Magento 2: tudo o que você precisa saber sobre a plataforma
O Magento é uma plataforma que sempre cumpriu muito bem seu papel. Não é à toa que o sistema de desenvolvimento de e-commerces é usado por mais de 240 mil empresas no mundo todo. É rápida, eficiente, flexível e de código aberto. Justamente por reunir essas características, com o tempo recebeu melhorias e novos recursos. O Magento possibilita à empresa a criação de um sistema adequado às suas necessidades, livre para receber adaptações e aprimoramentos. Desde 2018, está disponível a segunda geração do Magento. Com praticamente todos os módulos e extensões do Magento 1, ela pode ser a solução para implantar ou migrar sua loja virtual para um sistema web confiável e de alta performance. Confira neste post tudo o que você precisa saber sobre o Magento 2.
Vantagens do Magento 2
Tanto os usuários da primeira versão quanto os da segunda se beneficiam dos recursos que as plataformas contém. A partir de agora, você vai conferir as principais vantagens do Magento 2 para o seu e-commerce.
SEO
Em relação ao Magento 1, a versão mais recente ganhou melhorias nos recursos de SEO. A otimização para motores de busca agora permite que os sites construídos na plataforma sejam localizados com mais facilidade no Google, dando mais visibilidade e tornando a marca mais conhecida. Além disso, conta com relatórios SEO e também uma ferramenta para evitar conteúdo duplicado, que faz com que o ranqueamento fique prejudicado.
Desempenho
Outra política do Google para posicionar os resultados no topo é a velocidade do e-commerce. A plataforma Magento 2 leva vantagem nesse quesito, porque é até 20% mais veloz do que a versão anterior.
Os clientes se sentirão muito mais confortáveis em conferir e comparar produtos, já que a navegabilidade melhora. A velocidade, aliada à facilidade, faz com que suas chances de conversões e vendas aumentem.
Orientação mobile
O Magento 2 está pronto para a tecnologia mobile first, que prioriza o desenvolvimento dos sites para telas de dispositivos móveis. Esta é mais uma das normas do Google para melhorar o ranqueamento.
E a orientação para mobile não se limita apenas ao conteúdo da página. O Magento 2 também se preocupa com o processo de compras, deixando-o mais fluido e totalmente adaptado às telas menores.
Recursos modulares
Por falar em processo de compras suave, os sistemas de frete e envio, pagamentos, Google e Instagram shopping também foram melhorados no Magento 2. São módulos prontos, mas como são open source, podem ser modificados, adicionando novas funcionalidades, de acordo com as necessidades específicas do e-commerce.
Painel simplificado
Fácil de trabalhar, o painel de controle é intuitivo e permite o acompanhamento de métricas e bancos de dados sobre clientes e produtos com facilidade. O gerenciamento é simplificado para que você dedique mais tempo à atividade-fim da sua loja virtual, ou seja, as vendas.
Finalização das compras otimizada
O checkout, ou fase final das compras no Magento 2 está bem mais prático, sem a necessidade de preencher muitos campos com dados para finalizar a compra. Segundo diversas pesquisas, um dos principais motivos para o abandono dos carrinhos é a burocracia na hora de fechar a compra.
Alta capacidade
A plataforma é capaz de suportar até 1 milhão de produtos e processar mais de 80 mil pedidos por hora.
Indicação de produtos relacionados
Um ponto que merece destaque no Magento 2 são as opções para relacionar produtos como vendas cruzadas e sugestões. Para cada caso, os relacionamentos podem ser customizados. A plataforma pode detectar que o consumidor selecionou determinado produto que precisa funcionar em conjunto com outro e exibir as sugestões de compras complementares.
Configurações
Mesmo que seja uma plataforma open source, ou seja, com código aberto para usuários sem conhecimento em programação, ela também vai agradar aos mais experientes, pela imensa possibilidade de fazer configurações customizadas: alteração de layout, otimização da identidade visual, modificação das etapas de compra e inserção de objetos como imagens e textos.
Integrações
O Magento 2 foi pensado de forma a trabalhar em conjunto com muitos outros sistemas, principalmente o Google e o Instagram Shopping, quando se trata de compras e pagamentos. Como dito, o Magento permite o acompanhamento de métricas de desempenho, o que permite melhores tomadas de decisão. Para isso, ele oferece integração com o Google Analytics, aplicativo web de medição de desempenho.
Segurança
Além da flexibilidade e das integrações, o Magento 2 permite a elaboração de sites seguros, qualidade essencial para e-commerces. Ele é compatível com PCI Data Security, padrão de segurança para empresas que lidam com informações de cartão de crédito. O sistema ainda usa telas de login com CAPTCHA e possibilita diversas configurações de privacidade e segurança.
Pesquisa de produtos
O recurso de pesquisa, muito útil para quem faz compras com frequência, permite a filtragem seguindo uma infinidade de parâmetros de busca. O Magento 2 permite configurar as pesquisas com termos sugeridos automaticamente, com base nos produtos buscados e visualizados recentemente. Essa é uma facilidade a mais que destaca o Magento 2 das plataformas concorrentes.
Comunidade de desenvolvedores e usuários
Nos últimos 10 anos, o número de desenvolvedores Magento aumentou para mais de 800 mil, em 35 países. Já que 240 mil empresas usam o sistema para operar o e-commerce, dentre elas marcas famosas como Nestlè e a Nike, é natural que surja suporte de qualidade para todas as organizações.
O Magento 2 surgiu para impulsionar o desempenho do seu e-commerce. Trazendo ainda mais facilidade no gerenciamento da sua loja, é um sistema rápido, intuitivo e se destaca de outras plataformas, além de possuir código aberto, o que permite personalizar de acordo com o que você precisa.
A Mageshop cria e desenvolve e-commerces em Magento 2 e também em Magento 1, ambos com recursos e funcionalidades que são adequadas para sua empresa. Acesse o nosso site e conheça em detalhes os nossos serviços.