Qual a melhor plataforma de e-commerce em 2023?
Começar a trabalhar com seu e-commerce não precisa ser uma tarefa tão difícil. Além da definição do tipo de comércio eletrônico em que você vai atuar, do nicho que atenderá e dos produtos que vai oferecer, tudo o que você precisa é de uma boa plataforma, que te ajude a fazer o seu negócio prosperar.
Uma plataforma de e-commerce é, basicamente, um sistema que permite a criação e o gerenciamento de uma loja on-line. Cadastramento de produtos, preços e fotos são apenas algumas das muitas atividades que o comerciante realiza nelas.
Assim como é em um negócio físico, o comércio via internet não dispensa o empreendedor das responsabilidades administrativas, como controle de estoque, fluxo de caixa e outras ações. Então, o ideal é que o sistema seja capaz de trabalhar nessas duas frentes: atendimento aos clientes e gestão interna.
Mas aqui cabe uma explicação: a plataforma de e-commerce por si só não faz milagres. Só para ilustrar: imagine que você quer colocar um quadro na parede. Mesmo que você tenha a melhor furadeira, nada vai acontecer sem a habilidade para usá-la. Mas se você chamar alguém que domina a ferramenta, aí sim o trabalho vai ser bem feito.Ou seja, o resultado do uso da plataforma vai ser positivo se você souber como trabalhar com ela.
Características de uma boa plataforma
A sua primeira decisão, na qualidade de empresário virtual, é a escolha da plataforma de comércio. Ela precisa ser completa, com recursos que tornam a administração da sua loja virtual descomplicada. Precisa ser funcional, personalizável e oferecer ferramentas de acompanhamento do desempenho das vendas. Confira agora outros atributos com que um bom sistema precisa contar.
Design
É de extrema importância porque essa é uma das maneiras pelas quais o cliente vai identificar sua marca. O recomendável é que o estilo das suas páginas seja simples e funcional, de fácil navegação e dedutivo, além de moderno.
O processamento de imagens pelo cérebro é imensamente mais rápido do que o de palavras. A loja virtual precisa exibir imagens dos produtos em alta resolução, no tamanho suficiente para que o cliente possa ver detalhes do que pretende adquirir.
O design deve favorecer a experiência de compra do usuário. O ideal é que ele encontre de forma rápida, precisa e segura o objeto-alvo. Dessa forma, a chance de se concretizar a venda é maior e também a de ser recomendado. É importante lembrar que a página precisa transmitir credibilidade.
Atualizações
Com produtos chegando e saindo, o catálogo precisa sempre estar atualizado. Como os clientes costumam se orientar sobre a disponibilidade ou não de um dado item pelas imagens, é imprescindível que os artigos que estão sendo exibidos possam realmente ser entregues.
Mais uma vez, uma boa plataforma que opera na administração do armazenamento vai ser de grande valia. Um mostruário desatualizado pode causar frustrações e prejudicar a experiência de compra dos usuários.
Integrações
O sistema de e-commerce não precisa trabalhar sozinho. Talvez o seu negócio já esteja mais evoluído e trabalhe com outros sistemas de gestão, como o ERP. É recomendável que a rede ofereça este e outros tipos de integração. Um conjunto eficaz também deve ser apto a conectar o seu negócio com os principais marketplaces na internet.
Por falar em marketplaces, dê preferência àqueles que estão mais próximos do seu público alvo e em que os produtos do seu nicho sejam mais procurados. O crescimento da sua loja depende em grande parte disso.
E lembre-se: o desenvolvimento do negócio acontece aos poucos. Para acelerar, trabalhar em canais diversos é imprescindível. Isto gera mais tráfego. Procure estar presente no Facebook e no Instagram.
A integração com soluções financeiras disponíveis no mercado, como o Yapay e o PagSeguro é mais uma competência necessária. É importante lembrar que sua loja precisa dispor de métodos de pagamento diversos. Isso enriquece a experiência do cliente.
