Veja como fazer contrato com os Correios para ecommerce
Oferecer uma experiência de compra fácil e agradável é importantíssimo para o comércio eletrônico. Mas além disso, é bom que a loja se preocupe com a entrega do produto que ela vendeu. Uma das coisas que mais frustra o cliente é o atraso na entrega, seja por problemas logísticos ou falhas humanas. Mesmo que o consumidor tenha tido uma impressão positiva ao fazer as compras no site, tudo pode ir por água abaixo se a entrega não cumprir as expectativas. Contratar uma transportadora pode sair muito caro, principalmente quando se trata de um e-commerce de pequeno ou médio porte, se não houver tantas vendas. Então, uma solução inteligente é contratar os serviços dos Correios para enviar seus produtos com rapidez e qualidade. Nesse artigo, você verá como fazer contrato com os Correios, garantindo que os clientes recebam as compras no prazo.

Como funcionam os contratos com os Correios
São acordos firmados entre a estatal e a loja virtual. Com o convênio, o empreendedor tem direito aos serviços logísticos a preços mais modestos, além de contar com a credibilidade dos Correios. Também tem acesso a benefícios exclusivos, como:
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tarifas reduzidas;
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possibilidade de postar em agências próprias ou franqueadas;
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sistema de logística reversa (devoluções e trocas);
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pagamento por mensalidade;
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rastreador de objetos;
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cálculo automático de valores e prazos de entrega
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acesso ao SIGEP
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serviço de coleta em endereço físico;
O SIGEP é o sistema de gerenciamento de postagens. Nele, você pode cadastrar e aprontar as encomendas antes de enviar. Isso significa que você pode criar uma relação de destinatários, cadastrar informações sobre os produtos, como dimensões e peso e selecionar os endereços de entrega necessários. O SIGEP é responsável por gerar os códigos de rastreamento dos pacotes.
O empreendedor pode contar com o serviço de coleta das mercadorias a serem enviadas. Para quem não tem tempo de ir à agência, é uma alternativa que facilita tudo ainda mais. A coleta pode ser solicitada no site dos Correios.
A logística reversa cuida da devolução e das trocas, ou seja, do caminho inverso: do cliente para o vendedor. Com a lei do arrependimento, o consumidor tem um prazo de 7 dias a partir do recebimento para devolver o produto sem custo.
O contrato com os Correios pode trazer mais segurança nas entregas, e, ao mesmo tempo, poupar recursos financeiros da loja nas despesas com envio. Geralmente, os serviços dos Correios são procurados por lojas virtuais que vendem e despacham produtos com regularidade, em média acima de 30 produtos por mês.
Os serviços disponíveis para as empresas conveniadas são:
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SEDEX Nacional e Internacional;
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PAC;
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PAC mini;
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telegrama via internet;
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mala direta.
Então, a parceria logística com os Correios é uma boa saída para agilizar suas entregas e conquistar a satisfação do consumidor. Agora, precisamos saber como fechar o contrato com a estatal.
Saiba como contratar os Correios
Antes de contratar, procure conhecer a situação financeira da empresa e se você já tem um volume de vendas que justifique a decisão. Não se esqueça de que o pagamento dos serviços é mensal.
Depois de avaliar, siga o passo a passo:
Faça o cadastro no site dos Correios
Acesse a página do Correios Fácil. A tela inicial explica de forma resumida como ele funciona. Em primeiro lugar, você deverá fazer um cadastro. Informe os dados que são pedidos: CNPJ, razão social, contato e inscrição estadual. Também é preciso definir uma senha de acesso.
Escolha os serviços desejados
O contrato com os Correios permite o acesso a diversos tipos de serviços. Escolha aqueles que desejar. Existem os serviços mais rápidos, como os SEDEX, e também outros de preço menor, porém mais demorados, como o PAC.
Lembre-se que as modalidades contratadas impactarão na velocidade de entrega para o cliente. Leia os termos de adesão e, se concordar, prossiga para o próximo passo.
Leia os termos e assine o contrato
Você deverá baixar o termo de contrato em PDF do site e assiná-lo por meio do certificado digital. É um recurso que confirma a autenticidade do contratante. Serve como prova de que quem requisita o serviço é uma empresa verdadeira.
Também há a possibilidade de fechar o contrato para e-commerce presencialmente. Basta ir até uma agência dos Correios levando os documentos necessários: CNPJ, inscrição estadual, RG e CPF dos empresários, contrato social e relatório de faturamento dos últimos 12 meses.
Aguarde o recebimento do cartão
Depois que o contrato for assinado, você receberá no seu endereço físico um cartão Correios Fácil. Antes disso, porém, você já recebe por e-mail o número dele, que já estará ativo no sistema dos Correios.
O cartão permite o uso dos serviços que você contratou. A cada mês, será gerada uma fatura com as despesas dos fretes a serem pagas.
É importante saber que existem valores mínimos para contratação. Por isso, é importante avaliar com cuidado o número de vendas, para ter certeza de que vale a pena financeiramente. As tarifas são:
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SEDEX: R$ 123,43;
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PAC: R$ 127,40;
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e-SEDEX: R$ 1.142,11
Se porventura esses valores mínimos em vendas não forem atingidos, o contratante deverá arcar com a diferença.
Caso você perceba que não vai valer a pena utilizar um serviço contratado em determinado mês, pode usar o método de envio tradicional, com embalagem, etiqueta e postagem na agência, que continua valendo.
Compensa contratar os Correios?
Isso vai depender muito do seu volume de vendas. Mas é bem provável que, se você leu até aqui, está pensando em contratar um bom serviço de entregas que não pese demais no caixa da loja.
Um fator importante a considerar é que, dependendo do que você vende, não é possível contratar. Os limites estabelecidos para as encomendas são peso máximo de 30 kg e as dimensões somadas (comprimento, altura e largura) não podem ultrapassar 200 cm. O termo de adesão explica esses detalhes.
Os Correios são o maior e mais tradicional operador logístico do Brasil, cobrindo todas as cidades do país. Uma pesquisa da estatal revela que 90% dos e-commerces que precisam de um serviço de entregas fecham contrato com os Correios.
Então, agora você tem a opção de entregar os seus produtos com qualidade, ganhando a satisfação dos seus clientes e com um preço acessível.