Integrações com a plataforma Magento: é possível?
A melhor e mais usada plataforma de e-commerce do mundo, Magento, foi lançada em 2008 pela Magento Community, composta por programadores e especialistas com o objetivo de otimizar o software. É um sistema completo, personalizável e de código aberto. Então, é possível acrescentar mais funcionalidades, adaptações e integrações, o que beneficia as empresas de comércio eletrônico. Essa possibilidade é um dos grandes pontos fortes do Magento. Respondendo à pergunta do título, é possível sim fazer integrações com a plataforma, e você vai ver neste artigo quais são elas e como elas podem beneficiar os usuários. Acompanhe agora!
Integrações com Magento
O Magento permite integrar uma loja virtual desenvolvida com ele com ferramentas essenciais para o e-commerce, permitindo que ele funcione suavemente e proporcione uma experiência de navegação excelente para os clientes.
As possibilidades de integração são muitas. Conheça as mais importantes:
-
ERPs;
-
marketplaces;
-
intermediadores de pagamento;
-
intermediadores de envio;
-
sistemas de atendimento;
-
plataformas de e-mail marketing;
-
sistemas de segurança
O fato do Magento ser uma plataforma open source traz ainda mais perspectivas de integração. Embora permita incorporações de muitos tipos, é importante que elas sejam desenvolvidas por profissionais bem qualificados, habilitados para trabalhar com a linguagem de programação do Magento, que é totalmente escrito em PHP.
Entretanto, na prática, o ideal é escolher as opções de integração mais necessárias para o seu segmento de atuação e o público alvo da sua empresa, para evitar custos desnecessários.
Ferramentas importantes para agregar
Escolhemos as possibilidades mais comuns para unir ao Magento:
Google Analytics
O Analytics, ferramenta gratuita do Google para acompanhamento das métricas de desempenho da loja virtual, está disponível de forma nativa no Magento desde a versão 1.9.
É o principal recurso para medir resultados. Para muitos lojistas, é simplesmente indispensável.
A análise de resultados é bastante simples. Os números envolvem número de acessos e conversões, taxa de conclusão de compras, taxa de churn (abandono do carrinho) e páginas mais visitadas. Todas essas informações servem a um objetivo: conhecer as necessidades e desejos dos clientes e saber o que fazer para entregar a melhor experiência.
O Analytics é um recurso intuitivo. O gerenciamento da loja virtual não precisa ser feito por um especialista. Assim, todo empresário que faz questão de acompanhar resultados vai conseguir usar o sistema satisfatoriamente.
Google Shopping
Outra possibilidade de integração é com o Google Shopping, que pode ser entendido como uma vitrine virtual, em que são exibidos produtos relevantes à pesquisa que o usuário faz. O Magento pode ser integrado a plugins de gerenciamento do Shopping, como o Shopping Feed.
Os plugins facilitam bastante a migração dos produtos da loja virtual para a conta do Google Shopping. É possível enviá-los de forma automatizada, determinando quais serão exibidos nos resultados da busca.
Isto faz com que a marca ganhe mais visibilidade, recebendo destaque da concorrência. Por consequência, as vendas também podem aumentar. O plugin ajuda a ganhar tempo na administração do e-commerce, porque evita que todo o trabalho de exportação dos produtos seja feito manualmente.
Sistemas ERP
O número de empresas de todos os portes que adotam um sistema ERP é muito grande. Não importa o segmento de atuação, esses sistemas automatizam a gestão de todos os setores.
Pensando em um e-commerce, o ERP engloba módulos relativos aos dados de vendas, clientes, estoque, financeiro e muitos outros. E é claro que ele também pode estar presente na plataforma Magento, graças às inúmeras possibilidades de integração. As vantagens são diversas:
-
desempenho aprimorado em processos;
-
melhor planejamento e organização logística;
-
automatização de rotinas;
-
redução de custos operacionais;
-
menor incidência de erros
A loja virtual fica bem mais segura e profissional, o que atrai e fideliza os consumidores. O empreendedor ganha em tempo e produtividade, porque muitas rotinas deixam de ser cumpridas manualmente. Dessa maneira, ele e o seu time ficam livres para se concentrar em novas estratégias.
Intermediadores de pagamento
Aqui está outra integração extremamente importante. Ela tem muito peso para o sucesso das vendas porque influencia a segurança das transações. Os intermediadores de pagamento promovem a segurança do cliente com a proteção anti-fraude e também agilizam o checkout.
As plataformas de pagamento são empresas especializadas que se encarregam das cobranças e transferem os valores recebidos pelos lojistas, mediante certas taxas, que são descontadas do valor das vendas.
Quando os intermediadores de pagamentos são usados, os clientes geralmente se sentem mais seguros, o que engrandece a experiência de compra.
Um ponto positivo das plataformas financeiras é a disposição de formas de pagamento diferentes: boletos, cartões de crédito e débito, PIX e carteiras virtuais. Quanto mais opções de pagamento forem dadas, maior a chance de o consumidor concretizar a compra.
Marketplaces
A integração do Magento com os marketplaces é possível, por exemplo, com os integradores Plugg.to, Hub2b e AnyMarket. Se você estiver começando a vender on-line, usar os marketplaces integrados é uma boa opção, porque tende a aumentar sua visibilidade.
Ao integrar sua loja, dê atenção à taxa que cada marketplace cobra, que normalmente varia entre 10% e 20% por produto vendido. Esta é uma informação importante para que o seu planejamento considere qual será a margem de lucro.
Procure saber quem é seu público-alvo, para saber se é mais vantajoso procurar um marketplace voltado para certo nicho ou se você deve investir nos mais gerais. Seja como for, vender em grandes marketplaces dará mais credibilidade à sua marca, porque são as empresas sólidas e confiáveis que investem nesse tipo de negócio.
Agora que você já sabe mais sobre as integrações da plataforma Magento, já sabe que não é à toa que essa é a plataforma para e-commerce mais usada no mundo. A Mageshop dispõe de diversas integrações com as principais soluções do mercado: AnyMarket, Hub2b, Plugg.to, Correios, Frenet, Melhor Envio, Google Analytics e Shopping, vindi, PagSeguro, Mercado Pago, Ipag, Belluno, dentre outras.
Além das integrações, é importante saber que o Magento tem outros pontos fortes, como gestão de pedidos, produtos, marketing, promoções e emissão de relatórios personalizados.
Se você quer saber mais sobre como a plataforma Magento pode revolucionar o seu e-commerce, acesse nosso site principal e conheça as nossas soluções.