Responsividade
Muitos estudos já foram feitos no Brasil sobre o quanto se usa a internet móvel no país. Todos eles apontam que o maior número de acessos à rede no país é feito por dispositivos como celulares e tablets.
Detalhe importante: seu site precisa ser do tipo responsivo. Essa categoria de desenvolvimento permite que a página seja exibida em qualquer formato de tela, adaptando-se instantaneamente ao aparelho em que esteja sendo exibido, sem omitir nenhum dos recursos inerentes.
Suporte
O lojista pode precisar de ajuda para utilizar o sistema e para tirar dúvidas sobre ele. Assim, ele precisa contar com suporte qualificado, multicanal e ágil. Dessa maneira, caso ocorra algum problema técnico, o empreendedor não perde tempo esperando o funcionamento da loja se normalizar. O atendimento do suporte deve estar disponível em chat, e-mail, telefone e conexão remota.
Adequação
É imprescindível que o fornecedor de uma plataforma ofereça um plano que seja justo às necessidades de cada loja virtual. Isso significa que a empresa precisa analisar com o lojista quais são elas e criar, com base neste levantamento, um website sob medida.
A Magento
Talvez você esteja se perguntando qual é a melhor plataforma para iniciar ou migrar o seu comércio. A resposta é simples: a Magento. Ela é a mais utilizada no mundo, tanto por grandes como por pequenas empresas. É bem provável que você mesmo já tenha feito alguma compra nessa plataforma e teve uma boa experiência! Alguns exemplos de empresas que vendem com Magento:
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Nestlé;
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Droga Raia;
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3M;
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Pernambucanas;
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Marabraz;
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Carrier;
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Samsung;
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Nike
Todas as características que abordamos, do design à adequação, estão presentes na plataforma Magento. E vai além: ela alia conteúdo ao comércio para que a experiência do cliente seja rica desde o primeiro contato. O empreendedor que trabalha com a Magento pode criar promoções personalizadas com as ferramentas para construção de páginas, segmentação de clientes e merchandising.
Você ainda tem a possibilidade de atender seus consumidores em qualquer lugar, deixando-os livres para comprar quando e onde quiserem. A plataforma permite a expansão do alcance da loja, que pode atuar, além do comércio para pessoa física, também no B2B. Outros pontos fortes da Magento são o desempenho, a segurança proporcionada nas compras e a capacidade de personalização, com o Marketplace, uma loja oficial de temas e extensões para o seu site.
A Mageshop
O Magento é com toda certeza uma das melhores opções em matéria de e-commerce. O que falta saber agora é quem pode te ajudar a tirar o máximo proveito dos recursos desta plataforma. A resposta é simples: nós, a Mageshop. Além de criar lojas, podemos migrar outra que você já possui para o Magento.
Trabalhando nessa plataforma, acumulamos uma experiência que poucas empresas no Brasil possuem. Atendemos empresas de todo o Brasil, que já utilizavam Magento e enfrentavam dificuldades na gestão do código, atualizações, correções e melhorias. Desenvolvemos uma versão especializada em comércio eletrônico no Brasil, preparada para lidar com os desafios de empreender no nosso país e com o comportamento de compra do consumidor daqui. Nós fazemos a gestão do código de forma individual e personalizada.
Com essa experiência, conseguimos chegar a uma versão de ótimo desempenho, com instalações individuais onde uma loja não compartilha o mesmo código e banco de dados de outra e pode receber customizações específicas, porém com atualização periódica da aplicação, recebendo novos recursos e melhorias para toda a base.
Ainda é possível através da plataforma realizar a gestão de pedidos, de produtos, de marketing, suporte a B2B e B2C, relatórios de acompanhamento e integração. Isto é o que você precisa para ser bem sucedido no mundo do comércio eletrônico.
E o melhor de tudo: nós temos planos ideais para o seu negócio, com valores de acordo com o seu porte e demanda. Para conhecer ainda mais sobre quem somos, nossos números, nossa experiência e o que podemos fazer pelo seu negócio, acesse nosso site! Vamos ter prazer em te ajudar!