Como planejar uma campanha de vendas em sua loja virtual
Você já deve conhecer os requisitos básicos para ter uma loja online que venda bem e dê algum lucro. Mas se ainda não, aí vão elas: utilize uma boa plataforma e promova os produtos com imagens e informações completas e relevantes. Conheça o seu público alvo e saiba em que lugares ele está.
Também é importante estar presente em todos os canais que seus clientes frequentam. Apareça nas redes sociais. Se seguir todos esses passos, você tem tudo para dar certo.
Mas é possível que ainda precise fazer mais coisas para vender todo dia e gerar mais lucro. O que você acha de expandir ainda mais criando uma campanha de vendas de sucesso? Este post vai te mostrar alguns passos importantes para seguir. Veja!
Planejando uma campanha de vendas eficaz
O objetivo das ações é sempre promover os produtos e ganhar destaque frente aos concorrentes. Isso traz mais clientes potenciais e efetivos e, dessa forma, mais vendas. Sua loja precisa chamar a atenção dos compradores.
A campanha é um conjunto de estratégias visando resultados positivos em menos tempo. Elas precisam ser personalizadas, criadas levando em conta o perfil dos clientes e a época do ano. É verdade que isto depende do seu produto, mas uma dica importante é ficar atento às datas comemorativas. Essas épocas são especialmente favoráveis à elaboração das ofertas.
Natal, ano novo, dia das mães, dos pais etc. são datas em que o comércio acentua as vendas. Aproveite estas ocasiões e pense nas épocas em que seu produto é mais vendável. Por exemplo, se você vende roupas de inverno, procure conceder descontos em outras estações. Isso evita estoque parado, o que representa dinheiro parado.
Determinar os objetivos
Para que exatamente você quer criar a campanha? Quer aumentar as vendas de certo produto? Eliminar estoque? Trazer novos clientes ou reativar a base de clientes antiga? Pode ser que você tenha um, mais de um ou ainda outros objetivos. Seja como for, use táticas adequadas para cada finalidade.
Fixar metas
Aqui a ideia é detalhar os objetivos. Para não ficarem muito vagos, determine prazos para concluir etapas menores. Por exemplo, se você tem dois objetivos como os que foram citados no tópico anterior, um deles pode ser transformado numa meta (etapa menor com prazo) para alcançar em primeiro lugar.
Por exemplo, talvez sua loja decida trazer novos clientes antes de fazer os mais antigos aumentarem o ticket. Isto pode ser feito, desde que se estabeleçam metas razoáveis.
Escolher o período de duração
Assim como prazos máximos para cada meta, determine dentro das possibilidades uma data de início e de fim para a campanha. Entretanto, pode ser que esse período seja limitado pelo estoque. Agora, caso não, é recomendável estabelecer um tempo. Se julgar necessário, fracione o calendário para ficar mais fácil o cumprimento do objetivo final.
Estipular a forma da campanha
Que método vai ser usado? Cupons de desconto, cashback, fidelidade, frete grátis? Uma observação: o termo “grátis” é uma das formas mais eficientes de atrair o consumidor. Use onde for possível. Procure usar formas atrativas para sua campanha. O cliente quer sentir que não tem nada a perder. Pelo contrário, deve achar que está levando vantagem, como acontece quando ele ganha brindes ou amostras gratuitas.
Definir os produtos participantes
Escolha os produtos que entrarão na campanha. Lembre-se do público-alvo, do objetivo definido e dos prazos. Fique atento à quantidade de produtos em estoque. Certifique-se de que tem o suficiente. Dependendo de como sua loja propagou as ofertas, o consumidor espera receber rápido. Ofereça descontos mas não se esqueça da sua margem de lucro.
Crie um padrão visual
Elaborar um tema e uma identidade visual contribui para que a promoção ganhe visibilidade e o consumidor se sinta seguro em comprar. Quem visita uma loja na internet que nem sequer destaca visualmente a campanha passa a impressão de que não a leva a sério. Entretanto, tenha bom senso ao criar o tema. Não há a necessidade de exageros. Customize de acordo com os produtos envolvidos.
Escolher um time motivado
Do mesmo jeito que estimular os compradores, a equipe envolvida na promoção precisa estar entusiasmada. Isto é importante porque para toda ação planejada, todos os envolvidos precisam pensar do mesmo jeito. Procure definir a função de cada um no time, para que o andamento da campanha seja harmonioso e evitar desentendimentos.
Determine os canais de divulgação
Como dissemos no início do post, procure estar presente no maior número de canais possível. Mas você deve fazer um esforço especial para promover sua marca nas redes sociais, e de forma mais acentuada nas que seu público frequenta. Pesquise estatísticas a respeito disso.
Além de propaganda nas redes, sendo as principais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, verifique a possibilidade de preparar e-mails marketing, investir em links pagos e criar anúncios para o Youtube. Outra ajuda é o marketing de conteúdo aperfeiçoado com estratégias de SEO, com um blog direcionando o leitor aos seus produtos.