Como elaborar a descrição dos produtos?
Comprar pela internet é muito diferente de comprar presencialmente. Tanto é assim que muita gente não abre mão de adquirir produtos fisicamente. Isto acontece porque querem receber as informações sobre o produto diretamente do vendedor. Principalmente os consumidores mais experientes e tradicionais querem ver o número do par de sapatos, perguntar o tamanho da camisa e assim por diante. Então, para trazer estes clientes para o seu e-commerce e manter os que já compram na sua loja, é preciso fazer boas descrições dos produtos. Você vai conferir neste post o que são elas, porque são importantes e como criar detalhamentos que atinjam o objetivo principal: vender. Continue a leitura!
O que é descrever o produto?
É a explicação das características e qualidades dos produtos que visa orientar, ensinar e convencer o visitante a comprar. Mas com o cuidado de fazer isto em poucas palavras, para não cansar quem lê.
Ela deve fornecer as informações mais importantes sobre o produto de forma concisa. E aí é que está o desafio. Para ser eficiente, a descrição deve satisfazer aos seguintes requisitos:
-
Definição do produto
-
Para que ele serve
-
Porque é útil
-
Diferencial
-
Como utilizar
-
Benefícios ao adquirir
Todas essas informações precisam ser muito bem elaboradas. Afinal, o objetivo é fazer o cliente comprar. Ali precisa estar sintetizado tudo o que justifica a aquisição. Porque existem aqueles que compram sem se preocupar com detalhes, mas há também aqueles que são exigentes na hora de conhecer o que vão comprar.
Por que as descrições são importantes?
Não tenha dúvida da importância de criar uma boa descrição. Se preocupe com os clientes que gostam de se prevenir. Não se trata apenas de escrever qualquer coisa. Veja porque o texto que você elaborar fará muita diferença!
Complementa o trabalho do vendedor
Não se esqueça de uma das mais importantes finalidade da descrição: informar o cliente sobre o produto antes da compra. Na loja física, isto cabe ao vendedor. Mas, no comércio on-line, este é o propósito da descrição. É verdade que muitos e-commerces disponibilizam pessoas para tirar dúvidas, mas nem sempre isso é possível.
Oferece segurança
Dar pormenores com qualidade passa a sensação de segurança ao consumidor. Lembre-se de que aqueles que estão começando a se habituar com as compras on-line precisam disso.
Há também a questão da credibilidade. Certifique-se de que sua explanação corresponda à verdade. Se não for assim, você vai ganhar um cliente insatisfeito, que não vai voltar e vai impedir outros de comprar na sua loja.
Diminui a quantidade de dúvidas
É claro que sua loja virtual precisa oferecer diversos meios de contato para dar informações, como chat, WhatsApp, e-mail e outros. Porém, uma boa descrição vai eliminar boa parte das dúvidas que os consumidores talvez tenham.
Determina se você será visto ou não
Uma apresentação eficaz precisa fazer um bom uso das palavras-chave. São as palavras que o usuário digita no Google para buscar um produto e pelas quais sua loja será encontrada. A escolha das palavras-chave precisa ser bem planejada, estratégica. Deve ser pensada de forma a atrair pessoas, aumentando suas vendas.
Como elaborar uma boa descrição?
Alguns cuidados precisam ser tomados ao pensar nas descrições. Veja os principais:
Procure responder às dúvidas do cliente
Você já sabe qual o seu perfil ideal de consumidor? Sabe o que ele deseja? Esta resposta é importante, pois assim é possível criar um texto que resolva as necessidades dela. O importante é fazer com que o comprador sinta que suas dúvidas estão respondidas e dê segurança de que é um bom negócio.
Conheça bem o seu produto
Para elaborar uma descrição completa mas que ao mesmo tempo seja fácil de ler, você precisa conhecer detalhadamente o que está vendendo. Como já mencionamos no primeiro subtítulo, é fundamental apontar a utilidade do produto, como usar e porque comprar.
Envolva e desperte sensações
Ao ler a apresentação, o consumidor precisa sentir como se estivesse vendo o produto pessoalmente. Então, faça o papel dos olhos dele. É claro que você também utilizou belas fotos. Mas a descrição também tem relevância. Não o deixe com dúvidas. Envolva-o, dizendo como os problemas dele serão solucionados com a aquisição.
Ao escrever, procure usar termos que transmitem as qualidades positivas de acordo com o que estiver vendendo. Por exemplo, se for um equipamento eletrônico como um celular, use algo como “exclusivo”, “última tecnologia” e “4K”. Analise o seu produto e use os melhores adjetivos para descrevê-lo.
Faça um bom uso das palavras-chave
Selecione com cautela os termos pelos quais você quer ser encontrado. Não inclua no seu texto palavras que você simplesmente acha interessantes. Use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave. Uma excelente alternativa é o Google Keyword Planner. Ela serve para te ajudar a encontrar as palavras-chaves mais relevantes para o seu produto. Para entender melhor como aproveitar os recursos do Planner, que são gratuitos, clique aqui.
Fale a língua do seu cliente
Não adianta criar descrições genéricas. Personalize de acordo com o perfil ideal de cliente. Use termos e colocações que o seu consumidor usaria. Entenda a pessoa. Assim, o lado emocional começa a falar alto, e isso vai motivar o visitante a comprar. E por falar em emocional, pense bem: você já comprou alguma coisa movido pela empolgação? Provavelmente. Então apele para o emocional ao elaborar uma descrição.
Fique atento ao tamanho da descrição
Criar um detalhamento perfeito não é fácil. Você precisa solucionar as dúvidas de um jeito ágil, mas ao mesmo tempo apresentar as qualidades da forma mais completa possível. Isso tudo sem criar um texto enorme, que o cliente não terá paciência de ler. Separe o texto em partes.
Uma dica é usar a sequência: introdução, características e informações adicionais. Em introdução, use as dicas sobre despertar sensações. Em características, fale sobre os aspectos físicos como tamanho, cor, altura, recursos etc. Em informações adicionais, fale sobre o que não foi mencionado ainda, como cuidados com o produto, por exemplo.
Para te ajudar, conte com um especialista em desenvolvimento de lojas virtuais. A Mageshop, com lojas virtuais desenvolvidas em Magento, é uma plataforma com milhares de usuários no mundo todo. Entre em contato conosco e entenda o que, além de uma boa descrição, pode impulsionar suas vendas.