O que é checkout transparente e como utilizar para aumentar as vendas?

Postado por Gabriel Walter , 23-02-2023 - 08:14

O que é checkout transparente e como utilizar para aumentar as vendas?

Você sabe qual é um dos principais motivos que fazem o cliente abandonar o carrinho de compras sem finalizar a compra? Aqui vão alguns deles: dificuldade de navegação no e-commerce ofertas pouco atrativas falta de informações claras sobre os produtos checkout burocrático O checkout é o momento de “fechar a conta”: concluir o pedido e começar o processo de pagamento. Nessa hora, o consumidor quer facilidade. Então, checkouts complicados, que redirecionam o cliente para outros sites, que exigem cadastros grandes não são bem vistos e fazem qualquer um desistir. Para evitar isso, esse artigo vai reunir dicas para que o checkout do seu e-commerce seja eficiente, retenha o cliente e ajude a elevar o faturamento, sem complicações. Vamos falar sobre o checkout transparente. Se você nunca ouviu falar dele, vai conhecer agora. Confira!

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O que exatamente é checkout transparente?

 

O checkout é a fase final da compra, onde o consumidor fornece dados sensíveis, como documentos, contato e números do cartão de crédito. No e-commerce, usa-se o termo “transparente” para identificar esse momento quando ele ocorre no próprio e-commerce, sem redirecionamento para outra plataforma só de pagamento.

Além de ocorrer no mesmo site em que escolhe o produto, o checkout transparente precisa ser simples, fácil de operar, rápido e principalmente confiável. Essa última característica é tão importante que uma pesquisa do Baymard Institute revela que a taxa de churn (abandono) da compra antes do checkout é de mais de 69%!

Algumas das razões que levam a esse número são os custos adicionais envolvidos na compra, como frete e impostos, a necessidade de preencher cadastros (35% dos potenciais compradores sentem vontade de desistir quando percebem que precisam preencher mais dados) e checkout demorado.

O estudo aponta que 27% dos possíveis consumidores desistem quando o processo de pagamento é burocrático, 24% quando o cálculo do valor total da compra é pouco prático e 22% quando a plataforma apresenta erros.

O checkout transparente impacta positivamente no número de conversões, porque elimina esses problemas mencionados. A experiência de compra melhora muito, tornando- se mais rápida e prática, sem a necessidade de repetir o preenchimento de dados pessoais, o que aparenta falta de comunicação entre o e-commerce e a plataforma de pagamento.

Também acontece muito do potencial cliente perder a confiança na fase final da compra porque tem medo de ser redirecionado a uma plataforma desconhecida que vai obrigá-lo a informar dados sigilosos. É uma preocupação que faz sentido. Por isso, o acerto de contas feito na própria loja virtual traz vantagens sobre o externo.

 

Por que o checkout transparente faz tanta diferença?

 

A ideia principal do checkout transparente é evitar que o carrinho seja abandonado e a compra, não concluída. Isso é mais comum do que se pensa. Os motivos podem variar, mas o prejuízo para os empreendedores é o mesmo, principalmente se o valor da compra é mais alto.

Então, é preciso investigar a razão pela qual acontecem esses abandonos. O seu público alvo está satisfeito com o seu processo de checkout? Quem faz parte dele tem o hábito de comprar pela internet? Dependendo do perfil da pessoa, ela tem menos paciência para finalizar a compra, principalmente se tiver que passar por trâmites burocráticos.

Um estudo da Moosend reforça o que dissemos até agora: um checkout longo e complexo acaba com a paciência e a confiança do público. E a confiança que fica afetada não é só na plataforma de pagamento. O e-commerce vai sofrer igualmente.

O cliente moderno é exigente. Ele quer ser tratado como a peça principal do processo de compra. Então, garantir uma excelente experiência de compra é fundamental para manter o negócio com uma boa reputação. Dizemos isso porque uma má experiência para o cliente é um veneno comercial, porque ele influencia amigos e conhecidos. Quando se trata de uma loja virtual, então, a situação é bem pior.

O checkout transparente não leva esse nome à toa. O objetivo é que ele forneça clareza e facilidade para que o cliente finalize as transações com segurança e qualidade. Além do checkout transparente, também é positivo entregar um bom pós-venda, para que fique fácil acompanhar o andamento do pedido.

 

Como o checkout transparente pode ajudar?

 

Ele vai ajudar fornecendo uma série de vantagens. A principal é evitar o abandono do carrinho. E, consequentemente, subir o faturamento. Mas além desses benefícios, aqui vão outros igualmente importantes:

 

Melhor experiência de compra

 

A experiência com o checkout transparente é ainda melhor se:

 

  • passar por menos processos

  • tiver etapas rápidas

  • calcular o frete e fornecer os dados de pagamento com rapidez

 

Fácil implementação

 

A implantação do checkout transparente é por meio da integração proporcionada por uma API (interface de integração entre sistemas) que traz formulários personalizados pela própria empresa dona do e-commerce, que oferece ao cliente exatamente o que julga o mais correto.

Não é uma aplicação difícil de ser feita, não demanda muito tempo nem grandes investimentos. É um recurso que cada vez mais ganha popularidade em diversas plataformas de compras e pagamento.

 

Credibilidade

 

Como dissemos, o consumidor pode se sentir inseguro em ser transferido para uma página com outro layout, outras cores e com uma marca diferente justamente na hora de fornecer dados sensíveis.

Então, quando o sistema de pagamentos está integrado ao seu e-commerce, a situação já é outra. Embora o fato do pagamento ser efetuado em outra plataforma não represente perigo, psicologicamente afeta o consumidor, o que faz com que ele desista e derrube o seu faturamento.

 

Mais conversão

 

Com menos abandono, vêm mais compras. Manter o pagamento no próprio e-commerce faz com que o consumidor gaste menos tempo. E gastando menos tempo, também terá menos tempo para desistir. Isto significa mais conversão, mais confiabilidade e é um fator determinante para efetivar a compra.

 

Impulsione as vendas com checkout transparente

 

O melhor jeito de combater o abandono de carrinho por dificuldade na hora do pagamento é com o checkout transparente. Ele reduz a dor de cabeça para o empreendedor e aumenta as vendas. Parece um fator pouco relevante, mas faz bastante diferença.

Uma das diferenças é a maior conversão. Como isso é o que todo lojista quer, então ele precisa contar com uma plataforma capaz de implementar e administrar o checkout transparente.

A Mageshop pode ajudar você a aplicar esse recurso e impulsionar as suas vendas, sem perder clientes. Assim você garante que os seus produtos sejam adquiridos com mais segurança e seu cliente feliz também.



 

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