O que é um gateway de pagamento?

Postado por equipe mageshop, 17-08-2022 - 02:22

O que é um gateway de pagamento?

Uma explicação para a expansão do e-commerce é a facilidade do processo de compra. Como é rápido e prático, é perfeito para quem precisa de agilidade e não quer burocracia. E para tornar as compras ainda mais cômodas, as lojas virtuais costumam oferecer várias formas de pagamento, à escolha do consumidor. Então, é importante que o seu comércio virtual também ofereça uma forma rápida e principalmente segura para processar os pagamentos. É aí que entram os gateways de pagamento. Você vai entender neste post o funcionamento dessa tecnologia, suas vantagens, exemplos e como escolher um para o seu negócio. Vamos lá!

1

O que são e o que fazem os gateways de pagamento?

 

Gateway significa, em português, algo como “portão”. Os gateways de pagamento são sistemas com a função de intermediar, ser uma passagem entre o cliente e o banco, dando segurança e velocidade às transações financeiras.

Além de cliente e banco, os gateways também envolvem as operadoras e bandeiras de cartão de crédito e os adquirentes. Também pode ser entendido como uma plataforma para que o consumidor consiga pagar pelo produto no ato da compra.

O gateway é conhecido por permitir ao cliente escolher como pagar. Oferece, em geral, as opções de cartão de crédito, débito, boleto, PIX, etc.

Ao finalizar a escolha dos produtos, o consumidor vai interagir com o gateway. Resumidamente, depois de escolher uma entre as formas de pagamento disponíveis, o sistema “pede” aos bancos a liberação do valor da compra. Em seguida, se a transação for aprovada, o gateway “recebe” o montante e o disponibiliza para o vendedor em sua conta.

Para que seja permitida, durante a comunicação entre ferramenta e instituição financeira, as informações do cliente são checadas quanto à autenticidade e se ele possui saldo suficiente para concluir a compra.

Depois dessas operações, que duram segundos, o cliente recebe uma notificação informando que a compra foi confirmada.

 

Vantagens dos gateways de pagamento

 

Seu e-commerce vai ganhar muito ao contratar um gateway de pagamento. Conheça agora alguns dos principais benefícios do sistema para você e seus clientes.

 

Custos reduzidos

Já que o gateway atua como intermediário entre o cliente e a instituição financeira, o processo de pagamento é simplificado e algumas taxas administrativas são eliminadas.

 

Otimização do tempo

A conexão entre banco e loja é direta, o que faz com que o cliente não gaste muito tempo esperando a compra se concretizar. Isso traz uma imagem positiva para a sua marca e fideliza o consumidor.

 

Autonomia

Os gateways são recursos que permitem ao lojista oferecer uma variedade de opções de pagamento. O cartão de crédito é uma das modalidades mais populares no e-commerce. Com a tecnologia, os clientes podem parcelar as compras de forma que as prestações caibam no bolso.

 

Segurança

Muita gente não sabe, mas existem normas de segurança de dados para transações comerciais via cartões. São os padrões do PCI DSS, sigla em inglês para Padrões de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento.

Esta instituição estabelece regras para que os gateways proporcionem transações com alto nível de segurança. Os protocolos de segurança são chamados de anti fraudes, e são utilizados no mundo inteiro.Assim, os dados confidenciais da loja e do cliente ficam protegidos.

 

Quais são os gateways de pagamento mais conhecidos hoje?

 

A partir de agora vamos falar sobre os gateways de pagamento mais usados nos e-commerces. Com essas informações, você vai conseguir escolher aquele que melhor atende a sua necessidade.

 

Yapay 

Yapay é uma solução da Locaweb para receber ou realizar pagamentos online. A plataforma promete facilitar as vendas pela Internet ao descomplicar trâmites e analisar riscos para que possíveis fraudes sejam evitadas. Além disso, o Yapay disponibiliza a integração com o carrinho de compras e garante funcionar bem com grandes e conhecidas plataformas de e-commerce. Para que a loja possa fazer suas vendas sem preocupações, assume o risco de chargeback: quando há o cancelamento de uma compra online realizada por meio de cartão de débito ou crédito.
 

PagSeguro

Ele está presente em 46,8% dos e-commerces no país. Essa porcentagem se justifica pela reputação que o PagSeguro adquiriu com o tempo, com a ajuda da marca UOL, mais do que sólida na internet. As campanhas publicitárias também contribuíram muito para a popularidade desse gateway.

Ele conta com sistema antifraude, importante para o consumidor se sentir seguro ao fazer suas compras, checkout (finalização) com diversas opções, múltiplas formas de pagamento e aceitação da maioria das bandeiras.

 

Mercado Pago

Um dos mais conhecidos marketplaces lançou sua própria plataforma de pagamentos. O Mercado Pago pode ser integrado a e-commerces fora do Mercado Livre. Dessa maneira, a loja ganha credibilidade, já que a marca é muito forte, e conta com normas de segurança elevada.

O usuário pode ainda fazer transações internacionais por meio do Mercado Pago, bem como outras operações que não necessariamente envolvem pagamentos, como empréstimos e aplicações financeiras.

 

Escolha um bom gateway de pagamento

 

Para contratar um sistema de pagamentos e não se arrepender depois, leve em conta certas características deles. Veja agora:

 

Segurança

Esse é o atributo mais importante, fundamental, na escolha da plataforma, afinal, o que o cliente quer é um ambiente seguro para comprar e pagar. O ideal é que ela conte com criptografia de dados. É um método de segurança que transforma os dados em códigos ilegíveis até o computador de destino, para que não sejam lidos no caminho.

 

Suporte

Assim como qualquer tecnologia, vez por outra pode acontecer um imprevisto, em especial no começo. Então, contar com um bom time de suporte e atendimento é importantíssimo para evitar que o consumidor abandone a compra.

 

Estabilidade

Uma das funções do suporte é assegurar que a plataforma sempre esteja disponível, funcionando plenamente. Mas faça questão de escolher um gateway conhecido pela estabilidade. Geralmente os mais conhecidos rodam suavemente e sem intercorrências.

 

Em resumo, integrar um gateway de pagamento à sua loja é a melhor solução para você e seu cliente, porque garante rapidez, transparência e segurança no processo de compra, o que vai contribuir para um bom relacionamento e mais vendas.

 

Outras Publicações

Vender em marketplaces: Guia Prático
O ano de 2020 foi um marco de virada para muitos empreendedores, com as restrições causadas pela pandemia de...
Leia Mais
Tendências para a Black Friday 2021 no e-commerce
A Black Friday, desde a primeira edição, em 2010, é uma das épocas mais aguardadas pelos consumidores, pri...
Leia Mais
Pós-venda: A chave para fidelizar seus clientes e construir um negócio de sucesso
Em um mercado saturado de opções e com consumidores cada vez mais exigentes, conquistar e fidelizar clientes...
Leia Mais
Como criar descrições de produtos atraentes para e-commerce
Cansado de descrições de produtos que não convertem? Chega de perder vendas por causa de descrições mal e...
Leia Mais
A importância da fotografia de qualidade para o e-commerce
A fotografia de qualidade é muito importante para o sucesso do seu e-commerce, pois os usuários cada vez mai...
Leia Mais