Vender em marketplaces: Guia Prático
O ano de 2020 foi um marco de virada para muitos empreendedores, com as restrições causadas pela pandemia de Covid-19, o varejo que já ensaiava uma transformação na era digital viu como única alternativa as vitrines online como meio para realizar vendas.
A internet oferece muitas alternativas para compra e venda de mercadorias, porém um dos destaques são os marketplaces, que só no ano passado (2020), cresceu 52% a mais do que o total do mercado, fonte Ebit|Nielsen.
Ainda nessa mesma pesquisa, foram levantados dados que mostram a potência dessas plataformas no e-commerce:
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A maioria dos consumidores possuem conhecimento sobre o que é marketplace, apenas 23% dos pesquisados afirmam não conhecer.
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Foram contabilizados 148,6 milhões de pedidos.
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Sites que vendem no modelo marketplace foram responsáveis por 57% das vendas.
O que são marketplaces?
O modelo de vendas dos marketplaces é constantemente comparado aos Shopping Centers, onde vários lojistas anunciam seus produtos em um canal com um forte tráfego de pessoas, publicidade e estrutura montada.
É como se você tivesse alugado uma loja em uma galeria e aproveitado o fluxo de visitantes como forma de divulgação da sua loja.
Esse modelo de venda possui muitos benefícios como: Aproveitar o tráfego de visitantes da plataforma, investimento de início baixo, contato com novos públicos, entre outros.
COMO VENDER EM MARKETPLACES?
O planejamento será um grande aliado dos empreendedores durante a jornada de venda nos marketplaces, dividir essa tarefa em alguns tópicos vai te ajudar a se organizar melhor:
Planejamento e definição de marketplaces
Você já sabe os marketplaces que deseja expor seus produtos? Essa etapa de reconhecimento vai de encontro com a sua estratégia para conquistar suas primeiras vendas.
Para te ajudar nessa etapa iremos colocar uma lista de marketplace que integram com a Plugg.To, procure sobre cada um deles e veja os canais que combinam com o seu catálogo de produtos.
Marketplace X Marketplace de Nicho
Existem ainda os marketplaces voltados para alguns segmentos, os marketplaces de nicho possuem como benefício realizar uma comunicação mais assertiva e o visitante possui menos distrações ao entrar no site e está mais certo sobre o que deseja comprar.
Existem marketplaces para vários segmentos como:
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Moda
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Pet
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Casa e Construção
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Esportes
Entre outros, na imagem acima você pode encontrar vários marketplaces de catálogo diversificado e de nicho.
Cadastro e documentação
Com os marketplaces desejados em mãos, é o momento de checar as documentações necessárias para a etapa cadastral.
Cada marketplace irá exigir alguma informação, é importante conferir essas documentações no site de cadastro de cada canal, após realizar o envio desses dados você deve aguardar o tempo de resposta que irá indicar se o seu negócio está aprovado ou não.
Todos os marketplaces possuem um tempo de espera?
O tempo que cada marketplace precisa, é para a análise de documentações antes de aceitar a entrada do seller na plataforma, porém o Mercado Livre e Shopee possuem um processo de aceitação mais rápido, permitindo que o vendedor comece no mesmo dia com os cadastros de anúncio.
Cadastro e criação de anúncios
Com o seu negócio apto para vender em marketplaces é o momento de realizar o cadastro dos seus produtos e enviar seus anúncios, essa etapa deve ser realizada com cuidado e técnica, uma vez que cada elemento que compõe um cadastro é responsável pelo sucesso da sua oferta.
Leia também: 6 boas práticas para a criação de anúncios
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Título
Essa vai ser a forma como o seu produto será encontrado, o título deve conter as palavras chaves e características do seu anúncio, um modelo ideal seria:
Nome + Marca + Modelo + 2 características relevantes do produto, podendo ser cor, tamanho, voltagem ou algo que faça sentido para a compreensão do anúncio
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Foto
Em conjunto com o título, a foto de um anúncio é a primeira impressão de um cliente em relação ao seu produto, por isso capriche nas imagens!
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Tenha fotos nítidas
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Utilize o fundo branco
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Invista em imagens com uma boa iluminação
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Descrição
Imagine a cena, você está em uma loja e você pede a ajuda de um vendedor para te atender, ele possui tanta informação sobre o produto que demonstra autoridade e te deixa seguro para comprar aquele item.
Em um anúncio, a descrição desempenha o papel do seu melhor vendedor, invista um bom tempo nessa etapa do seu anúncio!
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Ficha técnica
Boa para os dois lados, a ficha técnica enriquece o seu cadastro e traz mais visibilidade para o seu anúncio, além de tornar mais fácil a decisão de compra, uma vez que todas as informações relevantes sobre o produto estão centralizadas em um único anúncio.
Não se esqueça do EAN e SKU!
Durante a etapa de cadastramento não se esqueça de inserir informações como o EAN, que funciona como um RG para o produto, a sequência numérica trás consigo informações como a origem do produto, nos marketplaces o EAN é obrigatório para muitas plataformas e não pode ser feita manualmente, e nem por uma empresa não filiada a GS1.
Já o SKU é um código criado pelo lojista para gerenciar o estoque de produtos, com ele é possível identificar de forma visual o produto e suas principais características.
Na integração do seu negócio o SKU desenvolve uma função importante
Integrar os seus canais de venda é importante tanto para a saúde do seu negócio, quanto para a otimização do seu tempo.
Nesse processo o código SKU entra como ajudante para a sincronização de estoque e das principais informações sobre o seu cadastro.
Ao utilizar um hub de integração, você consegue vender em vários marketplaces e administrar o envio de anúncios, cadastro de produtos e visualização de novos pedidos em um único painel, sem precisar ficar abrindo várias abas ou tendo trabalho repetitivos.
A Plugg.To é um hub de integração e gestor de vendas, saiba mais clicando aqui