Planejamento do e-commerce: 5 áreas para priorizar em 2022

Postado por Equipe mageshop, 18-05-2022 - 08:38

Planejamento do e-commerce: 5 áreas para priorizar em 2022

Se você quer saber como fazer o planejamento do e-commerce e entender quais áreas priorizar em 2022, acompanhe este artigo que preparamos pra você. Um bom planejamento da sua loja virtual é essencial para garantir um ano com maiores rendimentos. Mesmo que a sua empresa tenha uma loja física, o e-commerce atua como uma forma de ampliar sua área de atuação, podendo suprir a necessidade de mais pessoas. Por isso, preparamos 5 áreas para você priorizar na hora de fazer o planejamento do seu e-commerce. Quer saber um pouco mais sobre como fazer o planejamento do e-commerce e garantir um faturamento ainda melhor para a sua empresa? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

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Experiência de compra

 

Garantir uma boa experiência de compra é uma das principais áreas que você precisa priorizar para planejar a sua loja virtual. Mesmo que o e-commerce seja uma forma de aumentar o faturamento da sua empresa, isso também significa que a concorrência é maior.

Por isso, é preciso que seus clientes tenham sempre as melhores experiências ao comprar na sua loja virtual. Por isso, vale a pena investir em itens como:

  • Navegação personalizada no site;

  • Check-out eficiente e descomplicado, facilitando a compra dos itens no carrinho;

  • Sistema de busca eficiente, com filtros e palavras-chave que funcionam;

  • Site bem adaptado para uso em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Além disso, o cuidado com a entrega e o pós-venda também são muito importantes para garantir uma melhor experiência. Por isso, invista em embalagens personalizadas para os seus produtos, além de ter um sistema de pós-venda consistente.

Como pós-venda, podemos citar qualquer tipo de interação realizada depois da compra. Por exemplo, você pode mandar e-mails perguntando sobre a satisfação com o produto ou serviço prestado, ou enviar um manual com dicas sobre a utilização.

Dessa forma, a experiência do seu cliente vai ser muito mais agradável, garantindo que ele se lembre da sua loja virtual sempre que precisar daquele tipo de produto ou serviço.

 

Marketing

 

O marketing é uma das áreas que você deve priorizar no planejamento do e-commerce, pois é por meio dele que você aumenta a visibilidade da sua marca. Para isso, você precisa ter um calendário bem definido, com todas as datas comemorativas relevantes para o seu público-alvo.

Além disso, é preciso que as estratégias de marketing sejam lançadas com um tempo de antecedência antes dessas datas comemorativas. Dessa forma, seus clientes terão mais tempo para comprar os produtos e você vai conseguir fazer as entregas na data prevista.

Mas o marketing vai muito além das datas comemorativas. Lançamentos de produtos ou serviços, promoções, tudo isso pode fazer parte da sua estratégia de marketing.

Por isso, sempre invista em uma newsletter como forma de atrair a atenção do seu público-alvo para a sua marca e para a sua loja virtual.

 

Criação de conteúdo

 

A criação de conteúdo relevante para o seu público alvo é uma das áreas para priorizar em 2022. Isso porque, com o marketing de conteúdo, você aproxima os seus clientes da sua marca e dos seus produtos ou serviços.

Além disso, criar conteúdos de qualidade vai fazer com que a sua empresa se torne referência no setor em que atua. Ou seja, seus clientes vão saber que a sua empresa oferece serviços ou produtos de qualidade e que podem confiar na sua marca.

 A criação de conteúdo pode ser tanto por meio de um blog como também de vídeos. Por meio do blog você pode criar conteúdo para responder às dúvidas dos seus clientes.

Os conteúdos podem também explicar sobre o funcionamento da sua empresa e os serviços ou produtos que oferece. Depois, esses conteúdos podem ser publicados nas redes sociais, no blog e até mesmo em alguma seção do site.

Porém, é preciso que os conteúdos sejam consistentes, tanto com a sua marca quanto com o público-alvo a quem ela é direcionada. Dessa forma, você vai atrair mais visitantes para o seu blog e para o seu site, auxiliando na também nas vendas.

 

Logística

 

A logística da entrega dos produtos ou serviços que a sua empresa oferece são essenciais. Isso acontece porque quanto mais rápida a entrega, melhor vai ser a experiência do seu cliente com a sua empresa.

Por isso, invista em uma logística que seja bastante eficiente, como: entrega no mesmo dia, entrega em 48 horas ou frete expresso. Além disso, você pode optar até mesmo por um sistema de retirada nas sua loja física, garantindo ainda mais opções para os seus clientes.

Outro fator importante quando falamos em logística são as opções. Oferecer serviços de entregas apenas pelos Correios pode não ser a melhor opção, pois é um tipo de entrega que demora mais do que considerando uma transportadora.

Por isso, ter várias opções de entrega para o seu cliente escolher a melhor, é uma boa forma de melhorar a experiência com a sua empresa. Vale lembrar também, que oferecer o rastreamento dos pedidos é uma forma de deixar o seu cliente mais ciente sobre a compra.

São coisas relativamente simples e que tornam a experiência do cliente com a sua marca a melhor possível, garantindo uma maior retenção de clientes.

 

Atendimento

 

Por último, mas não menos importante, temos o atendimento. Vale lembrar que o atendimento ao cliente é literalmente a forma mais simples de se relacionar com os seus clientes.

Isso porque, ao atender o cliente da melhor forma possível, tirando dúvidas e solucionando qualquer problema, seus clientes passam a confiar na sua marca. Ou seja, tenha sempre uma equipe de atendimento sempre pronta para qualquer problema que seus clientes possam ter.

Além disso, quanto mais humanizado o seu atendimento ao cliente, melhor vai ser a experiência com a sua empresa. Isso porque, um atendimento automatizado nem sempre vai conseguir solucionar os problemas, principalmente os mais complexos.

Agora você já sabe um pouco mais sobre 5 áreas do planejamento do e-commerce que você precisa priorizar em 2022. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é colocar o que aprendeu em prática e garantir uma experiência cada vez melhor para seus clientes.

 

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