Meios de Envio para o seu E-commerce
Traçar as formas de envio de mercadorias é uma tarefa que precisa ser bem planejada na sua loja virtual. Afinal, esse pode ser um fator que vai determinar o sucesso ou fracasso do seu negócio.
Se bem executada, pode gerar melhores experiências de compra, fidelizando clientes e criando uma imagem positiva. Porém no contrário, se a entrega atrasar, a embalagem ser violada e o produto chegar danificado, você poderá ter grandes problemas, uma imagem negativa da sua loja, perda de clientes, e a insatisfação do seu consumidor.
Entendendo a importância desse processo, conheça agora algumas formas de envio que a sua loja virtual pode utilizar:
Envio pelo Correios
Os Correios é a forma de envio mais conhecida dos brasileiros. É tão utilizada que oferece até condições especiais para quem trabalha com o e-commerce. Essas condições vão variar de acordo com o volume de envio.
É necessário realizar um contrato ?
A resposta é não. Para trabalhar com os Correios você não vai precisar necessariamente fazer um contrato, mas é aconselhável. Sem o contrato, você deixa de ter descontos nos valores e tem que pagar cada frete na boca do caixa. Outro fator importante, que com o contrato, você paga todos os fretes de uma vez, por meio de uma fatura mensal.
Ou seja, você economiza duas coisas importantíssimas: Tempo e Dinheiro.
Mais um ponto importante e vantajoso do contrato é que você pode pagar o preço de PAC em serviços como eSedex, Sedex 10 e outros serviços expressos que os Correios oferecem.
E como calcular dimensões e pesos ?
Os Correios estabelecem limites para os pesos e medidas das mercadorias que entrega. Por isso, é importante você calcular as dimensões e peso antes de escolher a forma de envio. O limite de peso do Correios deve ser de até 30 quilos.Dependendo do serviço, esse limite pode ser ainda menor. O Sedex 10, por exemplo, permite, no máximo, 10 quilos por encomenda.
O Correios usa peso cúbico para comparar com o peso físico. O que for maior será cobrado. Para descobrir o peso cúbico da mercadoria, use a seguinte fórmula:
(Altura x Largura x Comprimento) / 6.000
Exemplo: Considere uma mercadoria com as dimensões de 45cm de altura, 30 cm de largura, 50 cm de comprimento e 15 quilos de peso físico (na balança). O cálculo ficará assim:
(45x30x50) / 6.000 = 11,25 quilos cúbicos
Como nesse exemplo o peso cúbico foi menor, o peso físico de 15 quilos é levado em consideração.
Entrega pela Melhor Envio
Para as lojas virtuais que possuem um volume menor de vendas, muitas vezes, o contrato com os Correios não é possível. Mas existe uma solução. A Melhor Envio é uma empresa que permite você ter fretes baratos, mesmo não tendo contrato com os Correios. Você se cadastra no site, paga o frete, recebe uma etiqueta por e-mail e deposita a mercadoria na agência dos Correios mais próxima de você.
A Melhor Envio basicamente é uma intermediária que acumula diversas entregas de lojas pequenas, entrando no desconto que os Correios oferecem por volume. Então você ganha esse desconto, mas precisa pagar o frete à Melhor Envio, e não aos Correios.
Lá no site da Melhor Envio mesmo, você realiza o cálculo do frete, e ele mostra o valor que você pagaria se enviasse sem os descontos dos Correios, visualizando a economia que terá com a operação.
Essa é uma boa alternativa para as lojas virtuais que estão iniciando ou até mesmo para atender às épocas de baixas vendas dos grandes sites (períodos sazonais).
Frete com transpostadoras
Diferente dos Correios, as transportadoras não têm limites de peso ou dimensões para as mercadoras entregues. Isso acaba sendo a opção mais adequada para as lojas virtuais que vendem produtos com peso acima dos 30 quilos ou quando a soma dos produtos ultrapassem esse limite.
Outra boa vantagem de trabalhar com as transportadoras é o fato de que a sua Loja Virtual fica livre dos riscos de paralisações e greves que aconteçem com certa frequência nos Correios.
O cálculo do frete, nas transportadoras acontecem um pouco diferente, além da metragem cúbica, vários outros fatores são considerados. Por exemplo :
⦁ Nível de periculosidade no transporte e entrega;
⦁ tipo de transporte (rodoviário, marítimo, aéreo);
⦁ nível de fragilidade da mercadoria;
⦁ distância percorrida;
⦁ peso físico;
⦁ valor da mercadoria;
⦁ pedágios;
⦁ tributações.
Entrega com veículo próprio
Se sua loja entrega produtos na região ou na mesma cidade, ter um veículo próprio para isso pode ser uma boa opção. Tanto o Correios, como as transportadoras precisam obedecer a uma rotina de procedimentos e horários que pode levar de dois a três dias para entregar um produto a um cliente no mesmo bairro que o seu. Com um veículo próprio, você pode entregar no mesmo dia. Os custos podem compensar.
Entrega por motoboy
A idéia segue a mesma que para entregas com veículo próprio. A diferença aqui é que você contrata um motoboy freelancer para fazer as entregas, se isentando dos custos com aquisição e manutenção do veículo e ficando livre das obrigações trabalhistas.
A qualidade da entrega pode ser ainda melhor se você contratar uma empresa especializada em entregas por motoboy. Geralmente os veículos são mais novos e os entregadores treinados para terem agilidade combinada com precauções e um bom atendimento ao cliente.
Retirada no local
Se o cliente mora próximo, ou até mesmo na mesma cidade da sua Loja, a retirada no local pode ser a opção mais rápida e ele não precisa pagar o frete. Então crie condições para isso acontecer sem problemas e dê mais opção ao público da sua loja virtual.
Por fim, basta o lojista analisar e definir qual ou quais serão os melhores meios de envio para ele configurar na sua loja e oferecer para os seus clientes.