O que é domínio de site e qual a sua importância?
Domínio é o nome do seu espaço na internet. Definir o endereço da empresa é um dos passos mais importantes, depois de construir o site com a sua identidade visual. Muitos empreendedores não se preocupam com esse detalhe. Porém, ele pode fazer a diferença na hora de localizar seu site no meio de uma infinidade deles. A escolha do domínio precisa ser feita com cuidado porque não importa como o visitante chegue à sua página, seja digitando o endereço no navegador ou por meio do Google, os nomes influenciam diretamente a visibilidade do seu conteúdo. Leia este artigo até o fim para conhecer alguns aspectos que envolvem os domínios e porque eles são tão importantes.
Características dos domínios
A principal delas é o formato dos endereços. Geralmente, eles seguem o formato “www.nomedasuaempresa.com.br”, podendo haver pequenas variações. Essas diferenças estão na terminação do endereço, escolhida na configuração da hospedagem. Nessa hora, o proprietário pode optar pelos tradicionais “.com.br”, ou “.com”. Eles costumam transmitir uma imagem mais profissional para a marca.
Porém, outras terminações são possíveis, como “.org”, “.net”, “.info”, e uma infinidade de outras. Os domínios são únicos, ou seja, não pode haver dois sites com o mesmo endereço. Você investe no nome e ele é só seu. Aí está mais um motivo pelo qual esse aspecto merece atenção especial.
É importante saber que os domínios podem ser gratuitos ou pagos. Os gratuitos adicionam ao endereço o nome da plataforma onde ele foi criado, exibindo o formato “www.nomedasuaempresa.nomedaplataforma.com”.
Como a URL (endereço) fica muito extensa, os usuários talvez tenham mais dificuldade em encontrar seu site ou mesmo o Google não dará preferência para mostrá-lo nos resultados das buscas.
Os domínios pagos permitem mais personalização e dão mais autoridade ao site. Assim, mesmo que o site tenha sido construído em uma plataforma de desenvolvimento web, ele não recebe o nome da mesma. Os domínios precisam ser registrados, o que pode ser feito no site registro.br.
O registro deve ser feito o quanto antes porque, já que os domínios são únicos, existe a chance de a concorrência optar por certo endereço antes da sua empresa. Também é importante registrar outros domínios com pequenas variações na grafia do nome, para que, mesmo que um cliente digite o endereço errado, confundindo “s” com “z” ou “v” com “w”, ele chegue ao site correto.
Por que o domínio é importante?
Já que o objetivo do empreendedor, ao colocar a sua marca na internet, é ganhar visibilidade, então é essencial investir em um domínio adequado, personalizado e que garanta visibilidade.
Além disso, existem muitos outros benefícios em adotar uma URL personalizada. Veja agora alguns deles:
Mais confiança e credibilidade
O visitante pode se sentir mais seguro ao navegar por um site com um domínio profissional, em especial quando se trata de um e-commerce. Muitos internautas ficam desconfiados em deixar informações financeiras em sites com domínios de construtores gratuitos. Eles passam uma impressão amadora, o que não transmite credibilidade ao público.
E-mails personalizados
A comunicação empresarial é um aspecto fundamental, tanto entre os colaboradores quanto com os clientes. Pelas mesmas razões que um domínio profissional é necessário, os e-mails também são. Com ele, o remetente também passa mais seriedade a quem recebe a mensagem.
Maior divulgação
Com um domínio bem escolhido, fica fácil de associar o nome ao negócio, o que ajuda na divulgação entre amigos e conhecidos dos clientes. A propaganda boca-a-boca sempre foi uma forma eficaz de divulgar uma marca e, mesmo nos tempos da internet, ainda é.
Mais visibilidade
Uma das principais maneiras de um visitante chegar ao site é por meio do Google. O gigante das buscas tem uma série de regras, mais de 200, para decidir quais sites aparecem no topo das pesquisas. Uma dessas regras é o uso de domínio próprio. Aqueles sites que receberam um investimento em uma boa URL têm mais chances de ranquear bem.
Portabilidade
Quando um negócio começa, o recomendável é que o site esteja hospedado em uma plataforma mais modesta e barata. Mas, com o passar do tempo, a quantidade de informações que o site abriga aumenta, e surge a necessidade de migrar para um servidor mais robusto.
Quando o site já tem um domínio próprio, ele pode mudar tranquilamente para outra hospedagem sem perder o nome. Assim, o site não “desaparece” para os clientes e o domínio continua sendo seu, não importa onde as páginas estão armazenadas.
Segmentação por região
Dependendo da terminação do site, você pode direcioná-lo para um público específico. Ao empregar a extensão “.com.br”, o Google entende que se trata de um site brasileiro, e isso vai dar preferência a ele na busca feita pelos clientes locais. Isso contribui para que o visitante possa virar um cliente da marca.
Melhora no SEO
O SEO é o conjunto de técnicas para fazer com que o site seja encontrado mais facilmente pelo Google. Quando existe um domínio personalizado, com páginas bem estruturadas e organizadas, o número de acessos aumenta. Isso, aliado às táticas de SEO, dá ainda mais visibilidade ao seu conteúdo.
Proteção para a marca
Como ninguém pode usar o seu domínio e outros com uma grafia parecida com ela (desde que você as registre também!), sua marca fica protegida e recebe destaque em relação à concorrência.
Baixo investimento
Registrar um domínio é fácil e custa pouco. Em média, com cerca de R$ 40,00 por ano, já é possível reservar um com a terminação “.com.br’. Isso significa diversos benefícios para você por um mínimo de investimento.
Muitos empreendedores já se deram conta disso. Uma prova é o número de registros de domínio no Brasil. Enquanto lá nos primórdios da internet no país havia cerca de 7,5 mil registros, hoje eles são mais de 5 milhões.
No ranking por país, o Brasil é um dos primeiros em número de registros. Não resta dúvida, então, de que registrar um domínio traz uma série de vantagens para a sua marca, dentre elas, uma forte presença digital, fundamental para a sobrevivência no mercado.