. Ou seja, mesmo sem sua atenção, uma ação de marketing vai gerar frutos por muito tempo.

Porém, uma característica dessas ações é a lentidão. Não se constrói autoridade de domínio de um dia para o outro. Às vezes precisamos “subornar” as plataformas para ficar bem posicionados.

Nas próximas seções, vamos falar sobre: 

  • Anúncios patrocinados. 

  • Prospecção de clientes nas redes. 

  • E-mail marketing.

Anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados funcionam da seguinte forma: você investe dinheiro em uma plataforma, e ela te apresenta a pessoas interessadas no que você oferece. Todos os mecanismos de busca e redes sociais vendem esse produto.

A primeira grande vantagem é a praticidade dessa estratégia. Um anúncio patrocinado pode te colocar acima até mesmo dos maiores jornais do país - desde que você pague uma  quantia certa.

A segunda grande vantagem é o valor investido: ao contrário do marketing convencional, o marketing digital é flexível quanto ao valor do investimento. Atualmente, o Google tem um valor mínimo de R$ 300 mensais (R$ 10 por dia).

Prospecção de clientes nas redes

Acredite: ir atrás de visitantes para seu site nas redes sociais é uma ótima estratégia. Afinal, se você entrar nos grupos certos, vai atrair pessoas interessadas em suas ofertas, facilitando a conversão.

E-mail marketing

Por fim, temos o sólido e-mail marketing, uma ferramenta poderosa no quesito transformar visitantes em clientes. Você se lembra da newsletters que comentamos antes? Aqueles e-mails coletados vão ser ótimos para aumentar o faturamento.

No entanto, você precisa estudar as objeções de seus visitantes: porque eles não compraram de você ainda? Quais medos eles possuem? O que está travando a compra? Essas são algumas perguntas importantes.

Agora que você leu até aqui, com certeza deve ter ótimas ideias para aplicar em seu negócio.

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